Filtros : "MATEMATICA" "ENSINO E APRENDIZAGEM" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: IME

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BITENCOURT, Veronica Moura. Escrita matemática como recurso de avaliação da aprendizagem: o mapa mental como prática pedagógica. 2025. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11022025-214219/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Bitencourt, V. M. (2025). Escrita matemática como recurso de avaliação da aprendizagem: o mapa mental como prática pedagógica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11022025-214219/
    • NLM

      Bitencourt VM. Escrita matemática como recurso de avaliação da aprendizagem: o mapa mental como prática pedagógica [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11022025-214219/
    • Vancouver

      Bitencourt VM. Escrita matemática como recurso de avaliação da aprendizagem: o mapa mental como prática pedagógica [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11022025-214219/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ETNOMATEMÁTICA, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARSON, Thaís. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática. 2025. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Marson, T. (2025). Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
    • NLM

      Marson T. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
    • Vancouver

      Marson T. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ARGUMENTAÇÃO, FAKE NEWS, ANÁLISE DO DISCURSO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VIRGENS, Wellington Pereira das. Desenvolvimento do pensamento lógico na construção de argumentos válidos e análise de falácias: possibilidades para a formação de professores de matemática. 2024. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20092024-164717/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Virgens, W. P. das. (2024). Desenvolvimento do pensamento lógico na construção de argumentos válidos e análise de falácias: possibilidades para a formação de professores de matemática (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20092024-164717/
    • NLM

      Virgens WP das. Desenvolvimento do pensamento lógico na construção de argumentos válidos e análise de falácias: possibilidades para a formação de professores de matemática [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20092024-164717/
    • Vancouver

      Virgens WP das. Desenvolvimento do pensamento lógico na construção de argumentos válidos e análise de falácias: possibilidades para a formação de professores de matemática [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20092024-164717/
  • Unidade: IME

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO COMPARADA, ENSINO E APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CANALE, Ricardo Angelo Monteiro. Rompendo fronteiras: um estudo comparado sobre a organização curricular da Matemática na Base Nacional Comum Curricular e nos Núcleos de Aprendizagens Prioritários durante a última etapa da Educação Básica de Brasil e Argentina. 2024. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24062024-102708/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Canale, R. A. M. (2024). Rompendo fronteiras: um estudo comparado sobre a organização curricular da Matemática na Base Nacional Comum Curricular e nos Núcleos de Aprendizagens Prioritários durante a última etapa da Educação Básica de Brasil e Argentina (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24062024-102708/
    • NLM

      Canale RAM. Rompendo fronteiras: um estudo comparado sobre a organização curricular da Matemática na Base Nacional Comum Curricular e nos Núcleos de Aprendizagens Prioritários durante a última etapa da Educação Básica de Brasil e Argentina [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24062024-102708/
    • Vancouver

      Canale RAM. Rompendo fronteiras: um estudo comparado sobre a organização curricular da Matemática na Base Nacional Comum Curricular e nos Núcleos de Aprendizagens Prioritários durante a última etapa da Educação Básica de Brasil e Argentina [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24062024-102708/
  • Unidade: IME

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      KUBOTA, Wagner. Frações no Ensino Fundamental: ideias geradoras e visualização como base à compreensão dos conceitos e procedimentos. 2024. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16092024-093256/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Kubota, W. (2024). Frações no Ensino Fundamental: ideias geradoras e visualização como base à compreensão dos conceitos e procedimentos (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16092024-093256/
    • NLM

      Kubota W. Frações no Ensino Fundamental: ideias geradoras e visualização como base à compreensão dos conceitos e procedimentos [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16092024-093256/
    • Vancouver

      Kubota W. Frações no Ensino Fundamental: ideias geradoras e visualização como base à compreensão dos conceitos e procedimentos [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16092024-093256/
  • Unidade: IME

    Subjects: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FRANCISCO, Felipe Cordeiro. Fantasmas de quantidades falecidas: o uso dos infinitésimos como ferramenta de quebra de paradigmas da matemática escolar. 2024. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082024-203539/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Francisco, F. C. (2024). Fantasmas de quantidades falecidas: o uso dos infinitésimos como ferramenta de quebra de paradigmas da matemática escolar (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082024-203539/
    • NLM

      Francisco FC. Fantasmas de quantidades falecidas: o uso dos infinitésimos como ferramenta de quebra de paradigmas da matemática escolar [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082024-203539/
    • Vancouver

      Francisco FC. Fantasmas de quantidades falecidas: o uso dos infinitésimos como ferramenta de quebra de paradigmas da matemática escolar [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082024-203539/
  • Unidade: IME

    Subjects: ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Douglas Takasu Bomfim de. A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática. 2023. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-18072023-212900/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, D. T. B. de. (2023). A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-18072023-212900/
    • NLM

      Oliveira DTB de. A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-18072023-212900/
    • Vancouver

      Oliveira DTB de. A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-18072023-212900/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: PROBABILIDADE, COMBINATÓRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, JOGOS, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      REBOUÇAS, Lucas de Sousa. Uso do jogo Yahtzee nas aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15092023-143251/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Rebouças, L. de S. (2023). Uso do jogo Yahtzee nas aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15092023-143251/
    • NLM

      Rebouças L de S. Uso do jogo Yahtzee nas aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15092023-143251/
    • Vancouver

      Rebouças L de S. Uso do jogo Yahtzee nas aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15092023-143251/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, VYGOTSKY

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Breno Puertas de Freitas e. Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa. 2022. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Silva, B. P. de F. e. (2022). Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/
    • NLM

      Silva BP de F e. Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/
    • Vancouver

      Silva BP de F e. Investigações matemáticas como metodologia de ensino para uma aprendizagem significativa [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-04052022-101401/
  • Unidade: IME

    Subjects: ENSINO MÉDIO, ENSINO E APRENDIZAGEM, ANÁLISE DE REGRESSÃO E DE CORRELAÇÃO, REGRESSÃO LINEAR

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAÚJO, Thiago Dutra de. O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional. 2022. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082022-165424/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Araújo, T. D. de. (2022). O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082022-165424/
    • NLM

      Araújo TD de. O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082022-165424/
    • Vancouver

      Araújo TD de. O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-05082022-165424/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ABSTRAÇÃO GEOMÉTRICA, GEOMETRIA, RACIOCÍNIO, PLATONISMO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CALIXTO, Vinicius Barbosa. Uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geometria baseada na questão da abstração em Platão. 2022. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12062023-090003/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Calixto, V. B. (2022). Uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geometria baseada na questão da abstração em Platão (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12062023-090003/
    • NLM

      Calixto VB. Uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geometria baseada na questão da abstração em Platão [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12062023-090003/
    • Vancouver

      Calixto VB. Uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geometria baseada na questão da abstração em Platão [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12062023-090003/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS DE COMPUTADOR, SOFTWARE LIVRE

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GALIO, Marcelo Constantino. Desenvolvendo jogos matemáticos com o software Scracth e alunos do Ensino Médio. 2021. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03032022-164406/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Galio, M. C. (2021). Desenvolvendo jogos matemáticos com o software Scracth e alunos do Ensino Médio (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03032022-164406/
    • NLM

      Galio MC. Desenvolvendo jogos matemáticos com o software Scracth e alunos do Ensino Médio [Internet]. 2021 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03032022-164406/
    • Vancouver

      Galio MC. Desenvolvendo jogos matemáticos com o software Scracth e alunos do Ensino Médio [Internet]. 2021 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03032022-164406/
  • Unidade: IME

    Subjects: MATEMÁTICA (ENSINO), ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Carolina Cavalheiro Crittelli. Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem. 2020. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16112020-235433/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Sousa, C. C. C. (2020). Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16112020-235433/
    • NLM

      Sousa CCC. Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16112020-235433/
    • Vancouver

      Sousa CCC. Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-16112020-235433/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PALAZZO, Camila Cristina Carvalho. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal. 2019. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Palazzo, C. C. C. (2019). Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/
    • NLM

      Palazzo CCC. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal [Internet]. 2019 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/
    • Vancouver

      Palazzo CCC. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal [Internet]. 2019 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, REVISÃO SISTEMÁTICA, JOGOS DE COMPUTADOR

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS, Sérgio Luís Tamássia dos. Utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31072018-145854/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Santos, S. L. T. dos. (2018). Utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31072018-145854/
    • NLM

      Santos SLT dos. Utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31072018-145854/
    • Vancouver

      Santos SLT dos. Utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-31072018-145854/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: TEORIA DOS GRAFOS, ENSINO MÉDIO, ENSINO E APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, JOGOS

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Lenilson dos Reis. Grafos, coloração, polinômios cromáticos e jogos no processo de ensino aprendizagem da enumeração e da contagem. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-24102018-152915/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Silva, L. dos R. (2018). Grafos, coloração, polinômios cromáticos e jogos no processo de ensino aprendizagem da enumeração e da contagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-24102018-152915/
    • NLM

      Silva L dos R. Grafos, coloração, polinômios cromáticos e jogos no processo de ensino aprendizagem da enumeração e da contagem [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-24102018-152915/
    • Vancouver

      Silva L dos R. Grafos, coloração, polinômios cromáticos e jogos no processo de ensino aprendizagem da enumeração e da contagem [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-24102018-152915/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: POLINÔMIOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Edson Vander da. Resolubilidade de polinômios: da teoria ao ensino-aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-13112018-144405/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Silva, E. V. da. (2018). Resolubilidade de polinômios: da teoria ao ensino-aprendizagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-13112018-144405/
    • NLM

      Silva EV da. Resolubilidade de polinômios: da teoria ao ensino-aprendizagem [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-13112018-144405/
    • Vancouver

      Silva EV da. Resolubilidade de polinômios: da teoria ao ensino-aprendizagem [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-13112018-144405/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, SISTEMAS NUMÉRICOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FANTINI, Patrícia. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Fantini, P. (2018). Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
    • NLM

      Fantini P. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
    • Vancouver

      Fantini P. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
  • Unidade: IME

    Subjects: MATEMÁTICA FINANCEIRA, ENSINO MÉDIO, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAÚJO, Tadeu Alexandre de. Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização. 2017. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-23092019-145720/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Araújo, T. A. de. (2017). Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-23092019-145720/
    • NLM

      Araújo TA de. Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-23092019-145720/
    • Vancouver

      Araújo TA de. Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-23092019-145720/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, GEOMETRIA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DE ENSINO, ORIGAMI

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TRIDAPALLI, Marília Pelinson. Sugestões de práticas de ensino de geometria utilizando origami modular. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12042017-153833/. Acesso em: 09 nov. 2025.
    • APA

      Tridapalli, M. P. (2017). Sugestões de práticas de ensino de geometria utilizando origami modular (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12042017-153833/
    • NLM

      Tridapalli MP. Sugestões de práticas de ensino de geometria utilizando origami modular [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12042017-153833/
    • Vancouver

      Tridapalli MP. Sugestões de práticas de ensino de geometria utilizando origami modular [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-12042017-153833/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025