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ABNT
ANDRADE, Micael Doria de e CAMARGO, Rosangela Andrade Aukar de. Metodologias ativas e recursos virtuais numa disciplina de pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. 1-10, 2022Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30285. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Andrade, M. D. de, & Camargo, R. A. A. de. (2022). Metodologias ativas e recursos virtuais numa disciplina de pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, 11( 7), 1-10. doi:10.33448/rsd-v11i7.30285
NLM
Andrade MD de, Camargo RAA de. Metodologias ativas e recursos virtuais numa disciplina de pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 [Internet]. Research, Society and Development. 2022 ; 11( 7): 1-10.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30285
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Andrade MD de, Camargo RAA de. Metodologias ativas e recursos virtuais numa disciplina de pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 [Internet]. Research, Society and Development. 2022 ; 11( 7): 1-10.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30285
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BARROS, Marcelo Alves e VASCONCELOS, Luis Felipe e JOÃO, Herbert Alexandre. Proposta de implementação de uma metodologia ativa de aprendizagem sobre luz e cores em sala de aula. 2019, Anais.. São Paulo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, 2019. Disponível em: http://ocs.spo.ifsp.edu.br/index.php/eicpog/index/pages/view/anais. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Barros, M. A., Vasconcelos, L. F., & João, H. A. (2019). Proposta de implementação de uma metodologia ativa de aprendizagem sobre luz e cores em sala de aula. In Anais. São Paulo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Recuperado de http://ocs.spo.ifsp.edu.br/index.php/eicpog/index/pages/view/anais
NLM
Barros MA, Vasconcelos LF, João HA. Proposta de implementação de uma metodologia ativa de aprendizagem sobre luz e cores em sala de aula [Internet]. Anais. 2019 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://ocs.spo.ifsp.edu.br/index.php/eicpog/index/pages/view/anais
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Barros MA, Vasconcelos LF, João HA. Proposta de implementação de uma metodologia ativa de aprendizagem sobre luz e cores em sala de aula [Internet]. Anais. 2019 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://ocs.spo.ifsp.edu.br/index.php/eicpog/index/pages/view/anais
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CARDOSO, Milena Jansen Cutrin. Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-134601/. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Cardoso, M. J. C. (2018). Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-134601/
NLM
Cardoso MJC. Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-134601/
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Cardoso MJC. Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-134601/
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SCARPA, Daniela Lopes e CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 25-41, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0003. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Scarpa, D. L., & Campos, N. F. (2018). Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos Avançados, 32( 94), 25-41. doi:10.1590/s0103-40142018.3294.0003
NLM
Scarpa DL, Campos NF. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 94): 25-41.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0003
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Scarpa DL, Campos NF. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 94): 25-41.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0003
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ABNT
BEUTER, Carlos Henrique et al. How to increase and retain interest in power quality lectures. International Journal on Alive Engineering Education, v. 4, n. 2, p. 23-34, 2017Tradução . . Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i2.48140. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Beuter, C. H., Oleskovicz, M., Bottura, F. B., & Breda, J. F. (2017). How to increase and retain interest in power quality lectures. International Journal on Alive Engineering Education, 4( 2), 23-34. doi:10.5216/ijaeedu.v4i2.48140
NLM
Beuter CH, Oleskovicz M, Bottura FB, Breda JF. How to increase and retain interest in power quality lectures [Internet]. International Journal on Alive Engineering Education. 2017 ; 4( 2): 23-34.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i2.48140
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Beuter CH, Oleskovicz M, Bottura FB, Breda JF. How to increase and retain interest in power quality lectures [Internet]. International Journal on Alive Engineering Education. 2017 ; 4( 2): 23-34.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i2.48140
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BEUTER, Carlos Henrique et al. How to raise and keep interest in power quality lectures: methodology adopted, positive aspects, challenges, and learning opportunities. Alive engineering education : transforming and innovating engineering education. Tradução . Goiânia: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2017. p. 405-413. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5a835172-9610-4ecd-9295-e4de4b2072a7/sysnop3177027_cap%C3%ADtulo%20de%20livro%2003%20%28Alive%20Engineering%20Education%20-%20Transforming%20and%20Innovating%20Engineering%20Education.%202017%29%20%281%29.pdf. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Beuter, C. H., Oleskovicz, M., Bottura, F. B., & Breda, J. F. D. (2017). How to raise and keep interest in power quality lectures: methodology adopted, positive aspects, challenges, and learning opportunities. In Alive engineering education : transforming and innovating engineering education (p. 405-413). Goiânia: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/5a835172-9610-4ecd-9295-e4de4b2072a7/sysnop3177027_cap%C3%ADtulo%20de%20livro%2003%20%28Alive%20Engineering%20Education%20-%20Transforming%20and%20Innovating%20Engineering%20Education.%202017%29%20%281%29.pdf
NLM
Beuter CH, Oleskovicz M, Bottura FB, Breda JFD. How to raise and keep interest in power quality lectures: methodology adopted, positive aspects, challenges, and learning opportunities [Internet]. In: Alive engineering education : transforming and innovating engineering education. Goiânia: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo; 2017. p. 405-413.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5a835172-9610-4ecd-9295-e4de4b2072a7/sysnop3177027_cap%C3%ADtulo%20de%20livro%2003%20%28Alive%20Engineering%20Education%20-%20Transforming%20and%20Innovating%20Engineering%20Education.%202017%29%20%281%29.pdf
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Beuter CH, Oleskovicz M, Bottura FB, Breda JFD. How to raise and keep interest in power quality lectures: methodology adopted, positive aspects, challenges, and learning opportunities [Internet]. In: Alive engineering education : transforming and innovating engineering education. Goiânia: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo; 2017. p. 405-413.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5a835172-9610-4ecd-9295-e4de4b2072a7/sysnop3177027_cap%C3%ADtulo%20de%20livro%2003%20%28Alive%20Engineering%20Education%20-%20Transforming%20and%20Innovating%20Engineering%20Education.%202017%29%20%281%29.pdf
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LAVERDE, Albenise. Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-18122017-153956/. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Laverde, A. (2017). Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-18122017-153956/
NLM
Laverde A. Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-18122017-153956/
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Laverde A. Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia? [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-18122017-153956/
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CASTRO, Maria Helena Guimaraes de et al. Ensino investigativo: como praticar o que a base curricular pede?. Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2017/05/27/860. Acesso em: 05 nov. 2024. , 2017
APA
Castro, M. H. G. de, Scarpa, D. L., Blikstein, P., & Plotek, R. (2017). Ensino investigativo: como praticar o que a base curricular pede? Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2017/05/27/860
NLM
Castro MHG de, Scarpa DL, Blikstein P, Plotek R. Ensino investigativo: como praticar o que a base curricular pede? [Internet]. Folha de São Paulo. 2017 ;27 maio 2017. 8.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2017/05/27/860
Vancouver
Castro MHG de, Scarpa DL, Blikstein P, Plotek R. Ensino investigativo: como praticar o que a base curricular pede? [Internet]. Folha de São Paulo. 2017 ;27 maio 2017. 8.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2017/05/27/860
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SCAFF, Fernando Facury. Como ensinar direito financeiro e políticas públicas para 100 alunos. Consultor Jurídico. São Paulo: Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 05 nov. 2024. , 2014
APA
Scaff, F. F. (2014). Como ensinar direito financeiro e políticas públicas para 100 alunos. Consultor Jurídico. São Paulo: Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo.
NLM
Scaff FF. Como ensinar direito financeiro e políticas públicas para 100 alunos. Consultor Jurídico. 2014 ; 5 .[citado 2024 nov. 05 ]
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Scaff FF. Como ensinar direito financeiro e políticas públicas para 100 alunos. Consultor Jurídico. 2014 ; 5 .[citado 2024 nov. 05 ]
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LAUAND, Luiz Jean. Caminhos e descaminhos da pesquisa em educação. Notandum, v. 17, n. 35-36, p. 191-202, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.hottopos.com/notand35/191-202jeanConf.pdf. Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Lauand, L. J. (2014). Caminhos e descaminhos da pesquisa em educação. Notandum, 17( 35-36), 191-202. Recuperado de http://www.hottopos.com/notand35/191-202jeanConf.pdf
NLM
Lauand LJ. Caminhos e descaminhos da pesquisa em educação [Internet]. Notandum. 2014 ; 17( 35-36): 191-202.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://www.hottopos.com/notand35/191-202jeanConf.pdf
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Lauand LJ. Caminhos e descaminhos da pesquisa em educação [Internet]. Notandum. 2014 ; 17( 35-36): 191-202.[citado 2024 nov. 05 ] Available from: http://www.hottopos.com/notand35/191-202jeanConf.pdf
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CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella e MUNHOZ, Gislaine Batista. A construção das relações espaciais em Geografia por meio da informática educativa. Ensino de Geografia : abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor. Tradução . Cascavel: EDUNIOESTE, 2012. p. 153 . . Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Castellar, S. M. V., & Munhoz, G. B. (2012). A construção das relações espaciais em Geografia por meio da informática educativa. In Ensino de Geografia : abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor (p. 153 ). Cascavel: EDUNIOESTE.
NLM
Castellar SMV, Munhoz GB. A construção das relações espaciais em Geografia por meio da informática educativa. In: Ensino de Geografia : abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor. Cascavel: EDUNIOESTE; 2012. p. 153 .[citado 2024 nov. 05 ]
Vancouver
Castellar SMV, Munhoz GB. A construção das relações espaciais em Geografia por meio da informática educativa. In: Ensino de Geografia : abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor. Cascavel: EDUNIOESTE; 2012. p. 153 .[citado 2024 nov. 05 ]
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ABNT
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A solidez de um campo de investigação.. [Apresentação]. Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xama. . Acesso em: 05 nov. 2024. , 2012
APA
Castellar, S. M. V. (2012). A solidez de um campo de investigação.. [Apresentação]. Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xama.
NLM
Castellar SMV. A solidez de um campo de investigação.. [Apresentação]. Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. 2012 ;255 .[citado 2024 nov. 05 ]
Vancouver
Castellar SMV. A solidez de um campo de investigação.. [Apresentação]. Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. 2012 ;255 .[citado 2024 nov. 05 ]
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ABNT
CALLAI, Helena Copetti e CAVALCANTI, Lana de Souza e CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho. Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. Tradução . São Paulo: Xama, 2012. p. 255 . . Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Callai, H. C., Cavalcanti, L. de S., & Castellar, S. M. V. (2012). A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho. In Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos (p. 255 ). São Paulo: Xama.
NLM
Callai HC, Cavalcanti L de S, Castellar SMV. A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho. In: Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xama; 2012. p. 255 .[citado 2024 nov. 05 ]
Vancouver
Callai HC, Cavalcanti L de S, Castellar SMV. A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho. In: Didática da Geografia : aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xama; 2012. p. 255 .[citado 2024 nov. 05 ]
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ABNT
BERARDINELLI, Keith et al. Reflexões e possibilidades do ensino da técnica anestésica em graduação de odontologia sob a ótica construtivista. 2012, Anais.. Sâo Paulo: Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, 2012. p. 61. . Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Berardinelli, K., Koseki, L. Y., Crivello Júnior, O., & Nunes, M. B. (2012). Reflexões e possibilidades do ensino da técnica anestésica em graduação de odontologia sob a ótica construtivista. In Revista da ABENO (Vol. 12, p. 61). Sâo Paulo: Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo.
NLM
Berardinelli K, Koseki LY, Crivello Júnior O, Nunes MB. Reflexões e possibilidades do ensino da técnica anestésica em graduação de odontologia sob a ótica construtivista. Revista da ABENO. 2012 ; 12( 1): 61.[citado 2024 nov. 05 ]
Vancouver
Berardinelli K, Koseki LY, Crivello Júnior O, Nunes MB. Reflexões e possibilidades do ensino da técnica anestésica em graduação de odontologia sob a ótica construtivista. Revista da ABENO. 2012 ; 12( 1): 61.[citado 2024 nov. 05 ]
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CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Registrar é preciso [Depoimento a Amanda Polato]. Nova escola. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 05 nov. 2024. , 2011
APA
Carvalho, A. M. P. de. (2011). Registrar é preciso [Depoimento a Amanda Polato]. Nova escola. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
NLM
Carvalho AMP de. Registrar é preciso [Depoimento a Amanda Polato]. Nova escola. 2011 ; jan./fe 2011.( 239): 70-72.[citado 2024 nov. 05 ]
Vancouver
Carvalho AMP de. Registrar é preciso [Depoimento a Amanda Polato]. Nova escola. 2011 ; jan./fe 2011.( 239): 70-72.[citado 2024 nov. 05 ]
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ABNT
OTA, Junko. Tem-se percebido, mesmo no Brasil, país geograficamente distante do Japão.. [Prefácio]. Japonês em quadrinhos: curso básico de japonês através do mangá. São Paulo: Conrad. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Ota_J_45_2801199_Tem-SePercebidoMesmoNoBrasilPaisGeograficamenteDistanteDoJapao.pdf. Acesso em: 05 nov. 2024. , 2005
APA
Ota, J. (2005). Tem-se percebido, mesmo no Brasil, país geograficamente distante do Japão.. [Prefácio]. Japonês em quadrinhos: curso básico de japonês através do mangá. São Paulo: Conrad. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Ota_J_45_2801199_Tem-SePercebidoMesmoNoBrasilPaisGeograficamenteDistanteDoJapao.pdf
NLM
Ota J. Tem-se percebido, mesmo no Brasil, país geograficamente distante do Japão.. [Prefácio] [Internet]. Japonês em quadrinhos: curso básico de japonês através do mangá. 2005 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Ota_J_45_2801199_Tem-SePercebidoMesmoNoBrasilPaisGeograficamenteDistanteDoJapao.pdf
Vancouver
Ota J. Tem-se percebido, mesmo no Brasil, país geograficamente distante do Japão.. [Prefácio] [Internet]. Japonês em quadrinhos: curso básico de japonês através do mangá. 2005 ;[citado 2024 nov. 05 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Ota_J_45_2801199_Tem-SePercebidoMesmoNoBrasilPaisGeograficamenteDistanteDoJapao.pdf
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ABNT
PEREZ, Flávio Eduardo Guillin et al. Médias de tempo despendidas a execução de atividades clínicas por alunos de graduação da disciplina de clínica integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro, v. 8, n. ja/ju 2003, p. 12-18, 2003Tradução . . Acesso em: 05 nov. 2024.
APA
Perez, F. E. G., Horliana, A. C. R. T., Rocha, R. G., & Adde, C. A. (2003). Médias de tempo despendidas a execução de atividades clínicas por alunos de graduação da disciplina de clínica integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro, 8( ja/ju 2003), 12-18.
NLM
Perez FEG, Horliana ACRT, Rocha RG, Adde CA. Médias de tempo despendidas a execução de atividades clínicas por alunos de graduação da disciplina de clínica integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro. 2003 ; 8( ja/ju 2003): 12-18.[citado 2024 nov. 05 ]
Vancouver
Perez FEG, Horliana ACRT, Rocha RG, Adde CA. Médias de tempo despendidas a execução de atividades clínicas por alunos de graduação da disciplina de clínica integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro. 2003 ; 8( ja/ju 2003): 12-18.[citado 2024 nov. 05 ]