O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano (2013)
- Authors:
- Autor USP: ARAUJO, ELAINE SAMPAIO - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Subjects: JOGOS EDUCATIVOS; MATEMÁTICA (ENSINO); ENSINO FUNDAMENTAL
- Language: Português
- Abstract: Com a ampliação do ensino fundamental para nove anos (Lei nº11274 de 2006) intensificou-se o debate acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o jogo como recurso pedagógico. O objetivo deste texto é discutir qual tem sido o lugar do jogo na organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental a partir da compreensão acerca do processo de aprendizagem nas atividades do jogo e do estudo, sob o marco teórico da perspectiva histórico-cultural. Neste sentido, apresentamos a análise de duas atividade de ensino presentes em um material didático e refletimos sobre uma possível relação entre estas atividades, as propostas dos documentos oficiais e ao projeto político para educação no Brasil. Nossos resultados apontam para a necessidade de um projeto de educação matemática para a infância, bem como propostas que neguem a antecipação dos conteúdos cobrados em avaliações externas, que se configuram atualmente como meios de organização curricular voltados apenas ao produto
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Educação Matemática Pesquisa
- ISSN: 1983-3156
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. especial, p. 927-946, 2013
-
ABNT
CATANANTE, Ingrid Thais e ARAÚJO, Elaine Sampaio. O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano. Educação Matemática Pesquisa, v. 15, n. especial, p. 927-946, 2013Tradução . . Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17754/pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Catanante, I. T., & Araújo, E. S. (2013). O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano. Educação Matemática Pesquisa, 15( especial), 927-946. Recuperado de http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17754/pdf -
NLM
Catanante IT, Araújo ES. O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano [Internet]. Educação Matemática Pesquisa. 2013 ; 15( especial): 927-946.[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17754/pdf -
Vancouver
Catanante IT, Araújo ES. O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano [Internet]. Educação Matemática Pesquisa. 2013 ; 15( especial): 927-946.[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17754/pdf - Matemática e formação em educação infantil: biografia de um projeto
- Organização do ensino e aprendizagem docente
- A organização do ensino da matemática na educação infantil: uma investigação sobre as atividades desenvolvidas com as crianças
- Uma discussão sobre avaliação: um olhar sobre a dificuldade dos alunos, na perspectiva da teoria histórico cultural
- O projeto pedagógico como (des)encadeador do trabalho coletivo na escola
- As dificuldades do professor ao ensinar matemática na educação básica: um olhar sobre a Prova Brasil
- Os limites do cotidiano no ensino da matemática para a formação de conceitos científicos
- Da formação e do formar-se: a atividade de aprendizagem docente em uma escola pública
- O projeto de matemática: como (des)encantador da formação docente
- A atividade do brincar e o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas