Comparação do desempenho ortográfico de escolares de escolas particulares de Bauru/SP e de Porto Alegre/RS (2012)
- Autores:
- Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ORTOGRAFIA; ESTUDANTES; BAURU (SP); PORTO ALEGRE (RS)
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: O processamento ortográfico depende da experiência de ler palavras, da associação fonema-grafema, das associações morfossintáticas e semânticas, e da análise fonológica. O contato com a leitura e a escrita leva a superação dos erros ortográficos, assim, o erro ortográfico faz parte do processo de aquisição da escrita. Objetivo: Comparar o desempenho ortográfico de escolares do quarto, quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas particulares de Bauru/SP com o desempenho de escolares de Porto Alegre/RS local em que foi realizada a normatização do ditado, Moojen 2009. Bem como, verificar como ocorre a superação dos erros ortográficos segundo a média total e por categoria de erro ortográfico, nos escolares de Bauru/SP. Métodos: Para a avaliação ortográfica aplicamos o Ditado Balanceado proposto por Moojen, (2009) composto de 50 palavras, nos escolares do quarto, quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas particulares de Bauru/SP. Os erros ortográficos foram divididos em escore total de erros (ETE), categoria conversor fonema/grafema (CFG), categoria regras contextuais simples (RCS), categoria regras contextuais complexas (RCC) e categoria irregularidades da língua (IL). Os dados obtidos foram comparados com os resultados da normatização do Ditado Balanceado por Moojen (2009). A amostra foi composta por 47 escolares do quarto ano, 48 do quinto ano e 58 do sexto ano, de duas escolas particulares de Bauru/SP, os dados desses escolares foram analisados e comparados com os dados obtidos por Moojen (2009). A amostra desse estudo é uma amostra preliminar, sendo que a amostra total será de 300 escolares de escolas particulares. Os resultados foram submetidos análise estatística descritiva composta por media, desvio padrão e o teste “t’’ de Student a um nível de significância de 0,05.Resultados: Em relação aos erros ortográficos verificamos que houve diferença significante entre as escolas particulares das duas cidades, exceto quando comparados os quartos anos quanto às categorias RCS e RCC, e quando comparados os quintos anos quanto às categorias CFG e RCS. Foi visto que os escolares das escolas particulares de Bauru/SP tiveram desempenho inferior quando comparados escolares das escolas particulares de Porto Alegre/SP. A média de erros ortográficos decresce no que se refere ao escore total de erros ortográfico e quanto às categorias em cada ano escolar estudado. Discussão: Não foram encontrados estudos que comparem escolares de escolas particulares em diferentes estados, porém verificamos que a amostra coletada quando comparada a amostra da autora do ditado balanceado (2009) teve uma maior ocorrência de erros ortográficos nas quatro categorias analisadas, nos três anos estudados. Observamos um efeito positivo entre escolarização e superação dos erros ortográficos, com uma hierarquia na aprendizagem para a superação dos erros, pois na amostra a partir do quinto ano houve uma diminuição dos erros ortográficos da categoria CFG, seguido pelas RCS, RCC e IL. Conclusão: Concluiu-se que o desempenho ortográfico dos escolares das escolas particulares de Bauru/SP é inferior ao dos escolares de Porto Alegre/RS. Também se concluiu que o aumento na escolaridade proporciona uma superação dos erros ortográficos, além de existir uma ordem de superação desses erros.
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2012
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 2179-0841
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, suplemento, p. 2585, 2012
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
SILVA, Nathane Sanches Marques e CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Comparação do desempenho ortográfico de escolares de escolas particulares de Bauru/SP e de Porto Alegre/RS. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. . Acesso em: 18 set. 2024. , 2012 -
APA
Silva, N. S. M., & Crenitte, P. A. P. (2012). Comparação do desempenho ortográfico de escolares de escolas particulares de Bauru/SP e de Porto Alegre/RS. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Silva NSM, Crenitte PAP. Comparação do desempenho ortográfico de escolares de escolas particulares de Bauru/SP e de Porto Alegre/RS. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2585.[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Silva NSM, Crenitte PAP. Comparação do desempenho ortográfico de escolares de escolas particulares de Bauru/SP e de Porto Alegre/RS. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2585.[citado 2024 set. 18 ] - Análise do desempenho nas provas de consciência fonológica de alunos de segunda, terceira e quarta séries com baixo desempenho em leitura e escrita
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