Matemática e formação em educação infantil: biografia de um projeto (1998)
- Authors:
- Autor USP: ARAUJO, ELAINE SAMPAIO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); EDUCAÇÃO INFANTIL
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho tem por objetivo caracterizar a dinâmica de um projeto pedagógico de Matemática, apontando seus elementos condicionantes e constitutivos como: o investimento em formação por parte da administração municipal; a existência de um referencial teórico e prático; a credibilidade na proposta de formação; organização pedagógica da escola, a possibilidade de opção individual; evidenciando assim, como sua elaboração e sua efetivação contribuem para o processo de formação de professores. Foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação que conferiu ao trabalho uma natureza de co-responsabilidade, ou seja, pesquisadora e participantes partilharam responsabilidades na produção do projeto; e isto deu-se sobretudo por meio da elaboração, aplicação e reflexão de atividades de ensino. Por fim, o trabalho apresenta uma Proposta de Matemática para Educação Infantil pensada e realizada pelo grupo de professoras onde foi realizada a pesquisa
- Imprenta:
- Data da defesa: 06.10.1998
-
ABNT
ARAÚJO, Elaine Sampaio. Matemática e formação em educação infantil: biografia de um projeto. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Araújo, E. S. (1998). Matemática e formação em educação infantil: biografia de um projeto (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Araújo ES. Matemática e formação em educação infantil: biografia de um projeto. 1998 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Araújo ES. Matemática e formação em educação infantil: biografia de um projeto. 1998 ;[citado 2024 set. 19 ] - Organização do ensino e aprendizagem docente
- A organização do ensino da matemática na educação infantil: uma investigação sobre as atividades desenvolvidas com as crianças
- Uma discussão sobre avaliação: um olhar sobre a dificuldade dos alunos, na perspectiva da teoria histórico cultural
- O projeto pedagógico como (des)encadeador do trabalho coletivo na escola
- As dificuldades do professor ao ensinar matemática na educação básica: um olhar sobre a Prova Brasil
- Os limites do cotidiano no ensino da matemática para a formação de conceitos científicos
- Da formação e do formar-se: a atividade de aprendizagem docente em uma escola pública
- O projeto de matemática: como (des)encantador da formação docente
- A atividade do brincar e o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural
- Contribuições da teoria histórico-cultural à pesquisa em educação matemática: a atividade orientadora de pesquisa
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas