Filtros : "MATEMÁTICA" "ETNOMATEMÁTICA" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: ICMC

    Assuntos: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ETNOMATEMÁTICA, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARSON, Thaís. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática. 2025. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Marson, T. (2025). Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
    • NLM

      Marson T. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
    • Vancouver

      Marson T. Resolução de Problemas integrada à Etnomatemática aplicada ao ensino de Matemática [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19082025-134440/
  • Unidade: IME

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VISNADI, Marcela. Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula. 2024. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Visnadi, M. (2024). Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
    • NLM

      Visnadi M. Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
    • Vancouver

      Visnadi M. Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, PEDAGOGIA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 15 nov. 2025. , 2023
    • APA

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. (2023). Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 2023 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 2023 ;[citado 2025 nov. 15 ]
  • Unidade: FE

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Daniel Fernandes da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Silva, D. F. da. (2022). A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/
    • NLM

      Silva DF da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/
    • Vancouver

      Silva DF da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de matemática: desafios e potencialidades [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-05092022-100701/
  • Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Rodrigo Tadeu Pereira da. Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: olhares e movimentos a partir da Etnomatemática. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072021-150215/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Costa, R. T. P. da. (2021). Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: olhares e movimentos a partir da Etnomatemática (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072021-150215/
    • NLM

      Costa RTP da. Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: olhares e movimentos a partir da Etnomatemática [Internet]. 2021 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072021-150215/
    • Vancouver

      Costa RTP da. Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: olhares e movimentos a partir da Etnomatemática [Internet]. 2021 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072021-150215/
  • Fonte: Revista Internacional Educon. Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VALLE, Júlio César Augusto do. Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Revista Internacional Educon, v. 1, n. 1, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.47764/e20011010. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Valle, J. C. A. do. (2020). Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Revista Internacional Educon, 1( 1). doi:10.47764/e20011010
    • NLM

      Valle JCA do. Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados [Internet]. Revista Internacional Educon. 2020 ; 1( 1):[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.47764/e20011010
    • Vancouver

      Valle JCA do. Currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados [Internet]. Revista Internacional Educon. 2020 ; 1( 1):[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.47764/e20011010
  • Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatematica. Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INDÍGENA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GOMES, Ubiratã Jorge de Souza e VALLE, Júlio César Augusto do. Políticas curriculares para adiar o fim do mundo e poéticas sobre a existência na educação escolar indígena. Revista Latinoamericana de Etnomatematica, v. 13, n. 1, p. 189-214, 2020Tradução . . Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/482. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Gomes, U. J. de S., & Valle, J. C. A. do. (2020). Políticas curriculares para adiar o fim do mundo e poéticas sobre a existência na educação escolar indígena. Revista Latinoamericana de Etnomatematica, 13( 1), 189-214. Recuperado de https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/482
    • NLM

      Gomes UJ de S, Valle JCA do. Políticas curriculares para adiar o fim do mundo e poéticas sobre a existência na educação escolar indígena [Internet]. Revista Latinoamericana de Etnomatematica. 2020 ; 13( 1): 189-214.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/482
    • Vancouver

      Gomes UJ de S, Valle JCA do. Políticas curriculares para adiar o fim do mundo e poéticas sobre a existência na educação escolar indígena [Internet]. Revista Latinoamericana de Etnomatematica. 2020 ; 13( 1): 189-214.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/482
  • Unidade: FE

    Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INDÍGENA, CONHECIMENTO, ETNOMATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes de. Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, M. A. M. de. (2020). Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/
    • NLM

      Oliveira MAM de. Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/
    • Vancouver

      Oliveira MAM de. Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/
  • Fonte: Anais Educom. Nome do evento: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON. Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VALLE, Júlio César Augusto do. Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Anais Educom. São Cristóvão/SE: UFS. Disponível em: https://doi.org/10.29380/2020.14.14.27. Acesso em: 15 nov. 2025. , 2020
    • APA

      Valle, J. C. A. do. (2020). Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Anais Educom. São Cristóvão/SE: UFS. doi:10.29380/2020.14.14.27
    • NLM

      Valle JCA do. Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados [Internet]. Anais Educom. 2020 ; 14( 14): 1-20.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.29380/2020.14.14.27
    • Vancouver

      Valle JCA do. Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados [Internet]. Anais Educom. 2020 ; 14( 14): 1-20.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.29380/2020.14.14.27
  • Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, HISTÓRIA ORAL, CULTURA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ABREU, Rodrigo Guimarães. Uma história oral da etnomatemática: caminhos para a dimensão educacional. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122220/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Abreu, R. G. (2017). Uma história oral da etnomatemática: caminhos para a dimensão educacional (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122220/
    • NLM

      Abreu RG. Uma história oral da etnomatemática: caminhos para a dimensão educacional [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122220/
    • Vancouver

      Abreu RG. Uma história oral da etnomatemática: caminhos para a dimensão educacional [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-122220/
  • Fonte: Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Unidade: FE

    Assuntos: ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INDÍGENA, MATEMÁTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DOMITE, Maria do Carmo Santos. Perspectivas e desafios da formação do professor indígena: o formador externo à cultura no centro das atenções. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Tradução . Niterói: Editora da UFF, 2009. . . Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Domite, M. do C. S. (2009). Perspectivas e desafios da formação do professor indígena: o formador externo à cultura no centro das atenções. In Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF.
    • NLM

      Domite M do CS. Perspectivas e desafios da formação do professor indígena: o formador externo à cultura no centro das atenções. In: Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF; 2009. [citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Domite M do CS. Perspectivas e desafios da formação do professor indígena: o formador externo à cultura no centro das atenções. In: Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF; 2009. [citado 2025 nov. 15 ]
  • Fonte: Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Unidade: FE

    Assuntos: MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INDÍGENA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DOMITE, Maria do Carmo Santos. Foi com enorme prazer que me encarreguei de fazer a abertura deste conjunto de trabalhos aqui reunidos.. [Orelha de livro]. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói, RJ: Editora da UFF. . Acesso em: 15 nov. 2025. , 2009
    • APA

      Domite, M. do C. S. (2009). Foi com enorme prazer que me encarreguei de fazer a abertura deste conjunto de trabalhos aqui reunidos.. [Orelha de livro]. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói, RJ: Editora da UFF.
    • NLM

      Domite M do CS. Foi com enorme prazer que me encarreguei de fazer a abertura deste conjunto de trabalhos aqui reunidos.. [Orelha de livro]. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. 2009 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Domite M do CS. Foi com enorme prazer que me encarreguei de fazer a abertura deste conjunto de trabalhos aqui reunidos.. [Orelha de livro]. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. 2009 ;[citado 2025 nov. 15 ]

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025