Filtros : "ALFABETIZAÇÃO" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Source: Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIZAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BOTO, Carlota. Falta de alfabetização de crianças e adolescentes cresce no Brasil, segundo a Unicef [Entrevista e apresentação de Roxane Ré]: Carlota Boto comenta dados segundo os quais esse salto foi de 14% para 30% entre 2019 e 2023, além de quatro milhões de crianças e adolescentes que estão atrasados nos estudos. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/falta-de-alfabetizacao-de-criancas-e-adolescentes-cresce-no-brasil-segundo-a-unicef/. Acesso em: 08 out. 2025. , 2025
    • APA

      Boto, C. (2025). Falta de alfabetização de crianças e adolescentes cresce no Brasil, segundo a Unicef [Entrevista e apresentação de Roxane Ré]: Carlota Boto comenta dados segundo os quais esse salto foi de 14% para 30% entre 2019 e 2023, além de quatro milhões de crianças e adolescentes que estão atrasados nos estudos. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/radio-usp/falta-de-alfabetizacao-de-criancas-e-adolescentes-cresce-no-brasil-segundo-a-unicef/
    • NLM

      Boto C. Falta de alfabetização de crianças e adolescentes cresce no Brasil, segundo a Unicef [Entrevista e apresentação de Roxane Ré]: Carlota Boto comenta dados segundo os quais esse salto foi de 14% para 30% entre 2019 e 2023, além de quatro milhões de crianças e adolescentes que estão atrasados nos estudos [Internet]. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. 2025 ; 04 fe 2025[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/falta-de-alfabetizacao-de-criancas-e-adolescentes-cresce-no-brasil-segundo-a-unicef/
    • Vancouver

      Boto C. Falta de alfabetização de crianças e adolescentes cresce no Brasil, segundo a Unicef [Entrevista e apresentação de Roxane Ré]: Carlota Boto comenta dados segundo os quais esse salto foi de 14% para 30% entre 2019 e 2023, além de quatro milhões de crianças e adolescentes que estão atrasados nos estudos [Internet]. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. 2025 ; 04 fe 2025[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/falta-de-alfabetizacao-de-criancas-e-adolescentes-cresce-no-brasil-segundo-a-unicef/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, LETRAMENTO, LINGUAGEM ORAL, PRÉ-ESCOLAR

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GATTO, Regiane Kosmoski Silvestre. Efeitos de um Programa de Intervenção em Letramento Emergente: estudo longitudinal da pré-escola ao 1º ano do Ensino Fundamental. 2025. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-11032025-110850/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Gatto, R. K. S. (2025). Efeitos de um Programa de Intervenção em Letramento Emergente: estudo longitudinal da pré-escola ao 1º ano do Ensino Fundamental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-11032025-110850/
    • NLM

      Gatto RKS. Efeitos de um Programa de Intervenção em Letramento Emergente: estudo longitudinal da pré-escola ao 1º ano do Ensino Fundamental [Internet]. 2025 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-11032025-110850/
    • Vancouver

      Gatto RKS. Efeitos de um Programa de Intervenção em Letramento Emergente: estudo longitudinal da pré-escola ao 1º ano do Ensino Fundamental [Internet]. 2025 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-11032025-110850/
  • Source: Jornal da USP. Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      IDE, Sahda Marta. Alfabetização, letramento, raciocínio lógico-matemático e inteligência artificial. Tradução . Jornal da USP, São Paulo, SP, 2025. , v. 03 fe 2025Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-letramento-raciocinio-logico-matematico-e-inteligencia-artificial/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Ide, S. M. (2025). Alfabetização, letramento, raciocínio lógico-matemático e inteligência artificial. Jornal da USP. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-letramento-raciocinio-logico-matematico-e-inteligencia-artificial/
    • NLM

      Ide SM. Alfabetização, letramento, raciocínio lógico-matemático e inteligência artificial [Internet]. Jornal da USP. 2025 ;03 fe 2025[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-letramento-raciocinio-logico-matematico-e-inteligencia-artificial/
    • Vancouver

      Ide SM. Alfabetização, letramento, raciocínio lógico-matemático e inteligência artificial [Internet]. Jornal da USP. 2025 ;03 fe 2025[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-letramento-raciocinio-logico-matematico-e-inteligencia-artificial/
  • Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, ESCRITA, ENSINO FUNDAMENTAL, APRENDIZAGEM, INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MENDES, Silvana Bastos Pereira. A construção de ambientes alfabetizadores: vivências infantis e cultura - escrita na educação infantil e ensino fundamental - desafios e perspectivas na rede municipal de ensino de São Paulo. 2025. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-06052025-081000/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Mendes, S. B. P. (2025). A construção de ambientes alfabetizadores: vivências infantis e cultura - escrita na educação infantil e ensino fundamental - desafios e perspectivas na rede municipal de ensino de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-06052025-081000/
    • NLM

      Mendes SBP. A construção de ambientes alfabetizadores: vivências infantis e cultura - escrita na educação infantil e ensino fundamental - desafios e perspectivas na rede municipal de ensino de São Paulo [Internet]. 2025 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-06052025-081000/
    • Vancouver

      Mendes SBP. A construção de ambientes alfabetizadores: vivências infantis e cultura - escrita na educação infantil e ensino fundamental - desafios e perspectivas na rede municipal de ensino de São Paulo [Internet]. 2025 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-06052025-081000/
  • Unidade: FM

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, PRIMEIROS SOCORROS, SAÚDE MENTAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MENDES, Kathlen Nataly. Um estudo-piloto para conduzir as Diretrizes de Primeiros-Socorros em Saúde Mental (MHFA) no Brasil. 2025. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-06102025-135901/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Mendes, K. N. (2025). Um estudo-piloto para conduzir as Diretrizes de Primeiros-Socorros em Saúde Mental (MHFA) no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-06102025-135901/
    • NLM

      Mendes KN. Um estudo-piloto para conduzir as Diretrizes de Primeiros-Socorros em Saúde Mental (MHFA) no Brasil [Internet]. 2025 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-06102025-135901/
    • Vancouver

      Mendes KN. Um estudo-piloto para conduzir as Diretrizes de Primeiros-Socorros em Saúde Mental (MHFA) no Brasil [Internet]. 2025 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-06102025-135901/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: BILINGUISMO, ALFABETIZAÇÃO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PAETZHOLD, Paula Elise. De "SCHUWA" a "chuva": o processo de alfabetização em um contexto bilíngue alemão-português. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-21082024-122248/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Paetzhold, P. E. (2024). De "SCHUWA" a "chuva": o processo de alfabetização em um contexto bilíngue alemão-português (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-21082024-122248/
    • NLM

      Paetzhold PE. De "SCHUWA" a "chuva": o processo de alfabetização em um contexto bilíngue alemão-português [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-21082024-122248/
    • Vancouver

      Paetzhold PE. De "SCHUWA" a "chuva": o processo de alfabetização em um contexto bilíngue alemão-português [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-21082024-122248/
  • Source: Portal IFSC. Unidade: IFSC

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, SALA DE AULA, NEGACIONISMO, ESCOLA PÚBLICA, PERIFERIA, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, ENSINO, CIÊNCIA

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      JOÃO, Herbert Alexandre. “Alfabetização Científica I”: USP de São Carlos combate o negacionismo científico em escolas públicas da periferia. [Depoimento à Rui Sintra]. Portal IFSC. São Carlos: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/alfabetizacao-cientifica-i-usp-de-sao-carlos-combate-o-negacionismo-cientifico-em-escolas-publicas-da-periferia/. Acesso em: 08 out. 2025. , 2024
    • APA

      João, H. A. (2024). “Alfabetização Científica I”: USP de São Carlos combate o negacionismo científico em escolas públicas da periferia. [Depoimento à Rui Sintra]. Portal IFSC. São Carlos: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/alfabetizacao-cientifica-i-usp-de-sao-carlos-combate-o-negacionismo-cientifico-em-escolas-publicas-da-periferia/
    • NLM

      João HA. “Alfabetização Científica I”: USP de São Carlos combate o negacionismo científico em escolas públicas da periferia. [Depoimento à Rui Sintra] [Internet]. Portal IFSC. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/alfabetizacao-cientifica-i-usp-de-sao-carlos-combate-o-negacionismo-cientifico-em-escolas-publicas-da-periferia/
    • Vancouver

      João HA. “Alfabetização Científica I”: USP de São Carlos combate o negacionismo científico em escolas públicas da periferia. [Depoimento à Rui Sintra] [Internet]. Portal IFSC. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/alfabetizacao-cientifica-i-usp-de-sao-carlos-combate-o-negacionismo-cientifico-em-escolas-publicas-da-periferia/
  • Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO, CRIANÇAS

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BELINTANE, Claudemir. Educação no chão timorense [Orelha]. . Díli, Timor-Leste: Casa Lemuluan. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/4e083448-47b9-49ea-b639-9819414800b0/Belintane_Educa%C3%A7%C3%A3o_no_chao_timorense_2024.pdf. Acesso em: 08 out. 2025. , 2024
    • APA

      Belintane, C. (2024). Educação no chão timorense [Orelha]. Díli, Timor-Leste: Casa Lemuluan. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/4e083448-47b9-49ea-b639-9819414800b0/Belintane_Educa%C3%A7%C3%A3o_no_chao_timorense_2024.pdf
    • NLM

      Belintane C. Educação no chão timorense [Orelha] [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/4e083448-47b9-49ea-b639-9819414800b0/Belintane_Educa%C3%A7%C3%A3o_no_chao_timorense_2024.pdf
    • Vancouver

      Belintane C. Educação no chão timorense [Orelha] [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/4e083448-47b9-49ea-b639-9819414800b0/Belintane_Educa%C3%A7%C3%A3o_no_chao_timorense_2024.pdf
  • Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LEME, Andressa Caroline Francisco. As (in)certezas sobre a idade mais indicada para a alfabetização: análise dos discursos especializados destinados à formação de professores. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-29052024-090656/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Leme, A. C. F. (2024). As (in)certezas sobre a idade mais indicada para a alfabetização: análise dos discursos especializados destinados à formação de professores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-29052024-090656/
    • NLM

      Leme ACF. As (in)certezas sobre a idade mais indicada para a alfabetização: análise dos discursos especializados destinados à formação de professores [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-29052024-090656/
    • Vancouver

      Leme ACF. As (in)certezas sobre a idade mais indicada para a alfabetização: análise dos discursos especializados destinados à formação de professores [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-29052024-090656/
  • Unidade: FOB

    Subjects: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO, PAIS

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      HADUO, Michele Dias Hayssi Miranda. Processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: perspectiva dos pais. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05082024-173159/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Haduo, M. D. H. M. (2024). Processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: perspectiva dos pais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05082024-173159/
    • NLM

      Haduo MDHM. Processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: perspectiva dos pais [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05082024-173159/
    • Vancouver

      Haduo MDHM. Processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: perspectiva dos pais [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05082024-173159/
  • Source: Journal on Interactive Systems. Unidades: EACH, EP

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COLETI, Thiago Adriano e MORANDINI, Marcelo e FILGUEIRAS, Lucia Vilela Leite. Human-data interaction syllabus for undergraduate and graduate courses. Journal on Interactive Systems, v. 15, n. 1, p. 01-19, 2024Tradução . . Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/3251/2421. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Coleti, T. A., Morandini, M., & Filgueiras, L. V. L. (2024). Human-data interaction syllabus for undergraduate and graduate courses. Journal on Interactive Systems, 15( 1), 01-19. doi:10.5753/jis.2024.3251
    • NLM

      Coleti TA, Morandini M, Filgueiras LVL. Human-data interaction syllabus for undergraduate and graduate courses [Internet]. Journal on Interactive Systems. 2024 ; 15( 1): 01-19.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/3251/2421
    • Vancouver

      Coleti TA, Morandini M, Filgueiras LVL. Human-data interaction syllabus for undergraduate and graduate courses [Internet]. Journal on Interactive Systems. 2024 ; 15( 1): 01-19.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/3251/2421
  • Unidade: FE

    Subjects: INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICA DE ENSINO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Luciana Xavier. Desenho Universal para a Aprendizagem: contribuições para um ensino sem barreiras. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112024-162253/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Ferreira, L. X. (2024). Desenho Universal para a Aprendizagem: contribuições para um ensino sem barreiras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112024-162253/
    • NLM

      Ferreira LX. Desenho Universal para a Aprendizagem: contribuições para um ensino sem barreiras [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112024-162253/
    • Vancouver

      Ferreira LX. Desenho Universal para a Aprendizagem: contribuições para um ensino sem barreiras [Internet]. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-26112024-162253/
  • Source: Revista Aracê. Unidade: EEL

    Subjects: EDUCAÇÃO, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Jonas Moraes e ROMAO, Estaner Claro. Jogo educativo para alfabetização: Mercado das palavras. Revista Aracê, v. 6, n. 3, p. 8643-8672, 2024Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.56238/arev6n3-255. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Sousa, J. M., & Romao, E. C. (2024). Jogo educativo para alfabetização: Mercado das palavras. Revista Aracê, 6( 3), 8643-8672. doi:10.56238/arev6n3-255
    • NLM

      Sousa JM, Romao EC. Jogo educativo para alfabetização: Mercado das palavras [Internet]. Revista Aracê. 2024 ;6( 3): 8643-8672.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.56238/arev6n3-255
    • Vancouver

      Sousa JM, Romao EC. Jogo educativo para alfabetização: Mercado das palavras [Internet]. Revista Aracê. 2024 ;6( 3): 8643-8672.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.56238/arev6n3-255
  • Source: Jornal da USP - Atualidades / Jornal da USP no Ar / Jornal da USP no Ar 1ª edição. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, ALFABETIZAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DI PIERRO, Maria Clara. A alfabetização de jovens e adultos apresenta um pano de fundo socioeconômico marcante no Brasil [Depoimento a Julio SIlva]: Maria Clara Di Pierro avalia que a violação de direitos educativos vem acompanhada da desigualdade socioeconômica. Jornal da USP - Atualidades / Jornal da USP no Ar / Jornal da USP no Ar 1ª edição. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/a-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-apresenta-um-pano-de-fundo-socioeconomico-marcante-no-brasil/. Acesso em: 08 out. 2025. , 2024
    • APA

      Di Pierro, M. C. (2024). A alfabetização de jovens e adultos apresenta um pano de fundo socioeconômico marcante no Brasil [Depoimento a Julio SIlva]: Maria Clara Di Pierro avalia que a violação de direitos educativos vem acompanhada da desigualdade socioeconômica. Jornal da USP - Atualidades / Jornal da USP no Ar / Jornal da USP no Ar 1ª edição. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/radio-usp/a-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-apresenta-um-pano-de-fundo-socioeconomico-marcante-no-brasil/
    • NLM

      Di Pierro MC. A alfabetização de jovens e adultos apresenta um pano de fundo socioeconômico marcante no Brasil [Depoimento a Julio SIlva]: Maria Clara Di Pierro avalia que a violação de direitos educativos vem acompanhada da desigualdade socioeconômica [Internet]. Jornal da USP - Atualidades / Jornal da USP no Ar / Jornal da USP no Ar 1ª edição. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/a-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-apresenta-um-pano-de-fundo-socioeconomico-marcante-no-brasil/
    • Vancouver

      Di Pierro MC. A alfabetização de jovens e adultos apresenta um pano de fundo socioeconômico marcante no Brasil [Depoimento a Julio SIlva]: Maria Clara Di Pierro avalia que a violação de direitos educativos vem acompanhada da desigualdade socioeconômica [Internet]. Jornal da USP - Atualidades / Jornal da USP no Ar / Jornal da USP no Ar 1ª edição. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/a-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-apresenta-um-pano-de-fundo-socioeconomico-marcante-no-brasil/
  • Source: Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIZAÇÃO, LETRAMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. O letramento emergente lúdico pode contribuir para o aumento da alfabetização [Entrevista a Felipe Bueno]: Idmea Semeghini Siqueira explica o que é esse conceito e como essa contribuição irá ocorrer. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/o-letramento-emergente-ludico-pode-contribuir-para-o-aumento-da-alfabetizacao/. Acesso em: 08 out. 2025. , 2024
    • APA

      Semeghini-Siqueira, I. (2024). O letramento emergente lúdico pode contribuir para o aumento da alfabetização [Entrevista a Felipe Bueno]: Idmea Semeghini Siqueira explica o que é esse conceito e como essa contribuição irá ocorrer. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/radio-usp/o-letramento-emergente-ludico-pode-contribuir-para-o-aumento-da-alfabetizacao/
    • NLM

      Semeghini-Siqueira I. O letramento emergente lúdico pode contribuir para o aumento da alfabetização [Entrevista a Felipe Bueno]: Idmea Semeghini Siqueira explica o que é esse conceito e como essa contribuição irá ocorrer [Internet]. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. 2024 ;( 10 ju 2024):[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/o-letramento-emergente-ludico-pode-contribuir-para-o-aumento-da-alfabetizacao/
    • Vancouver

      Semeghini-Siqueira I. O letramento emergente lúdico pode contribuir para o aumento da alfabetização [Entrevista a Felipe Bueno]: Idmea Semeghini Siqueira explica o que é esse conceito e como essa contribuição irá ocorrer [Internet]. Jornal da USP - Atualidades - USP e Educação. 2024 ;( 10 ju 2024):[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/o-letramento-emergente-ludico-pode-contribuir-para-o-aumento-da-alfabetizacao/
  • Source: Revista paulista de pediatria. Unidade: FM

    Subjects: DESENVOLVIMENTO INFANTIL, FUNÇÃO EXECUTIVA, APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COELHO, Rachel Mocelin Dias et al. Assessment of school readiness and the importance of executive functions for learning. Revista paulista de pediatria, v. 42, 2024Tradução . . Disponível em: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/77002. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Coelho, R. M. D., Grisi, S. J. F. E., Brentani, A. V. M., & Ferrer, A. P. S. (2024). Assessment of school readiness and the importance of executive functions for learning. Revista paulista de pediatria, 42. doi:10.1590/1984-0462/2024/42/2022196
    • NLM

      Coelho RMD, Grisi SJFE, Brentani AVM, Ferrer APS. Assessment of school readiness and the importance of executive functions for learning [Internet]. Revista paulista de pediatria. 2024 ; 42[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/77002
    • Vancouver

      Coelho RMD, Grisi SJFE, Brentani AVM, Ferrer APS. Assessment of school readiness and the importance of executive functions for learning [Internet]. Revista paulista de pediatria. 2024 ; 42[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/77002
  • Source: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. Conference titles: Congresso Brasileiro de Gerontecnologia. Unidade: FMRP

    Subjects: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO

    PrivadoAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BAPTISTA, Juliana Aparecida de Brito e CASTRO, Carla da Silva Santana. Competências digitais para efetivação da educação de jovens e adultos no plano de nacional de educação. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. Porto Alegre: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2316-2171.143043. Acesso em: 08 out. 2025. , 2024
    • APA

      Baptista, J. A. de B., & Castro, C. da S. S. (2024). Competências digitais para efetivação da educação de jovens e adultos no plano de nacional de educação. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. Porto Alegre: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. doi:10.22456/2316-2171.143043
    • NLM

      Baptista JA de B, Castro C da SS. Competências digitais para efetivação da educação de jovens e adultos no plano de nacional de educação [Internet]. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. 2024 ; 29 1-6.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.22456/2316-2171.143043
    • Vancouver

      Baptista JA de B, Castro C da SS. Competências digitais para efetivação da educação de jovens e adultos no plano de nacional de educação [Internet]. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. 2024 ; 29 1-6.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.22456/2316-2171.143043
  • Unidade: FE

    Subjects: ALFABETIZAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PSICOLOGIA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TEIXEIRA, Hannah Feitosa. Alfabetização e Psicologia: um estudo da proposta de reformulação curricular e das práticas de leitura e escrita no Programa Mais Educação São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01062023-112116/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Teixeira, H. F. (2023). Alfabetização e Psicologia: um estudo da proposta de reformulação curricular e das práticas de leitura e escrita no Programa Mais Educação São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01062023-112116/
    • NLM

      Teixeira HF. Alfabetização e Psicologia: um estudo da proposta de reformulação curricular e das práticas de leitura e escrita no Programa Mais Educação São Paulo [Internet]. 2023 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01062023-112116/
    • Vancouver

      Teixeira HF. Alfabetização e Psicologia: um estudo da proposta de reformulação curricular e das práticas de leitura e escrita no Programa Mais Educação São Paulo [Internet]. 2023 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01062023-112116/
  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, DESIGN, TIPOGRAFIA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CLARO, Sushila Vieira. Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Claro, S. V. (2023). Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/
    • NLM

      Claro SV. Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente [Internet]. 2023 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/
    • Vancouver

      Claro SV. Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente [Internet]. 2023 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/
  • Source: Água e sustentabilidade: bases conceituais para o ensino das Ciências Ambientais. Unidades: ESALQ, Interunidades em Ecologia Aplicada

    Subjects: ÁGUA, ALFABETIZAÇÃO, CIÊNCIA AMBIENTAL, SALA DE AULA, SUSTENTABILIDADE

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MASSABNI, Vânia Galindo e RIBEIRO FILHO, Marcelo Soares. Aprender a ensinar sobre água: da alfabetização científica à sala de aula. Água e sustentabilidade: bases conceituais para o ensino das Ciências Ambientais. Tradução . São Paulo: Com-Arte, 2023. . Disponível em: http://www.profciamb.eesc.usp.br/wp-content/uploads/2023/03/Agua-e-Sustentabilidade-Bases-Conceituais-para-o-Ensino-das-Ciencias-Ambientais_-Vol1.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Massabni, V. G., & Ribeiro Filho, M. S. (2023). Aprender a ensinar sobre água: da alfabetização científica à sala de aula. In Água e sustentabilidade: bases conceituais para o ensino das Ciências Ambientais. São Paulo: Com-Arte. Recuperado de http://www.profciamb.eesc.usp.br/wp-content/uploads/2023/03/Agua-e-Sustentabilidade-Bases-Conceituais-para-o-Ensino-das-Ciencias-Ambientais_-Vol1.pdf
    • NLM

      Massabni VG, Ribeiro Filho MS. Aprender a ensinar sobre água: da alfabetização científica à sala de aula [Internet]. In: Água e sustentabilidade: bases conceituais para o ensino das Ciências Ambientais. São Paulo: Com-Arte; 2023. [citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.profciamb.eesc.usp.br/wp-content/uploads/2023/03/Agua-e-Sustentabilidade-Bases-Conceituais-para-o-Ensino-das-Ciencias-Ambientais_-Vol1.pdf
    • Vancouver

      Massabni VG, Ribeiro Filho MS. Aprender a ensinar sobre água: da alfabetização científica à sala de aula [Internet]. In: Água e sustentabilidade: bases conceituais para o ensino das Ciências Ambientais. São Paulo: Com-Arte; 2023. [citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.profciamb.eesc.usp.br/wp-content/uploads/2023/03/Agua-e-Sustentabilidade-Bases-Conceituais-para-o-Ensino-das-Ciencias-Ambientais_-Vol1.pdf

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025