Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental (2015)
- Autores:
- Autores USP: WERTZNER, HAYDÉE FISZBEIN - FM ; CARNIO, MARIA SILVIA - FM ; SOARES, APARECIDO JOSÉ COUTO - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/2317-1782/20152014193
- Assuntos: LEITURA; LIGUAGEM; ESCOLARIZAÇÃO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Caracterizar o perfil de acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental, considerando a extensão e a estrutura silábica das palavras. Métodos: Participaram deste estudo 29 crianças do terceiro ano e 28 do quarto ano do ensino fundamental, com média de idade de 8:5 e 9:3, respectivamente e que não apresentassem alterações de leitura e escrita. Todos os sujeitos realizaram a leitura oral de textos adequados para sua faixa escolar, que foram caracterizados quanto à frequência das diferentes extensões de palavras e estrutura silábica. Analisou-se o desempenho dos sujeitos na leitura conforme a porcentagem de acertos em função da extensão da palavra e da estrutura silábica. Os dados foram submetidos à análise estatística. Resultados: Verificou-se que a variabilidade das porcentagens de acertos aumentou em função da extensão das palavras, com maior incidência de erros nos escolares do terceiro ano. Observou-se também melhor acurácia de leitura dos estudantes do quarto ano em relação à extensão da palavra e à estrutura silábica. A análise de variância com medidas repetidas apontou efeito de interação entre ambos os grupos e as variáveis estudadas. Conclusão: O presente estudo mostrou evidências de que a extensão da palavra é um fator determinante para a aquisição da acurácia de leitura no Português Brasileiro. Os dados indicaram ainda que a leitura de palavras com estrutura silábica diferente do padrão mais comum da língua portuguesa é mais difícil de ser realizada por crianças com menos tempo de escolarização
- Imprenta:
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SOARES, Aparecido José Couto e CÁRNIO, Maria Silvia e WERTZNER, Haydée Fiszbein. Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental. CoDAS, v. 27, n. 3, p. 242-247, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014193. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Soares, A. J. C., Cárnio, M. S., & Wertzner, H. F. (2015). Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental. CoDAS, 27( 3), 242-247. doi:10.1590/2317-1782/20152014193 -
NLM
Soares AJC, Cárnio MS, Wertzner HF. Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental [Internet]. CoDAS. 2015 ; 27( 3): 242-247.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014193 -
Vancouver
Soares AJC, Cárnio MS, Wertzner HF. Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental [Internet]. CoDAS. 2015 ; 27( 3): 242-247.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014193 - A relevância da medida de sílabas por minuto na avaliação da velocidade de leitura
- A relevância do vocabulário receptivo na compreensão leitora
- Estímulos Visuais e Produção Escrita de Escolares com e sem Queixas de Alterações na Escrita
- Práticas de narrativas escritas em estudantes do ensino fundamental
- Estímulos visuais e produção escrita de surdos sinalizadores
- O papel da consciência fonológica na compreensão leitora
- Consciência fonêmica em escolares antes e após oficinas de linguagem
- Leitura no deficiente auditivo: reflexoes em torno da tecnica de cloze
- Efetividade de terapia fonoaudiológica em leitura e escrita com surdos: relato de um caso
- Consciência fonêmica, nomeação automática rápida e velocidade de leitura em escolares do ensino fundamental
Informações sobre o DOI: 10.1590/2317-1782/20152014193 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas