O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar (2012)
- Autores:
- Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ESTRESSE; CRIANÇAS; RENDIMENTO ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre baixo desempenho escolar e nível de estresse em alunos do 4º ano do Ensino fundamental. Participaram deste estudo 27 escolares do 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Mogi Guaçu-SP, de ambos os sexos, entre 9 e 10 anos de idade. Todos os escolares foram submetidos ao Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os escolares que apresentaram desempenho inferior no TDE foram submetidos à Escala do Inventário de Stress Infantil (ISS-I), para avaliar o nível de estresse nas quatro dimensões: física, psicológica, psicológica com componentes depressivos e psicofisiológicas. Assim, seis escolares com baixo desempenho escolar responderam ao ISS-I. Dessa forma, não houve sinais significativos de estresse, porém os sintomas psicológicos com componentes depressivos foram prevalentes: não ter vontade de fazer as coisas; ter ficado tímido e envergonhado; as mãos ficarem suadas e não ter fome. Em seguida, observaram-se as reações psicológicas: ficar preocupado com coisas ruins que podem acontecer; se achar feio, ruim, não conseguir aprender as coisas e sentir muito sono. O terceiro componente mais frequente foram as reações físicas: ter andado muito esquecido; o coração bater depressa, mesmo quando não corre ou pula e brigar com a família em casa. A verificação da relação entre o nível de estresse em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foi relevante, pois demonstrou que fatores emocionais podem interferir no desempenho acadêmico. Saber identificar e tratar o problema é muito importante para a prevenção de prejuízos comportamentais que possam atingir os escolares e suas famílias, refletindo no aprendizado.Ressalta-se a necessidade de mais pesquisas na área, a fim de propiciar a redução dos problemas emocionais, e para que as crianças com tais problemas tenham condições de desenvolver habilidades de enfrentamento para a redução dos sintomas e melhoria do aprendizado.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
RIBEIRO, Maria de Lourdes et al. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Ribeiro, M. de L., Gonçalves, T. dos S., Lima, R. F. de, & Crenitte, P. A. P. (2012). O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Ribeiro M de L, Gonçalves T dos S, Lima RF de, Crenitte PAP. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. Anais. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Ribeiro M de L, Gonçalves T dos S, Lima RF de, Crenitte PAP. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. Anais. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] - Análise do desempenho nas provas de consciência fonológica de alunos de segunda, terceira e quarta séries com baixo desempenho em leitura e escrita
- Caracterização dos erros ortográficos em sujeitos com fracasso escolar
- Aspectos genéticos da linguagem escrita
- Uso das convenções contextuais na elaboração de redação de crianças com distúrbios de aprendizagem
- Conhecimento dos professores, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas públicas, quanto ao distúrbio da linguagem escrita
- Avaliação clínica no diagnóstico diferencial do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): relato de um caso
- Comparação do desempenho ortográfico de escolares de escolas particulares de Bauru/SP e de Porto Alegre/RS
- Sinais de stress infantil em escolares com e sem transtorno de aprendizagem
- Development and evaluation of interactive educational material on the orientation of elementary school teachers about learning disorders
- Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia: relato de caso
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas