Avaliação das habilidades auditivas em indivíduos portadores de distúrbio de leitura escrita (DLE) e distúrbio de aprendizagem (DA) (2000)
- Authors:
- USP affiliated authors: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB ; ALVARENGA, KATIA DE FREITAS - FOB
- Unidade: FOB
- Assunto: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Indivíduos portadores de perda auditiva usualmente apresentam dificuldades escolares em decorrência do déficit auditivo. do mesmo modo. a literatura sugere que alguns dos indivíduos ouvintes normais com história de dificuldade acadêmica apresentam este quadro por defasagem em habilidades auditivas. Este estudo analisou diferentes habilidades auditivas em indivíduos ouvintes normais portadores de DLE e DA. a fim de fornecer informações que auxiliarão no planejamento do processo de reabilitação. Participaram do estudo 20 indivíduos com idade média de 13,8 anos, sendo 6 do sexo feminino e 14 do masculino. Foram considerados tanto aspectos do comportamento auditivo. observados e colhidos em anamnese. como a avaliação utilizando testes de fala de escuta monótica e dicótica de baixa redundância. Os resultados mostraram que todos os indivíduos da amostra apresentaram déficits em, ao menos, uma das habilidades avaliadas. evidenciados nos testes específicos e/ou na observação do comportamento auditivo. Foi possível concluir. assim, que as habilidades auditivas estão defasadas em ambos os grupos. porém com características próprias a cada um. Os dados demonstram a necessidade de estimulação fonoaudiológica direcionada à função auditiva. para melhor rendimento escolar e evolução do quadro apresentado.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
SOUSA, N L e CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro e ALVARENGA, Kátia de Freitas. Avaliação das habilidades auditivas em indivíduos portadores de distúrbio de leitura escrita (DLE) e distúrbio de aprendizagem (DA). 2000, Anais.. Bauru: HRAC-USP, 2000. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/63a5a6f8-8574-4a51-a3c6-58bfd4775455/1106512.PDF. Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Sousa, N. L., Crenitte, P. A. P., & Alvarenga, K. de F. (2000). Avaliação das habilidades auditivas em indivíduos portadores de distúrbio de leitura escrita (DLE) e distúrbio de aprendizagem (DA). In Anais. Bauru: HRAC-USP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/63a5a6f8-8574-4a51-a3c6-58bfd4775455/1106512.PDF -
NLM
Sousa NL, Crenitte PAP, Alvarenga K de F. Avaliação das habilidades auditivas em indivíduos portadores de distúrbio de leitura escrita (DLE) e distúrbio de aprendizagem (DA) [Internet]. Anais. 2000 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/63a5a6f8-8574-4a51-a3c6-58bfd4775455/1106512.PDF -
Vancouver
Sousa NL, Crenitte PAP, Alvarenga K de F. Avaliação das habilidades auditivas em indivíduos portadores de distúrbio de leitura escrita (DLE) e distúrbio de aprendizagem (DA) [Internet]. Anais. 2000 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/63a5a6f8-8574-4a51-a3c6-58bfd4775455/1106512.PDF - Aplicabilidade dos potenciais evocados auditivos corticais na remediação em escolares com distúrbio de aprendizagem
- Remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento: aplicação do P300 como indicador de evolução terapeutica
- Remediação fonológica associada à leitura e escrita em escolares com distúrbio de aprendizagem: aplicabilidade do PEAC
- Relação entre habilidades do processamento fonológico e P300
- Remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento: aplicação do P300 como indicador de evolução terapêutica
- Análise do desempenho nas provas de consciência fonológica de alunos de segunda, terceira e quarta séries com baixo desempenho em leitura e escrita
- Caracterização dos erros ortográficos em sujeitos com fracasso escolar
- Aspectos genéticos da linguagem escrita
- Uso das convenções contextuais na elaboração de redação de crianças com distúrbios de aprendizagem
- Conhecimento dos professores, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas públicas, quanto ao distúrbio da linguagem escrita
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
1106512.PDF |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas