As ações na atividade educativa (2000)
- Authors:
- Autor USP: BERNARDES, MARIA ELIZA MATTOSINHO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: PRÁTICA DE ENSINO; DIDÁTICA
- Language: Português
- Abstract: A necessidade de investigar o conjunto de ações e operações que norteassem a organização de ensino, através de atividades orientadas de ensino, levou a autora a definir o que se chama de modos de ação . A partir da teoria da atividade,procurou-se explicitar o desenvolvimento dos alunos nos aspectos cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo. A análise de atividades de ensino de Geometria, na terceira série do ensino fundamental, retrata o percurso de investigação sobre aconstrução das ações dos sujeitos em situações compartilhadas de ensino. Através da análise do discurso presente nas elaborações interpessoais, apontou-se diferentes noções do pensamento dos sujeitos decorrentes de ações dialógicas. Tais noçõessão identificadas a partir das diferentes relações entre sentido e significado da palavra na construção do conceito. A análise das enunciações dos alunos foi feita tendo por base: a) o registro em vídeo das ações dos alunos em sala de aula, noque chamou-se de episódios de ensino, caracterizados por momentos que demonstram alterações nas elaborações dos alunos; b) análise documental a partir das anotações dos alunos feitas nas atividades. Como resultados da pesquisa, foramidentificadas ações construídas pelos participantes, fruto das necessidades coletivas, evidenciadas no processo de dialetização dos conceitos
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.08.2000
-
ABNT
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. As ações na atividade educativa. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Bernardes, M. E. M. (2000). As ações na atividade educativa (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bernardes MEM. As ações na atividade educativa. 2000 ;[citado 2024 set. 20 ] -
Vancouver
Bernardes MEM. As ações na atividade educativa. 2000 ;[citado 2024 set. 20 ] - Contribuições da psicologia histórico-cultural para a psicoterapia
- O método de investigação na psicologia histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano
- O pensamento na atividade prática: implicações no processo pedagógico
- Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem
- A condicionalidade de educação dos programas de transferência de renda: uma análise crítica do programa Bolsa Família
- A atividade pedagógica na educação básica: a apropriação dos conceitos científicos
- O método na teoria histórico-cultural: a pesquisa sobre a relação indivíduo-generecidade na educação
- The appropriation of culture and psychological development: contributions of historical-cultural psychology for child education
- Las artes en la educación plena e integral del desarrollo psíquico humano
- Desdobramentos da Pandemia Covid: 19 na educação formal: uma análise da unidade afeto-cognição
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas