Filtros : "MÚSICA" "EDUCAÇÃO MUSICAL" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: FE

    Subjects: MÚSICA, INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALVES, Isabel Cristina. Música no desenvolvimento integral infantil: práticas criativas com crianças de 4 a 6 anos. 2025. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-17072025-095320/. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Alves, I. C. (2025). Música no desenvolvimento integral infantil: práticas criativas com crianças de 4 a 6 anos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-17072025-095320/
    • NLM

      Alves IC. Música no desenvolvimento integral infantil: práticas criativas com crianças de 4 a 6 anos [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-17072025-095320/
    • Vancouver

      Alves IC. Música no desenvolvimento integral infantil: práticas criativas com crianças de 4 a 6 anos [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-17072025-095320/
  • Source: Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. Unidade: IME

    Subjects: ACÚSTICA MUSICAL, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, MATEMÁTICA, FÍSICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEREIRA, Rafael Andrade e ABDOUNUR, Oscar João. Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual. Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. Tradução . São Paulo: Científica Digital, 2025. . Disponível em: https://doi.org/10.37885/250319056. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Pereira, R. A., & Abdounur, O. J. (2025). Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual. In Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. São Paulo: Científica Digital. doi:10.37885/250319056
    • NLM

      Pereira RA, Abdounur OJ. Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual [Internet]. In: Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. São Paulo: Científica Digital; 2025. [citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.37885/250319056
    • Vancouver

      Pereira RA, Abdounur OJ. Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual [Internet]. In: Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. São Paulo: Científica Digital; 2025. [citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.37885/250319056
  • Source: Revista de Graduação da USP. Conference titles: Congresso de Graduação da USP. Unidade: ECA

    Subjects: GRADUAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE CULTURAL, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BALLESTERO, Ricardo e SANCHO, Helena de Rezende Campos. Fomentando a inclusão, o pertencimento e a interculturalidade na pedagogia musical na graduação: um estudo de práticas e experiências. Revista de Graduação da USP. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003257978.pdf. Acesso em: 16 nov. 2025. , 2025
    • APA

      Ballestero, R., & Sancho, H. de R. C. (2025). Fomentando a inclusão, o pertencimento e a interculturalidade na pedagogia musical na graduação: um estudo de práticas e experiências. Revista de Graduação da USP. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003257978.pdf
    • NLM

      Ballestero R, Sancho H de RC. Fomentando a inclusão, o pertencimento e a interculturalidade na pedagogia musical na graduação: um estudo de práticas e experiências [Internet]. Revista de Graduação da USP. 2025 ;( ju 2025): 211.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003257978.pdf
    • Vancouver

      Ballestero R, Sancho H de RC. Fomentando a inclusão, o pertencimento e a interculturalidade na pedagogia musical na graduação: um estudo de práticas e experiências [Internet]. Revista de Graduação da USP. 2025 ;( ju 2025): 211.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003257978.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, INSTRUMENTOS MUSICAIS, EDUCAÇÃO MUSICAL, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, CLARINETA, DECOLONIALIDADE, CONTEMPORANEIDADE, CRIAÇÃO ARTÍSTICA

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Jéssica Gubert. A clarinetista na contemporaneidade brasileira: estratégias decoloniais de ensino e performance musical. 2025. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-132907. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Silva, J. G. (2025). A clarinetista na contemporaneidade brasileira: estratégias decoloniais de ensino e performance musical (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-132907
    • NLM

      Silva JG. A clarinetista na contemporaneidade brasileira: estratégias decoloniais de ensino e performance musical [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-132907
    • Vancouver

      Silva JG. A clarinetista na contemporaneidade brasileira: estratégias decoloniais de ensino e performance musical [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-132907
  • Unidade: ECA

    Subjects: MULHERES NA ARTE, MÚSICA, INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE DISCOS, RELAÇÕES DE GÊNERO, COMPOSIÇÃO MUSICAL, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, CRIAÇÃO ARTÍSTICA, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GUIMARÃES, Klissy Kely. Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens. 2025. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Guimarães, K. K. (2025). Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538
    • NLM

      Guimarães KK. Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538
    • Vancouver

      Guimarães KK. Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538
  • Source: Educação em Análise. Unidade: ECA

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RAMOS, Marco Antonio da Silva e HAMMERER, Mariana Ferraz Simões. Ensinando o professor não especialista a ensinar música: experiências de formação continuada. Educação em Análise, v. 9, n. abr./ju 2024, p. 482-498, 2024Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p482. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Ramos, M. A. da S., & Hammerer, M. F. S. (2024). Ensinando o professor não especialista a ensinar música: experiências de formação continuada. Educação em Análise, 9( abr./ju 2024), 482-498. doi:10.5433/1984-7939.2024v9n2p482
    • NLM

      Ramos MA da S, Hammerer MFS. Ensinando o professor não especialista a ensinar música: experiências de formação continuada [Internet]. Educação em Análise. 2024 ; 9( abr./ju 2024): 482-498.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p482
    • Vancouver

      Ramos MA da S, Hammerer MFS. Ensinando o professor não especialista a ensinar música: experiências de formação continuada [Internet]. Educação em Análise. 2024 ; 9( abr./ju 2024): 482-498.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p482
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LOPES, Kainan Belato Ferreira. Processos avaliativos na educação musical conservatorial de Minas Gerais: delimitando contextos e práticas. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-27032025-110804. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Lopes, K. B. F. (2024). Processos avaliativos na educação musical conservatorial de Minas Gerais: delimitando contextos e práticas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-27032025-110804
    • NLM

      Lopes KBF. Processos avaliativos na educação musical conservatorial de Minas Gerais: delimitando contextos e práticas [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-27032025-110804
    • Vancouver

      Lopes KBF. Processos avaliativos na educação musical conservatorial de Minas Gerais: delimitando contextos e práticas [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-27032025-110804
  • Source: Revista Vórtex. Unidade: ECA

    Subjects: INSTRUMENTOS MUSICAIS, PIANO, EDUCAÇÃO MUSICAL, COMPOSIÇÃO MUSICAL, MÚSICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PENHA, Gustavo Rodrigues e FERRAZ, Sílvio. Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico. Revista Vórtex, v. 12, p. 1-35, 2024Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Penha, G. R., & Ferraz, S. (2024). Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico. Revista Vórtex, 12, 1-35. doi:10.33871/vortex.2024.12.8398
    • NLM

      Penha GR, Ferraz S. Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico [Internet]. Revista Vórtex. 2024 ; 12 1-35.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
    • Vancouver

      Penha GR, Ferraz S. Brincar, tocar, experimentar, criar: “Jatékók” de György Kurtág e o fazer musical lúdico [Internet]. Revista Vórtex. 2024 ; 12 1-35.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8398
  • Source: O Mosaico nº 25. Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, IMPROVISAÇÃO (MÚSICA), EDUCAÇÃO MUSICAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Rogério Luiz Moraes. A improvisação musical como ação política. O Mosaico nº 25, v. 17, n. 2, p. 80-98, 2023Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8172. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Costa, R. L. M. (2023). A improvisação musical como ação política. O Mosaico nº 25, 17( 2), 80-98. doi:10.33871/21750769.2023.17.2.8172
    • NLM

      Costa RLM. A improvisação musical como ação política [Internet]. O Mosaico nº 25. 2023 ; 17( 2): 80-98.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8172
    • Vancouver

      Costa RLM. A improvisação musical como ação política [Internet]. O Mosaico nº 25. 2023 ; 17( 2): 80-98.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8172
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, MÚSICA ANTIGA, EDUCAÇÃO MUSICAL, RETÓRICA, JESUÍTAS, COMPANHIA DE JESUS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GRIMAN, Caio Amadatsu. A educação jesuítica e o desenvolvimento da música austríaca durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705). 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-01042024-123016. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Griman, C. A. (2023). A educação jesuítica e o desenvolvimento da música austríaca durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-01042024-123016
    • NLM

      Griman CA. A educação jesuítica e o desenvolvimento da música austríaca durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705) [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-01042024-123016
    • Vancouver

      Griman CA. A educação jesuítica e o desenvolvimento da música austríaca durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705) [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-01042024-123016
  • Source: Diálogos interdisciplinares em música. Unidade: FFCLRP

    Subjects: MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL

    PrivadoHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CASTRO, Marcos Câmara de. "La más dócil de las formas del tiempo": a música nos versos de Jorge Luís Borges. Diálogos interdisciplinares em música. Tradução . São Paulo: Musa, 2022. p. 278 . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/eb4b12bb-4f48-41d8-a8fa-9476ce1833fa/003088035.pdf. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Castro, M. C. de. (2022). "La más dócil de las formas del tiempo": a música nos versos de Jorge Luís Borges. In Diálogos interdisciplinares em música (p. 278 ). São Paulo: Musa. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/eb4b12bb-4f48-41d8-a8fa-9476ce1833fa/003088035.pdf
    • NLM

      Castro MC de. "La más dócil de las formas del tiempo": a música nos versos de Jorge Luís Borges [Internet]. In: Diálogos interdisciplinares em música. São Paulo: Musa; 2022. p. 278 .[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/eb4b12bb-4f48-41d8-a8fa-9476ce1833fa/003088035.pdf
    • Vancouver

      Castro MC de. "La más dócil de las formas del tiempo": a música nos versos de Jorge Luís Borges [Internet]. In: Diálogos interdisciplinares em música. São Paulo: Musa; 2022. p. 278 .[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/eb4b12bb-4f48-41d8-a8fa-9476ce1833fa/003088035.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MEMÓRIA CULTURAL, PATRIMÔNIO CULTURAL, BANDA DE MÚSICA, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TORELLO, Adriana Domingues. A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Torello, A. D. (2022). A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
    • NLM

      Torello AD. A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
    • Vancouver

      Torello AD. A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-120740
  • Source: Culture & Psychology. Unidade: FFCLRP

    Subjects: APRENDIZAGEM, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, LINGUAGEM

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Bianca Viana Monteiro da e SULPICIO, Eliana Cecília Maggioni Gugliemetti e ANDRADE, Joana de Jesus de. Attention operation and language in the learning process in a music lesson. Culture & Psychology, v. 28, n. 4, p. 452-474, 2022Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1177/1354067X221097612. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Silva, B. V. M. da, Sulpicio, E. C. M. G., & Andrade, J. de J. de. (2022). Attention operation and language in the learning process in a music lesson. Culture & Psychology, 28( 4), 452-474. doi:10.1177/1354067X221097612
    • NLM

      Silva BVM da, Sulpicio ECMG, Andrade J de J de. Attention operation and language in the learning process in a music lesson [Internet]. Culture & Psychology. 2022 ; 28( 4): 452-474.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.1177/1354067X221097612
    • Vancouver

      Silva BVM da, Sulpicio ECMG, Andrade J de J de. Attention operation and language in the learning process in a music lesson [Internet]. Culture & Psychology. 2022 ; 28( 4): 452-474.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.1177/1354067X221097612
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, ARTE-EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE, SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PODESTÁ, Nathan Tejada de. Formação musical sob as perspectivas da complexidade: fundamentos para uma análise crítica sobre possibilidades formativas nas sociedades digitais. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-150823. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Podestá, N. T. de. (2022). Formação musical sob as perspectivas da complexidade: fundamentos para uma análise crítica sobre possibilidades formativas nas sociedades digitais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-150823
    • NLM

      Podestá NT de. Formação musical sob as perspectivas da complexidade: fundamentos para uma análise crítica sobre possibilidades formativas nas sociedades digitais [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-150823
    • Vancouver

      Podestá NT de. Formação musical sob as perspectivas da complexidade: fundamentos para uma análise crítica sobre possibilidades formativas nas sociedades digitais [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-150823
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, APRECIAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, RECEPÇÃO, TECNOLOGIA MUSICAL

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NICOLETTI, Daniela Amaral Rodrigues. O ouvinte criativo e as tecnologias sonoras na era digital: perspectivas para uma construção dialógica da escuta na escola do século XXI. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-01112023-161347. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Nicoletti, D. A. R. (2022). O ouvinte criativo e as tecnologias sonoras na era digital: perspectivas para uma construção dialógica da escuta na escola do século XXI (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-01112023-161347
    • NLM

      Nicoletti DAR. O ouvinte criativo e as tecnologias sonoras na era digital: perspectivas para uma construção dialógica da escuta na escola do século XXI [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-01112023-161347
    • Vancouver

      Nicoletti DAR. O ouvinte criativo e as tecnologias sonoras na era digital: perspectivas para uma construção dialógica da escuta na escola do século XXI [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-01112023-161347
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, COMPOSIÇÃO MUSICAL, MÚSICA INSTRUMENTAL, CRIAÇÃO COLETIVA, CRIANÇAS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MOURÃO, Gabriel Alves de Souza. A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25092023-094242. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Mourão, G. A. de S. (2022). A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25092023-094242
    • NLM

      Mourão GA de S. A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25092023-094242
    • Vancouver

      Mourão GA de S. A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-25092023-094242
  • Source: Anais. Conference titles: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Unidade: ECA

    Subjects: COMPOSIÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA

    PrivadoAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREITAS, Luísa Campelo de e MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. O educador no compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst. 2022, Anais.. Natal: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003111955.pdf. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Freitas, L. C. de, & Moreira, A. L. da C. (2022). O educador no compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst. In Anais. Natal: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003111955.pdf
    • NLM

      Freitas LC de, Moreira AL da C. O educador no compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst [Internet]. Anais. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003111955.pdf
    • Vancouver

      Freitas LC de, Moreira AL da C. O educador no compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst [Internet]. Anais. 2022 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003111955.pdf
  • Source: Canal YouTube USP Filarmônica Rubens Russomanno Ricciardi. Unidade: FFCLRP

    Subjects: MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, INSTRUMENTO MUSICAL DE PERCUSSÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CASTRO, Marcos Câmara de e GOHN, Daniel. Educação musical a distância. Canal YouTube USP Filarmônica Rubens Russomanno Ricciardi. Ribeirão Preto: FFCLRP-USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cCAVhKtBh24. Acesso em: 16 nov. 2025. , 2021
    • APA

      Castro, M. C. de, & Gohn, D. (2021). Educação musical a distância. Canal YouTube USP Filarmônica Rubens Russomanno Ricciardi. Ribeirão Preto: FFCLRP-USP. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=cCAVhKtBh24
    • NLM

      Castro MC de, Gohn D. Educação musical a distância [Internet]. Canal YouTube USP Filarmônica Rubens Russomanno Ricciardi. 2021 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=cCAVhKtBh24
    • Vancouver

      Castro MC de, Gohn D. Educação musical a distância [Internet]. Canal YouTube USP Filarmônica Rubens Russomanno Ricciardi. 2021 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=cCAVhKtBh24
  • Unidade: ECA

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, ENSINO MÉDIO, CANÇÃO, MÚSICA POPULAR

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LOTITO, Paulo Padilha. Canção brasileira no programa curricular do ensino médio: relato da experiência de um professor especialista de Música. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23082021-230157/. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Lotito, P. P. (2021). Canção brasileira no programa curricular do ensino médio: relato da experiência de um professor especialista de Música (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23082021-230157/
    • NLM

      Lotito PP. Canção brasileira no programa curricular do ensino médio: relato da experiência de um professor especialista de Música [Internet]. 2021 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23082021-230157/
    • Vancouver

      Lotito PP. Canção brasileira no programa curricular do ensino médio: relato da experiência de um professor especialista de Música [Internet]. 2021 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23082021-230157/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: MÚSICA, EVENTO MUSICAL, EDUCAÇÃO MUSICAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BOMFIM, Cássia Carrascoza. Encontro Veredas Musicais do LaFlauta, 3. . Ribeirão Preto: FFCLRP-USP. . Acesso em: 16 nov. 2025. , 2021
    • APA

      Bomfim, C. C. (2021). Encontro Veredas Musicais do LaFlauta, 3. Ribeirão Preto: FFCLRP-USP.
    • NLM

      Bomfim CC. Encontro Veredas Musicais do LaFlauta, 3. 2021 ;[citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Bomfim CC. Encontro Veredas Musicais do LaFlauta, 3. 2021 ;[citado 2025 nov. 16 ]

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025