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  • Source: Educação em Revista. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL, CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL, CURRÍCULOS E PROGRAMAS, ANÁLISE DO DISCURSO

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    • ABNT

      GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção e PIETRI, Emerson de e SASSERON, Lúcia Helena. Modelos de professor e aluno sustentados em documentos oficiais: dos pcns à bncc. Educação em Revista, v. 37, 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469825551. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Galian, C. V. A., Pietri, E. de, & Sasseron, L. H. (2021). Modelos de professor e aluno sustentados em documentos oficiais: dos pcns à bncc. Educação em Revista, 37. doi:10.1590/0102-469825551
    • NLM

      Galian CVA, Pietri E de, Sasseron LH. Modelos de professor e aluno sustentados em documentos oficiais: dos pcns à bncc [Internet]. Educação em Revista. 2021 ;37[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0102-469825551
    • Vancouver

      Galian CVA, Pietri E de, Sasseron LH. Modelos de professor e aluno sustentados em documentos oficiais: dos pcns à bncc [Internet]. Educação em Revista. 2021 ;37[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0102-469825551
  • Source: Escritos sobre politicas publicas em educação. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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    • ABNT

      ARELARO, Lisete Regina Gomes. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendência. Escritos sobre politicas publicas em educação. Tradução . São Paulo, SP: Feusp, 2020. . Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587047027. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Arelaro, L. R. G. (2020). O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendência. In Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp. doi:10.11606/9786587047027
    • NLM

      Arelaro LRG. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendência [Internet]. In: Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp; 2020. [citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587047027
    • Vancouver

      Arelaro LRG. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendência [Internet]. In: Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp; 2020. [citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587047027
  • Source: Escritos sobre politicas publicas em educação. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

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    • ABNT

      MORAES, Carmen Sylvia Vidigal e TAMBERLINI, Angela Rabello Maciel de Barros. Lisete Arelaro: esperança e utopia. Escritos sobre politicas publicas em educação. Tradução . São Paulo, SP: Feusp, 2020. . Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587047027. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Moraes, C. S. V., & Tamberlini, A. R. M. de B. (2020). Lisete Arelaro: esperança e utopia. In Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp. doi:10.11606/9786587047027
    • NLM

      Moraes CSV, Tamberlini ARM de B. Lisete Arelaro: esperança e utopia [Internet]. In: Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp; 2020. [citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587047027
    • Vancouver

      Moraes CSV, Tamberlini ARM de B. Lisete Arelaro: esperança e utopia [Internet]. In: Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp; 2020. [citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587047027
  • Source: Escritos sobre politicas publicas em educação. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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    • ABNT

      ARELARO, Lisete Regina Gomes. A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? Escritos sobre politicas publicas em educação. Tradução . São Paulo, SP: Feusp, 2020. . Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587047027. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Arelaro, L. R. G. (2020). A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? In Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp. doi:10.11606/9786587047027
    • NLM

      Arelaro LRG. A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? [Internet]. In: Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp; 2020. [citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587047027
    • Vancouver

      Arelaro LRG. A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? [Internet]. In: Escritos sobre politicas publicas em educação. São Paulo, SP: Feusp; 2020. [citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587047027
  • Source: A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

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    • ABNT

      A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. Curitiba: CRV. . Acesso em: 15 nov. 2024. , 2019
    • APA

      A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. (2019). A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. Curitiba: CRV.
    • NLM

      A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. 2019 ;[citado 2024 nov. 15 ]
    • Vancouver

      A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. A BNCC da educação infantil ao ensino fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental. 2019 ;[citado 2024 nov. 15 ]
  • Source: Cadernos Cedes. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS

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    • ABNT

      ARELARO, Lisete Regina Gomes. A quem interessa a antecipação do ensino fundamental?. Cadernos Cedes, v. 37, n. 102, p. 155-178, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017173594. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Arelaro, L. R. G. (2017). A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? Cadernos Cedes, 37( 102), 155-178. doi:10.1590/CC0101-32622017173594
    • NLM

      Arelaro LRG. A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? [Internet]. Cadernos Cedes. 2017 ; 37( 102): 155-178.[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017173594
    • Vancouver

      Arelaro LRG. A quem interessa a antecipação do ensino fundamental? [Internet]. Cadernos Cedes. 2017 ; 37( 102): 155-178.[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017173594
  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO FUNDAMENTAL

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    • ABNT

      MELO, Wolney Candido de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Melo, W. C. de. (2017). Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
    • NLM

      Melo WC de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
    • Vancouver

      Melo WC de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
  • Source: Zero-a-Seis. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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    • ABNT

      ARELARO, Lisete Regina Gomes. Avaliação das políticas de educação infantil no Brasil: avanços e retrocessos. Zero-a-Seis, v. 19, n. 36 p. 206-222, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p206. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Arelaro, L. R. G. (2017). Avaliação das políticas de educação infantil no Brasil: avanços e retrocessos. Zero-a-Seis, 19( 36 p. 206-222). doi:10.5007/1980-4512.2017v19n36p206
    • NLM

      Arelaro LRG. Avaliação das políticas de educação infantil no Brasil: avanços e retrocessos [Internet]. Zero-a-Seis. 2017 ; 19( 36 p. 206-222):[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p206
    • Vancouver

      Arelaro LRG. Avaliação das políticas de educação infantil no Brasil: avanços e retrocessos [Internet]. Zero-a-Seis. 2017 ; 19( 36 p. 206-222):[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p206
  • Source: Em aberto. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, PESQUISA CIENTÍFICA

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    • ABNT

      FREITAS, Pâmela Felix e SIQUEIRA, Valéria e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial. Em aberto, v. 29, n. 99, p. 153-174, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.*25p. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Freitas, P. F., Siqueira, V., & Alavarse, O. M. (2016). O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial. Em aberto, 29( 99), 153-174. doi:10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p
    • NLM

      Freitas PF, Siqueira V, Alavarse OM. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial [Internet]. Em aberto. 2016 ; 29( 99): 153-174.[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.*25p
    • Vancouver

      Freitas PF, Siqueira V, Alavarse OM. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial [Internet]. Em aberto. 2016 ; 29( 99): 153-174.[citado 2024 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.*25p
  • Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DE ENSINO, POLÍTICA EDUCACIONAL, REFORMA DO ENSINO

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    • ABNT

      PUGLIESE, Ebe Camargo. Implantação do ensino fundamental de nove anos e mudança educacional: estudo de duas experiências escolares no município de Taubaté/SP. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01072016-102714/. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Pugliese, E. C. (2016). Implantação do ensino fundamental de nove anos e mudança educacional: estudo de duas experiências escolares no município de Taubaté/SP (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01072016-102714/
    • NLM

      Pugliese EC. Implantação do ensino fundamental de nove anos e mudança educacional: estudo de duas experiências escolares no município de Taubaté/SP [Internet]. 2016 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01072016-102714/
    • Vancouver

      Pugliese EC. Implantação do ensino fundamental de nove anos e mudança educacional: estudo de duas experiências escolares no município de Taubaté/SP [Internet]. 2016 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01072016-102714/
  • Source: História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-70). Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, CRIATIVIDADE (EDUCAÇÃO), POLÍTICA EDUCACIONAL, MEMÓRIA (EDUCAÇÃO)

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    • ABNT

      BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Este livro apresenta a história de uma experiência escolar, a dos ginásios vocacionais de São Paulo.. [Prefácio]. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-70). Curitiba: Appris. . Acesso em: 15 nov. 2024. , 2014
    • APA

      Bittencourt, C. M. F. (2014). Este livro apresenta a história de uma experiência escolar, a dos ginásios vocacionais de São Paulo.. [Prefácio]. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-70). Curitiba: Appris.
    • NLM

      Bittencourt CMF. Este livro apresenta a história de uma experiência escolar, a dos ginásios vocacionais de São Paulo.. [Prefácio]. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-70). 2014 ;[citado 2024 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Bittencourt CMF. Este livro apresenta a história de uma experiência escolar, a dos ginásios vocacionais de São Paulo.. [Prefácio]. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-70). 2014 ;[citado 2024 nov. 15 ]
  • Source: Educação. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL

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    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 15 nov. 2024. , 2014
    • APA

      Alavarse, O. M. (2014). Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. 2014 ; 18( 210): 28-30.[citado 2024 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. 2014 ; 18( 210): 28-30.[citado 2024 nov. 15 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, EQUIDADE (EDUCAÇÃO), JUSTIÇA (EDUCAÇÃO), DESIGUALDADES, ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA

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    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RIBEIRO, Vanda Mendes. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062012-140954/. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Ribeiro, V. M. (2012). Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062012-140954/
    • NLM

      Ribeiro VM. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062012-140954/
    • Vancouver

      Ribeiro VM. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062012-140954/
  • Source: Revista Internacional d’Humanitats. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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    • ABNT

      SILVA, Maria de Lourdes Ramos da. Desafios dos cursos de formação docente frente às políticas públicas no Brasil. Revista Internacional d’Humanitats, 2012Tradução . . Disponível em: http://www.hottopos.com/rih24/57-62Malu.pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Silva, M. de L. R. da. (2012). Desafios dos cursos de formação docente frente às políticas públicas no Brasil. Revista Internacional d’Humanitats. Recuperado de http://www.hottopos.com/rih24/57-62Malu.pdf
    • NLM

      Silva M de LR da. Desafios dos cursos de formação docente frente às políticas públicas no Brasil [Internet]. Revista Internacional d’Humanitats. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.hottopos.com/rih24/57-62Malu.pdf
    • Vancouver

      Silva M de LR da. Desafios dos cursos de formação docente frente às políticas públicas no Brasil [Internet]. Revista Internacional d’Humanitats. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.hottopos.com/rih24/57-62Malu.pdf
  • Source: Folha de S. Paulo.. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL

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    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 15 nov. 2024. , 2012
    • APA

      Alavarse, O. M. (2012). Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo.. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. 2012 ;22 out. 2012. A 6.[citado 2024 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. 2012 ;22 out. 2012. A 6.[citado 2024 nov. 15 ]
  • Source: O Estado de São Paulo. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRECHES

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    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. As bandeiras levantadas pelos favoritos. [Depoimento a Adriana Carranca e Felipe Frazão]. O Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/politica,as-bandeiras-levantadas-pelos-candidatos-favoritos-em-sp,937796,0.htm. Acesso em: 15 nov. 2024. , 2012
    • APA

      Alavarse, O. M. (2012). As bandeiras levantadas pelos favoritos. [Depoimento a Adriana Carranca e Felipe Frazão]. O Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.estadao.com.br/noticias/politica,as-bandeiras-levantadas-pelos-candidatos-favoritos-em-sp,937796,0.htm
    • NLM

      Alavarse OM. As bandeiras levantadas pelos favoritos. [Depoimento a Adriana Carranca e Felipe Frazão] [Internet]. O Estado de São Paulo. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/politica,as-bandeiras-levantadas-pelos-candidatos-favoritos-em-sp,937796,0.htm
    • Vancouver

      Alavarse OM. As bandeiras levantadas pelos favoritos. [Depoimento a Adriana Carranca e Felipe Frazão] [Internet]. O Estado de São Paulo. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/politica,as-bandeiras-levantadas-pelos-candidatos-favoritos-em-sp,937796,0.htm
  • Source: Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, ENSINO PÚBLICO, POLÍTICA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    How to cite
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    • ABNT

      BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Universidade e educação básica: lugares e sentidos da formação de professores. Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Tradução . Brasília: Liber, 2012. . . Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Barretto, E. S. de S. (2012). Universidade e educação básica: lugares e sentidos da formação de professores. In Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Liber.
    • NLM

      Barretto ES de S. Universidade e educação básica: lugares e sentidos da formação de professores. In: Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Liber; 2012. [citado 2024 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Barretto ES de S. Universidade e educação básica: lugares e sentidos da formação de professores. In: Universidade e educação básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Liber; 2012. [citado 2024 nov. 15 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIL, Lara Gonzalez. Implementação de Políticas Públicas: um estudo de caso sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos no município de São Bernardo do Campo. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10042013-094707/. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Gil, L. G. (2012). Implementação de Políticas Públicas: um estudo de caso sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos no município de São Bernardo do Campo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10042013-094707/
    • NLM

      Gil LG. Implementação de Políticas Públicas: um estudo de caso sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos no município de São Bernardo do Campo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10042013-094707/
    • Vancouver

      Gil LG. Implementação de Políticas Públicas: um estudo de caso sobre a ampliação do ensino fundamental para nove anos no município de São Bernardo do Campo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10042013-094707/
  • Source: Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? : reflexões didático-metodológicas. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO, ESCOLAS (ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO), POLÍTICAS PÚBLICAS (EDUCAÇÃO), POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
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    • ABNT

      PARO, Vitor Henrique. A didática estrutural da escola fundamental. Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? : reflexões didático-metodológicas. Tradução . Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 218 . . Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Paro, V. H. (2012). A didática estrutural da escola fundamental. In Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? : reflexões didático-metodológicas (p. 218 ). Rio de Janeiro: Wak.
    • NLM

      Paro VH. A didática estrutural da escola fundamental. In: Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? : reflexões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak; 2012. p. 218 .[citado 2024 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Paro VH. A didática estrutural da escola fundamental. In: Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? : reflexões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak; 2012. p. 218 .[citado 2024 nov. 15 ]
  • Source: Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian e OLIVEIRA, Romualdo Portela e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental. Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Tradução . Dourados, MT: UFGD, 2011. p. 368 . Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw. Acesso em: 15 nov. 2024.
    • APA

      Sousa, S. M. Z. L., Oliveira, R. P., & Alavarse, O. M. (2011). Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental. In Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais (p. 368 ). Dourados, MT: UFGD. Recuperado de http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw
    • NLM

      Sousa SMZL, Oliveira RP, Alavarse OM. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental [Internet]. In: Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Dourados, MT: UFGD; 2011. p. 368 .[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw
    • Vancouver

      Sousa SMZL, Oliveira RP, Alavarse OM. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental [Internet]. In: Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Dourados, MT: UFGD; 2011. p. 368 .[citado 2024 nov. 15 ] Available from: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw

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