Filtros : "ENSINO FUNDAMENTAL" "Alavarse, Ocimar Munhoz" "FE" Removido: "IAG-ACA" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, LEITURA, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Thiago Fernando Ferreira. Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e desafios da avaliação da proficiência em leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um modelo de análise de alternativas de itens de múltipla escolha como contribuição para o sucesso escolar. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-17082023-091156/. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Costa, T. F. F. (2023). Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e desafios da avaliação da proficiência em leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um modelo de análise de alternativas de itens de múltipla escolha como contribuição para o sucesso escolar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-17082023-091156/
    • NLM

      Costa TFF. Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e desafios da avaliação da proficiência em leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um modelo de análise de alternativas de itens de múltipla escolha como contribuição para o sucesso escolar [Internet]. 2023 ;[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-17082023-091156/
    • Vancouver

      Costa TFF. Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e desafios da avaliação da proficiência em leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um modelo de análise de alternativas de itens de múltipla escolha como contribuição para o sucesso escolar [Internet]. 2023 ;[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-17082023-091156/
  • Source: Avaliação e ensino: uma interlocução necessária. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e CATALANI, Érica Maria Toledo e SANTOS, Ailton Carlos. Avaliação da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente: problematizações sobre um teste adaptativo informatizado (TAI) para a provinha Brasil. Avaliação e ensino: uma interlocução necessária. Tradução . São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2022. p. 2022. 170 . . Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Alavarse, O. M., Catalani, É. M. T., & Santos, A. C. (2022). Avaliação da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente: problematizações sobre um teste adaptativo informatizado (TAI) para a provinha Brasil. In Avaliação e ensino: uma interlocução necessária (p. 2022. 170 ). São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM, Catalani ÉMT, Santos AC. Avaliação da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente: problematizações sobre um teste adaptativo informatizado (TAI) para a provinha Brasil. In: Avaliação e ensino: uma interlocução necessária. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo; 2022. p. 2022. 170 .[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM, Catalani ÉMT, Santos AC. Avaliação da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente: problematizações sobre um teste adaptativo informatizado (TAI) para a provinha Brasil. In: Avaliação e ensino: uma interlocução necessária. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo; 2022. p. 2022. 170 .[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Unidades: FE, IME

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz et al. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios. A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Tradução . Piracicaba, SP: ESALQ-USP, 2021. p. 190 : il. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587391151. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Alavarse, O. M., Lima, G. F. de, Galiano, R. L., & Romeiro, V. M. (2021). Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios. In A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020) (p. 190 : il). Piracicaba, SP: ESALQ-USP. doi:10.11606/9786587391151
    • NLM

      Alavarse OM, Lima GF de, Galiano RL, Romeiro VM. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios [Internet]. In: A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Piracicaba, SP: ESALQ-USP; 2021. p. 190 : il.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587391151
    • Vancouver

      Alavarse OM, Lima GF de, Galiano RL, Romeiro VM. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios [Internet]. In: A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Piracicaba, SP: ESALQ-USP; 2021. p. 190 : il.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587391151
  • Source: Roteiro. Unidade: FE

    Subjects: CURRÍCULO, DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e ARCAS, Paulo Henrique e MACHADO, Cristiane. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário. Roteiro, v. 43, p. 131-154, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Alavarse, O. M., Arcas, P. H., & Machado, C. (2018). Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário. Roteiro, 43, 131-154. doi:10.18593/r.v43iesp.16466
    • NLM

      Alavarse OM, Arcas PH, Machado C. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário [Internet]. Roteiro. 2018 ; 43 131-154.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466
    • Vancouver

      Alavarse OM, Arcas PH, Machado C. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário [Internet]. Roteiro. 2018 ; 43 131-154.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466
  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO FUNDAMENTAL

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MELO, Wolney Candido de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Melo, W. C. de. (2017). Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
    • NLM

      Melo WC de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2024 ago. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
    • Vancouver

      Melo WC de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2024 ago. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
  • Source: Em aberto. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, PESQUISA CIENTÍFICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREITAS, Pâmela Felix e SIQUEIRA, Valéria e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial. Em aberto, v. 29, n. 99, p. 153-174, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.*25p. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Freitas, P. F., Siqueira, V., & Alavarse, O. M. (2016). O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial. Em aberto, 29( 99), 153-174. doi:10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p
    • NLM

      Freitas PF, Siqueira V, Alavarse OM. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial [Internet]. Em aberto. 2016 ; 29( 99): 153-174.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.*25p
    • Vancouver

      Freitas PF, Siqueira V, Alavarse OM. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e suas repercussões em teses e dissertações no período de 2005 a 2015: um tratamento inicial [Internet]. Em aberto. 2016 ; 29( 99): 153-174.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.*25p
  • Source: Educação. Unidade: FE

    Subjects: REFORMA DO ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, ENSINO PÚBLICO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Separação controversa. [Depoimento a Gabriel Jareta]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2015
    • APA

      Alavarse, O. M. (2015). Separação controversa. [Depoimento a Gabriel Jareta]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Separação controversa. [Depoimento a Gabriel Jareta]. Educação. 2015 ; 19( 224): 50-53.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Separação controversa. [Depoimento a Gabriel Jareta]. Educação. 2015 ; 19( 224): 50-53.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Educação. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2014
    • APA

      Alavarse, O. M. (2014). Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. 2014 ; 18( 210): 28-30.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Cenário de estagnação: divulgação do Ideb mostra que, com exceção do primeiro ciclo do ensino fundamental, educação básica não está avançando como o planejado. [Depoimento a Marina Kuzuyabu]. Educação. 2014 ; 18( 210): 28-30.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, FRACASSO ESCOLAR, CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Ciclos e seriação: tensões da democratização do ensino fundamental. Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. Tradução . São Paulo: Cortez, 2014. . . Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Alavarse, O. M. (2014). Ciclos e seriação: tensões da democratização do ensino fundamental. In Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez.
    • NLM

      Alavarse OM. Ciclos e seriação: tensões da democratização do ensino fundamental. In: Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez; 2014. [citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Ciclos e seriação: tensões da democratização do ensino fundamental. In: Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez; 2014. [citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Educação & Realidade. Unidade: FE

    Subjects: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO FUNDAMENTAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MACHADO, Cristiane e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Qualidade das escolas:: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, v. 39, n. 2, p. 2014. 413-436, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s2175-62362014000200005. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Machado, C., & Alavarse, O. M. (2014). Qualidade das escolas:: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, 39( 2), 2014. 413-436. doi:10.1590/s2175-62362014000200005
    • NLM

      Machado C, Alavarse OM. Qualidade das escolas:: tensões e potencialidades das avaliações externas [Internet]. Educação & Realidade. 2014 ; 39( 2): 2014. 413-436.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s2175-62362014000200005
    • Vancouver

      Machado C, Alavarse OM. Qualidade das escolas:: tensões e potencialidades das avaliações externas [Internet]. Educação & Realidade. 2014 ; 39( 2): 2014. 413-436.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s2175-62362014000200005
  • Unidade: FE

    Subjects: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BLASIS, Eloísa de e ALAVARSE, Ocimar Munhoz e FALSARELLA, Ana Maria. Avaliação e aprendizagem. . São Paulo, SP: Cenpec. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2013
    • APA

      Blasis, E. de, Alavarse, O. M., & Falsarella, A. M. (2013). Avaliação e aprendizagem. São Paulo, SP: Cenpec.
    • NLM

      Blasis E de, Alavarse OM, Falsarella AM. Avaliação e aprendizagem. 2013 ;[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Blasis E de, Alavarse OM, Falsarella AM. Avaliação e aprendizagem. 2013 ;[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Estudos em avaliação educacional. Unidade: FE

    Subjects: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e MACHADO, Christiane e BRAVO, Maria Helena. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em avaliação educacional. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1783/1783.pdf. Acesso em: 16 ago. 2024. , 2013
    • APA

      Alavarse, O. M., Machado, C., & Bravo, M. H. (2013). Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em avaliação educacional. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1783/1783.pdf
    • NLM

      Alavarse OM, Machado C, Bravo MH. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências [Internet]. Estudos em avaliação educacional. 2013 ; 24( ja/abr. 2013.): 12-31.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1783/1783.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM, Machado C, Bravo MH. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências [Internet]. Estudos em avaliação educacional. 2013 ; 24( ja/abr. 2013.): 12-31.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1783/1783.pdf
  • Source: O Estado de São Paulo. Unidade: FE

    Subjects: PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO, CONCURSO PÚBLICO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. São Paulo cria 34 mil vagas, mas ganha só 1,5 mil docentes. [Depoimento a Paula Saldaña]. O Estado de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2013
    • APA

      Alavarse, O. M. (2013). São Paulo cria 34 mil vagas, mas ganha só 1,5 mil docentes. [Depoimento a Paula Saldaña]. O Estado de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. São Paulo cria 34 mil vagas, mas ganha só 1,5 mil docentes. [Depoimento a Paula Saldaña]. O Estado de São Paulo. 2013 ; 2013. online.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. São Paulo cria 34 mil vagas, mas ganha só 1,5 mil docentes. [Depoimento a Paula Saldaña]. O Estado de São Paulo. 2013 ; 2013. online.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: O Estado de São Paulo. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Criança fará prova de alfabetização. [Depoimento a Rafael Moraes Moura]. O Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2013
    • APA

      Alavarse, O. M. (2013). Criança fará prova de alfabetização. [Depoimento a Rafael Moraes Moura]. O Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Criança fará prova de alfabetização. [Depoimento a Rafael Moraes Moura]. O Estado de São Paulo. 2013 ; 2013. 1 .[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Criança fará prova de alfabetização. [Depoimento a Rafael Moraes Moura]. O Estado de São Paulo. 2013 ; 2013. 1 .[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: O Estado de São Paulo. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Brasil evolui, mas continua entre os piores em ranking mundial de ensino. [Depoimento a Bárbara Ferreira Santos, Guilherme Soares-Dias, Paulo Saldaña e Victor Vieira]. Tradução . O Estado de São Paulo, São Paulo, 2013. , p. 2013. on-line. Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Alavarse, O. M. (2013). Brasil evolui, mas continua entre os piores em ranking mundial de ensino. [Depoimento a Bárbara Ferreira Santos, Guilherme Soares-Dias, Paulo Saldaña e Victor Vieira]. O Estado de São Paulo, p. 2013. on-line. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Brasil evolui, mas continua entre os piores em ranking mundial de ensino. [Depoimento a Bárbara Ferreira Santos, Guilherme Soares-Dias, Paulo Saldaña e Victor Vieira]. O Estado de São Paulo. 2013 ; 2013. on-line.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Brasil evolui, mas continua entre os piores em ranking mundial de ensino. [Depoimento a Bárbara Ferreira Santos, Guilherme Soares-Dias, Paulo Saldaña e Victor Vieira]. O Estado de São Paulo. 2013 ; 2013. on-line.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Folha de S. Paulo. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, FRACASSO ESCOLAR, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ENSINO PÚBLICO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e NEUBAUER, Rose. Mudança em reprovação é 'pedagógica', diz Alckmin. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2013
    • APA

      Alavarse, O. M., & Neubauer, R. (2013). Mudança em reprovação é 'pedagógica', diz Alckmin. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM, Neubauer R. Mudança em reprovação é 'pedagógica', diz Alckmin. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. 2013 ; 2013. 3 c.2.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM, Neubauer R. Mudança em reprovação é 'pedagógica', diz Alckmin. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. 2013 ; 2013. 3 c.2.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Carta Fundamental. Unidade: FE

    Subjects: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RENDIMENTO ESCOLAR, MÉTODOS DE ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉTODOS DE ESTUDO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COLELLO, Silvia de Mattos Gasparian e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Maior e melhor? [Depoimento a Tory Oliveira]. Carta Fundamental. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2012
    • APA

      Colello, S. de M. G., & Alavarse, O. M. (2012). Maior e melhor? [Depoimento a Tory Oliveira]. Carta Fundamental. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Colello S de MG, Alavarse OM. Maior e melhor? [Depoimento a Tory Oliveira]. Carta Fundamental. 2012 ; 52-53.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Colello S de MG, Alavarse OM. Maior e melhor? [Depoimento a Tory Oliveira]. Carta Fundamental. 2012 ; 52-53.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Folha de S. Paulo.. Unidade: FE

    Subjects: ENSINO PÚBLICO, ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1174059-em-ano-eleitoral-kassab-atrasa-divulgacao-de-dados-da-educacao.shtml. Acesso em: 16 ago. 2024. , 2012
    • APA

      Alavarse, O. M. (2012). Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo.. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1174059-em-ano-eleitoral-kassab-atrasa-divulgacao-de-dados-da-educacao.shtml
    • NLM

      Alavarse OM. Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação. [Depoimento a Fábio Takahashi] [Internet]. Folha de S. Paulo. 2012 ;24 out. 2012. C. 1.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1174059-em-ano-eleitoral-kassab-atrasa-divulgacao-de-dados-da-educacao.shtml
    • Vancouver

      Alavarse OM. Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação. [Depoimento a Fábio Takahashi] [Internet]. Folha de S. Paulo. 2012 ;24 out. 2012. C. 1.[citado 2024 ago. 16 ] Available from: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1174059-em-ano-eleitoral-kassab-atrasa-divulgacao-de-dados-da-educacao.shtml
  • Source: Folha de S. Paulo.. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO FUNDAMENTAL, POLÍTICA EDUCACIONAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 ago. 2024. , 2012
    • APA

      Alavarse, O. M. (2012). Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo.. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. 2012 ;22 out. 2012. A 6.[citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Números de Haddad e Serra na educação são parecidos. [Depoimento a Fábio Takahashi]. Folha de S. Paulo. 2012 ;22 out. 2012. A 6.[citado 2024 ago. 16 ]
  • Source: Anuário brasileiro da educação básica 2012. Unidade: FE

    Subjects: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Desafios dos anos finais do ensino fundamental. Anuário brasileiro da educação básica 2012. Tradução . São Paulo, SP: Moderna, 2012. . . Acesso em: 16 ago. 2024.
    • APA

      Alavarse, O. M. (2012). Desafios dos anos finais do ensino fundamental. In Anuário brasileiro da educação básica 2012. São Paulo, SP: Moderna.
    • NLM

      Alavarse OM. Desafios dos anos finais do ensino fundamental. In: Anuário brasileiro da educação básica 2012. São Paulo, SP: Moderna; 2012. [citado 2024 ago. 16 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Desafios dos anos finais do ensino fundamental. In: Anuário brasileiro da educação básica 2012. São Paulo, SP: Moderna; 2012. [citado 2024 ago. 16 ]

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024