Filtros : "IQ012" "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "Português" Removidos: "Saúde Ambiental" "MPE" "2006" "Guanabara Koogan" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Fonte: Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Unidades: IQ, ENSINO CIÊNCIAS

    Assuntos: PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GOES, Luciane Fernandes de et al. A reflexão no âmbito do residência pedagógica: possíveis influências na implementação da base nacional comum curricular. Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Tradução . Piracicaba: ESALQ/USP, 2023. . . Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Goes, L. F. de, Loureiro, P. A. C., Arnaud, A. A., & Fernandez, C. (2023). A reflexão no âmbito do residência pedagógica: possíveis influências na implementação da base nacional comum curricular. In Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Piracicaba: ESALQ/USP.
    • NLM

      Goes LF de, Loureiro PAC, Arnaud AA, Fernandez C. A reflexão no âmbito do residência pedagógica: possíveis influências na implementação da base nacional comum curricular. In: Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Piracicaba: ESALQ/USP; 2023. [citado 2024 nov. 14 ]
    • Vancouver

      Goes LF de, Loureiro PAC, Arnaud AA, Fernandez C. A reflexão no âmbito do residência pedagógica: possíveis influências na implementação da base nacional comum curricular. In: Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Piracicaba: ESALQ/USP; 2023. [citado 2024 nov. 14 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências/ENPEC. Unidades: IQ, ENSINO CIÊNCIAS

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro et al. Discursive practices in a guided reflection process towards the elaboration of STSE teaching sequence. 2021, Anais.. Caldas Novas: Instituto de Química, Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76093. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Marcondes, M. E. R., Sousa, F. L. de, Santos Junior, J. B. dos, Akahoshi, L. H., Carmo, M. P. do, Vaciloto, N. C. N., & Pereira, T. I. A. (2021). Discursive practices in a guided reflection process towards the elaboration of STSE teaching sequence. In Anais. Caldas Novas: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76093
    • NLM

      Marcondes MER, Sousa FL de, Santos Junior JB dos, Akahoshi LH, Carmo MP do, Vaciloto NCN, Pereira TIA. Discursive practices in a guided reflection process towards the elaboration of STSE teaching sequence [Internet]. Anais. 2021 ;[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76093
    • Vancouver

      Marcondes MER, Sousa FL de, Santos Junior JB dos, Akahoshi LH, Carmo MP do, Vaciloto NCN, Pereira TIA. Discursive practices in a guided reflection process towards the elaboration of STSE teaching sequence [Internet]. Anais. 2021 ;[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76093
  • Fonte: Quimica Nova. Unidade: IQ

    Assuntos: ENSINO, QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÍNTESE QUÍMICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ROZENTALSKI, Evandro Fortes e PORTO, Paulo Alves. A ética química e seu ensino a estudantes de química. Quimica Nova, v. 49, n. 9, p. 1210-1218, 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170771. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Rozentalski, E. F., & Porto, P. A. (2021). A ética química e seu ensino a estudantes de química. Quimica Nova, 49( 9), 1210-1218. doi:10.21577/0100-4042.20170771
    • NLM

      Rozentalski EF, Porto PA. A ética química e seu ensino a estudantes de química [Internet]. Quimica Nova. 2021 ; 49( 9): 1210-1218.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170771
    • Vancouver

      Rozentalski EF, Porto PA. A ética química e seu ensino a estudantes de química [Internet]. Quimica Nova. 2021 ; 49( 9): 1210-1218.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170771
  • Fonte: Resumos. Nome do evento: Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP/EPIEC-USP. Unidades: IQ, FFLCH

    Assunto: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS, Rodrigo Mota e REZENDE, Daisy de Brito. A teoria das representações sociais como subsídio para investigar a formação inicial de Professores de Ciências: um olhar para o coletivo. 2019, Anais.. São Paulo: Instituto de Física/Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://epiecusp.wixsite.com/epiec2019. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Santos, R. M., & Rezende, D. de B. (2019). A teoria das representações sociais como subsídio para investigar a formação inicial de Professores de Ciências: um olhar para o coletivo. In Resumos. São Paulo: Instituto de Física/Universidade de São Paulo. Recuperado de https://epiecusp.wixsite.com/epiec2019
    • NLM

      Santos RM, Rezende D de B. A teoria das representações sociais como subsídio para investigar a formação inicial de Professores de Ciências: um olhar para o coletivo [Internet]. Resumos. 2019 ;[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://epiecusp.wixsite.com/epiec2019
    • Vancouver

      Santos RM, Rezende D de B. A teoria das representações sociais como subsídio para investigar a formação inicial de Professores de Ciências: um olhar para o coletivo [Internet]. Resumos. 2019 ;[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://epiecusp.wixsite.com/epiec2019
  • Fonte: Revista de Educação, Ciências e Matemática. Unidades: FE, IQ, ENSINO CIÊNCIAS

    Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ÁGUA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BORTOLAI, Michele Marcelo Silva et al. A representação social sobre "água" de professores do ensino fundamental. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. 166-184, 2019Tradução . . Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4831/2886. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Bortolai, M. M. S., Aguilar, M. B. R., Pereira, T. M., & Rezende, D. de B. (2019). A representação social sobre "água" de professores do ensino fundamental. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 9( 1), 166-184. Recuperado de http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4831/2886
    • NLM

      Bortolai MMS, Aguilar MBR, Pereira TM, Rezende D de B. A representação social sobre "água" de professores do ensino fundamental [Internet]. Revista de Educação, Ciências e Matemática. 2019 ; 9( 1): 166-184.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4831/2886
    • Vancouver

      Bortolai MMS, Aguilar MBR, Pereira TM, Rezende D de B. A representação social sobre "água" de professores do ensino fundamental [Internet]. Revista de Educação, Ciências e Matemática. 2019 ; 9( 1): 166-184.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4831/2886
  • Fonte: Estudos Avançados. Unidade: IQ

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERNANDEZ, Carmen. Formação de professores de química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 205-224, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Fernandez, C. (2018). Formação de professores de química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, 32( 94), 205-224. doi:10.1590/s0103-40142018.3294.0015
    • NLM

      Fernandez C. Formação de professores de química no Brasil e no mundo [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 94): 205-224.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015
    • Vancouver

      Fernandez C. Formação de professores de química no Brasil e no mundo [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 94): 205-224.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015
  • Fonte: Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. Unidade: IQ

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCHMIEDECKE, Winston Gomes e PORTO, Paulo Alves. Uma bomba em verso, prosa e canção: história, arte e tecnologia nas aulas de física. Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. Tradução . São Paulo: Universidade Federal do ABC/UFABC, 2017. . Disponível em: http://books.scielo.org/id/8938t/pdf/moura-9788568576847-06.pdf. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Schmiedecke, W. G., & Porto, P. A. (2017). Uma bomba em verso, prosa e canção: história, arte e tecnologia nas aulas de física. In Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. São Paulo: Universidade Federal do ABC/UFABC. Recuperado de http://books.scielo.org/id/8938t/pdf/moura-9788568576847-06.pdf
    • NLM

      Schmiedecke WG, Porto PA. Uma bomba em verso, prosa e canção: história, arte e tecnologia nas aulas de física [Internet]. In: Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. São Paulo: Universidade Federal do ABC/UFABC; 2017. [citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://books.scielo.org/id/8938t/pdf/moura-9788568576847-06.pdf
    • Vancouver

      Schmiedecke WG, Porto PA. Uma bomba em verso, prosa e canção: história, arte e tecnologia nas aulas de física [Internet]. In: Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. São Paulo: Universidade Federal do ABC/UFABC; 2017. [citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://books.scielo.org/id/8938t/pdf/moura-9788568576847-06.pdf
  • Fonte: Resumos. Nome do evento: Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (EPIEC). Unidade: IQ

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEREIRA, Thaiara Magro e REZENDE, Daisy de Brito. As marcas do PIBID-Química na formação inicial de professores de Química. 2017, Anais.. São Paulo: Instituto de Química/USP, 2017. Disponível em: https://epiec-usp.wixsite.com/epiec2017/resumos. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Pereira, T. M., & Rezende, D. de B. (2017). As marcas do PIBID-Química na formação inicial de professores de Química. In Resumos. São Paulo: Instituto de Química/USP. Recuperado de https://epiec-usp.wixsite.com/epiec2017/resumos
    • NLM

      Pereira TM, Rezende D de B. As marcas do PIBID-Química na formação inicial de professores de Química [Internet]. Resumos. 2017 ;[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://epiec-usp.wixsite.com/epiec2017/resumos
    • Vancouver

      Pereira TM, Rezende D de B. As marcas do PIBID-Química na formação inicial de professores de Química [Internet]. Resumos. 2017 ;[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://epiec-usp.wixsite.com/epiec2017/resumos
  • Fonte: Ciência e Educação. Unidade: IQ

    Assuntos: QUÍMICA, ENSINO, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ROSA, Lívia Maria Ribeiro e SUART, Rita de Cássia e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Teaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training. Ciência e Educação, v. 23, n. 1, p. 51-70, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Rosa, L. M. R., Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2017). Teaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training. Ciência e Educação, 23( 1), 51-70. doi:10.1590/1516-731320170010004
    • NLM

      Rosa LMR, Suart R de C, Marcondes MER. Teaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training [Internet]. Ciência e Educação. 2017 ; 23( 1): 51-70.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004
    • Vancouver

      Rosa LMR, Suart R de C, Marcondes MER. Teaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training [Internet]. Ciência e Educação. 2017 ; 23( 1): 51-70.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010004
  • Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Unidade: IQ

    Assuntos: QUÍMICA, ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SUART, Rita de Cássia e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. As contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma professora de Química: desenvolvimento de práticas investigativas e para a promoção da alfabetização científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 69-93, 2017Tradução . . Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_1_4_ex1049.pdf. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2017). As contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma professora de Química: desenvolvimento de práticas investigativas e para a promoção da alfabetização científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16( 1), 69-93. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_1_4_ex1049.pdf
    • NLM

      Suart R de C, Marcondes MER. As contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma professora de Química: desenvolvimento de práticas investigativas e para a promoção da alfabetização científica [Internet]. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2017 ; 16( 1): 69-93.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_1_4_ex1049.pdf
    • Vancouver

      Suart R de C, Marcondes MER. As contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma professora de Química: desenvolvimento de práticas investigativas e para a promoção da alfabetização científica [Internet]. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2017 ; 16( 1): 69-93.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_1_4_ex1049.pdf
  • Fonte: Química Nova. Unidade: IQ

    Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CORTES JUNIOR, Lailton Passos e FERNANDEZ, Carmen. A educação ambiental na formação de professores de química: estudo diagnóstico e representações sociais. Química Nova, v. 39, n. 6, p. 748-756, 2016Tradução . . Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/ED20150547.pdf. Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Cortes Junior, L. P., & Fernandez, C. (2016). A educação ambiental na formação de professores de química: estudo diagnóstico e representações sociais. Química Nova, 39( 6), 748-756. Recuperado de http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/ED20150547.pdf
    • NLM

      Cortes Junior LP, Fernandez C. A educação ambiental na formação de professores de química: estudo diagnóstico e representações sociais [Internet]. Química Nova. 2016 ; 39( 6): 748-756.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/ED20150547.pdf
    • Vancouver

      Cortes Junior LP, Fernandez C. A educação ambiental na formação de professores de química: estudo diagnóstico e representações sociais [Internet]. Química Nova. 2016 ; 39( 6): 748-756.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/ED20150547.pdf
  • Fonte: Resumos. Nome do evento: Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Unidade: IQ

    Assuntos: ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAGÃO, Susan Bruna Carneiro e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Alfabetização científica: desenvolvendo a visão e a prática de ensino de futuros professores de química. 2016, Anais.. São Paulo: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2016. . Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Aragão, S. B. C., & Marcondes, M. E. R. (2016). Alfabetização científica: desenvolvendo a visão e a prática de ensino de futuros professores de química. In Resumos. São Paulo: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.
    • NLM

      Aragão SBC, Marcondes MER. Alfabetização científica: desenvolvendo a visão e a prática de ensino de futuros professores de química. Resumos. 2016 ;[citado 2024 nov. 14 ]
    • Vancouver

      Aragão SBC, Marcondes MER. Alfabetização científica: desenvolvendo a visão e a prática de ensino de futuros professores de química. Resumos. 2016 ;[citado 2024 nov. 14 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Unidade: IQ

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AGUILAR, Márcia Brandão Rodrigues et al. Professoras de ciências da natureza na educação timorense: questão de gênero na análise da sócio-gênese. 2016, Anais.. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2016. . Acesso em: 14 nov. 2024.
    • APA

      Aguilar, M. B. R., Bortolai, M. M. S., Rosenthal, R., & Rezende, D. de B. (2016). Professoras de ciências da natureza na educação timorense: questão de gênero na análise da sócio-gênese. In Anais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    • NLM

      Aguilar MBR, Bortolai MMS, Rosenthal R, Rezende D de B. Professoras de ciências da natureza na educação timorense: questão de gênero na análise da sócio-gênese. Anais. 2016 ;[citado 2024 nov. 14 ]
    • Vancouver

      Aguilar MBR, Bortolai MMS, Rosenthal R, Rezende D de B. Professoras de ciências da natureza na educação timorense: questão de gênero na análise da sócio-gênese. Anais. 2016 ;[citado 2024 nov. 14 ]
  • Fonte: Química Nova na Escola. Unidades: IQ, IQSC

    Assuntos: ENSINO, QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PORTO, Paulo Alves e QUEIROZ, Salete Linhares e SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Desafios para a formação de professores de química [Editorial]. Química Nova na Escola. São Paulo: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140029. Acesso em: 14 nov. 2024. , 2014
    • APA

      Porto, P. A., Queiroz, S. L., & Santos, W. L. P. dos. (2014). Desafios para a formação de professores de química [Editorial]. Química Nova na Escola. São Paulo: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. doi:10.5935/0104-8899.20140029
    • NLM

      Porto PA, Queiroz SL, Santos WLP dos. Desafios para a formação de professores de química [Editorial] [Internet]. Química Nova na Escola. 2014 ; 36( 4): 251.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140029
    • Vancouver

      Porto PA, Queiroz SL, Santos WLP dos. Desafios para a formação de professores de química [Editorial] [Internet]. Química Nova na Escola. 2014 ; 36( 4): 251.[citado 2024 nov. 14 ] Available from: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140029

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024