Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem (2016)
- Autores:
- Autores USP: CAMARGO, ROSANGELA ANDRADE AUKAR DE - EERP ; GOES, FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA DE - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.12957/reuerj.2016.10543
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; ENFERMAGEM; MATERIAL DIDÁTICO
- Palavras-chave do autor: Educação em enfermagem; Educação profissionalizante; Infraestrutura; Educación en enfermería; Educación profesional; Infraestructura; Materiales de enseñanza; Nursing education; Professional education; Infrastructure; Teaching materials
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: caracterizar o espaço escolar e a infraestrututura das escolas de educação de nível médio em enfermagem. Método: estudo descritivo, projeto aprovado pelo protocolo CAAE: 01433012.8.0000.5393, realizado em quatro escolas do estado de São Paulo, cujos dados foram coletados entre agosto/outubro de 2012 por observação não participante e questionário, respondido por quatro coordenadores e analisados a partir do referencial consultado. Resultados: três escolas são privadas, com 766 alunos matriculados e uma é pública, com 53; a infraestrutura de três é adaptada para a função escolar. Conforto ambiental e higiene são considerados. Possuem equipamentos de multimídia. Os laboratórios de enfermagem têm espaço reduzido, os materiais e manequins para simulações são obsoletos, bibliotecas têm acervos reduzidos e desatualizados, inexistem videotecas, laboratórios de anatomia e fisiologia. Conclusão: a infraestrutura e espaço educativo, na maioria das escolas, são improvisados, não atendem ao mínimo requerido, o que possivelmente poderá sacrificar a qualidade do perfil profissional a ser formadoObjetivo: caracterizar el entorno escolar y la infraestructura de escuelas técnicas en enfermería. Método: estudio descriptivo. Protocolo CAAE: 01433012.8.0000.5393. Se llevó a cabo en cuatro escuelas en el estado de São Paulo, cuyos datos fueron recolectados entre agosto/ octubre de 2012 por la observación no participante y el cuestionario, contestado por los cuatro coordinadores y se analizaron mediante la consulta de referencia. Resultados: tres escuelas son privadas, con 766 alumnos matriculados y el público tiene 53; la infraestructura de los tres está adaptada para la función de la escuela. El confort ambiental y la higiene son considerados. Tienen equipos multimedia. Laboratorios de enfermería tienen un espacio limitado, son materiales obsoletos y maniquíes para las simulaciones, las bibliotecas han reducido y las colecciones obsoletas, no existen laboratorios videotecas, anatomía y fisiología. Conclusión: la infraestructura y el espacio educativo en la mayoría de las escuelas se improvisan no cumple con el mínimo requerido, lo que podría sacrificar la calidad del perfil profesional a formar
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2016
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Enfermagem UERJ
- ISSN: 0104-3552
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24, n. 3, art. 10543, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-nd
-
ABNT
CAMARGO, Rosangela Andrade Aukar de et al. Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, v. 24, n. 3, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.10543. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Camargo, R. A. A. de, Araújo, A. J., Bragagnollo, G. R., Goes, F. dos S. N. de, & Appolinário, R. S. (2016). Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, 24( 3). doi:10.12957/reuerj.2016.10543 -
NLM
Camargo RAA de, Araújo AJ, Bragagnollo GR, Goes F dos SN de, Appolinário RS. Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Internet]. Revista Enfermagem UERJ. 2016 ; 24( 3):[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.10543 -
Vancouver
Camargo RAA de, Araújo AJ, Bragagnollo GR, Goes F dos SN de, Appolinário RS. Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Internet]. Revista Enfermagem UERJ. 2016 ; 24( 3):[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.10543 - Aprendendo a comunicar-se com simulação: satisfação, confiança e autopercepção de estudantes de Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem
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Informações sobre o DOI: 10.12957/reuerj.2016.10543 (Fonte: oaDOI API)
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