Desempenho de crianças com diferentes distúrbios de linguagem no TSA (2017)
- Authors:
- Autor USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; CRIANÇAS
- Keywords: Test de Sintaxis de Aguado
- Language: Português
- Abstract: A análise do desenvolvimento morfossintático de crianças com queixa de linguagem parece receber pouca atenção no processo avaliativo delas, justamente porque não é possível aferi-lo de forma confiável na língua portuguesa falada no Brasil, o que pode trazer riscos para a identificação dos diferentes tipos de distúrbios de linguagem na infância. Neste contexto, o objetivo deste estudo é verificar o desenvolvimento morfossintático de crianças com tipos distintos de alteração de linguagem, e ainda, averiguar se o instrumento utilizado para esta verificação é eficaz nesta distinção. O trabalho em tela foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos de Instituição de Ensino Superior sob o número CAAE: 48748515.7.0000.5417, e contou com a participação de 30 crianças entre 48 e 72 meses, 20 com desenvolvimento típico de linguagem (DTL), que constituíram o grupo controle, e 10 com alteração de linguagem, sendo cinco delas com diagnóstico de Distúrbio Fonológico (DF) e outras cinco com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Todas crianças foram submetidas a teste morfossintático, o Test de Sintaxis de Aguado (TSA), instrumento de origem espanhola que verifica a sintaxe de crianças entre 3 e 7 anos. Foi utilizada versão traduzida e adaptada para o português do Brasil com base nas recomendações da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research. Foi realizada análise descritiva sobre o desempenho dos 30 sujeitos (20 com DTL, 5 com DEL e 5 com DF). Para comparações Múltiplas entre os três grupos foram utilizados Análise de Variância e o Teste de Tukey. A análise descritiva indicou que determinados aspectos avaliados pelo TSA tiveram baixa porcentagem de acerto para todos os gruposA comparação entre grupos de crianças com DTL, DEL e DF mostrou que o desempenho daquelas com DEL foi inferior e significante em relação às crianças com DF e DTL, não havendo diferença significante entre o grupo DTL e DF. Assim, o procedimento parece confirmar a distinção entre dois diagnósticos primários de linguagem, DEL e DF, mesmo que a comparação de desempenhos no TSA em crianças com alteração de linguagem tenha sido com um número de sujeitos restrito. A compreensão e a expressão de frases interrogativas e de pronomes demonstrativos não foram bem identificadas pelas crianças com DTL, o que sugere a possibilidade de eliminar estas categorias da versão traduzida para o português, todavia, mais estudos devem ser conduzidos para atestar a confiabilidade do instrumento no Brasil
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Journal of Applied Oral Science
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 28, sp. issue, p. 266, 2017.
- Conference titles: COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Profa. Dra. Dionísia Aparecida Cusin Lamônica"
-
ABNT
CAON, A. P. e SOUZA, F. C. P. e HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Desempenho de crianças com diferentes distúrbios de linguagem no TSA. Journal of Applied Oral Science. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 01 maio 2024. , 2017 -
APA
Caon, A. P., Souza, F. C. P., & Hage, S. R. de V. (2017). Desempenho de crianças com diferentes distúrbios de linguagem no TSA. Journal of Applied Oral Science. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Caon AP, Souza FCP, Hage SR de V. Desempenho de crianças com diferentes distúrbios de linguagem no TSA. Journal of Applied Oral Science. 2017 ; 28 266.[citado 2024 maio 01 ] -
Vancouver
Caon AP, Souza FCP, Hage SR de V. Desempenho de crianças com diferentes distúrbios de linguagem no TSA. Journal of Applied Oral Science. 2017 ; 28 266.[citado 2024 maio 01 ] - Distúrbio específico do desenvolvimento da linguagem: subtipos e correlações neuroanatômicas
- Avaliação fonoaudiológica em crianças sem oralidade
- Avaliando a linguagem enquanto atividade
- Levantamento de indícios para detecção precoce dos distúrbios de comunicação humana
- Comentarista de trabalhos científicos no campo fonoaudiológico-linguagem
- Síndrome peri-sylviana: estudo de uma família brasileira com ênfase na modalidade de transmissão genética e espectro clínico
- Como conversam as crianças de 3 anos
- Relações existentes entre ortografia, consciência fonológica e consciência morfossintática
- Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais
- Characterization of language and reading skills in familial polymicrogyria
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas