Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras (2017)
- Autores:
- Autor USP: OTRENTI, ELOá - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENO
- Assuntos: BACHARELADO; ENFERMAGEM; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Palavras-chave do autor: nursing baccalaureate; social representations; teaching learning process
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução. Essa pesquisa foi desenvolvida conforme as etapas do Arco de Maguerez para problematização do objeto de estudo. Assim, a primeira etapa correspondeu à observação da realidade, incluindo o cenário local e nacional e a leitura crítica de referenciais teóricos sobre o processo ensino aprendizagem. A segunda etapa identificou os postos-chave para problematização, constituindo-se nos Objetivos do estudo - compreender as representações sociais sobre processo ensino aprendizagem de estudantes e professoras de enfermagem, com ênfase nas estratégias de ensino e - descrever aspectos práticos e possibilidades de ajustes no processo ensino-aprendizagem diante das representações sociais identificadas. Na terceira etapa, a teorização, ancorou-se no referencial das representações sociais e do processo ensino aprendizagem, principalmente, à luz da obra freiriana. O levantamento de pressupostos, quarta etapa, teve como Método a pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais, apoiadas por fotografias e norteadas pelas questões Para você, o que é processo ensino aprendizagem? e Quais as estratégias de ensino que predominam nesta Escola? Por quê? Foram entrevistadas, 12 graduandas em enfermagem e oito docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.Após a análise das entrevistas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, foi realizada a quinta etapa, a aplicação na realidade, desenvolvida por meio da técnica de grupo focal, com a finalidade de discutir os achados na etapa anterior, buscando ações viáveis na prática e compatíveis às representações sociais do grupo. Foram dois encontros de duas horas cada um e participação de quatro graduandas e quatro professoras, o convite foi feito a todas as entrevistadas. Resultados As ideias centrais dos discursos mostraram como representação social do processo ensino aprendizagem: -compartilhar experiências e saberes; -integrado a situações externas ao espaço universitário; -deve ser significativo e -um ciclo dinâmico. Com relação às estratégias de ensino predominantes na Escola, as ideias centrais apontaram: -aulas expositivas: vantagens e desvantagens; -aulas participativas: perspectiva de mudança e outras estratégias: pesquisa e atividades práticas. Nos dois encontros de grupo focal, as participantes elencaram ações exequíveis para alinhar as representações sociais encontradas, com o modo de ensinar na Escola, entre elas, a elaboração de plano de ensino em disciplinas piloto e parada pedagógica semestral para avaliação da estrutura curricular e metodologias de ensino aplicadas.Considerações finais O processo ensino aprendizagem pode e deve ser participativo, contemplando o contexto social. Ficaram evidentes os esforços para implementar mudanças que viabilizem a aprendizagem significativa. A parada pedagógica pode ser um espaço importante para, de fato, programar ações propostas nesse estudo em consonância com as metas Institucionais. A adoção da problematização para condução da pesquisa teve sintonia com a educação emancipatória e iluminou possibilidades para aprimorar o fazer ensino e aprendizagem na Escola.
- Imprenta:
- Data da defesa: 23.03.2017
-
ABNT
OTRENTI, Eloá. Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Otrenti, E. (2017). Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/ -
NLM
Otrenti E. Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras [Internet]. 2017 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/ -
Vancouver
Otrenti E. Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras [Internet]. 2017 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/ - Avaliação de processos educativos formais para profissionais da área da saúde: revisão integrativa de literatura
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