Experiências vivenciadas em um Projeto de Extensão Universitária em Fonoaudiologia realizado no interior de Rondônia (2014)
- Autores:
- Autores USP: BASTOS, JOSE ROBERTO DE MAGALHAES - FOB ; CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; FONOAUDIOLOGIA; PROMOÇÃO DA SAÚDE; RONDÔNIA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A extensão universitária deve ser considerada como ação que visa a formação do indivíduocidadão que atuará em diversos segmentos profissionais e provavelmente, encontrará situações nem sempre previstas nos conteúdos teóricos específicos dos cursos de graduação, ultrapassando a necessidade de conhecimentos técnicocientíficos, que exige dele posições socialmente comprometidas. O Projeto de Extensão Universitária em questão desenvolve ações de promoção de saúde, prevenção e reabilitação fonoaudiológica no interior do Estado de Rondônia. Busca o aperfeiçoamento e a inserção de alunos de graduação em uma cultura antropológica e social diferente dos grandes centros do Brasil, bem como o aprimoramento das técnicas fonoaudiológicas em regiões carentes ou desprovidas de assistência à saúde, além de ações de Promoção de Saúde à população, proporcionando melhores condições de saúde, para áreas urbana e rural. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento de um Programa de Extensão Universitária realizado no interior do Estado de Rondônia, quanto aos procedimentos realizados e aos relatos dos alunos de graduação em Fonoaudiologia quanto à participação. Métodos: A metodologia do trabalho foi realizada em duas partes: Análise documental de relatórios de atividades de 11 Expedições (20092014), quanto ao número de procedimentos fonoaudiológicos realizados; Entrevista semiestruturada com alunos de graduação em Fonoaudiologia que participaram de uma das expedições. Os relatórios foram analisados de acordo com o número de procedimentos realizados em todas as áreas da Fonoaudiologia. Os dados foram distribuídos em tabela do Excel e totalizados. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas em cinco alunos de graduação em Fonoaudiologia, cursando o último ano do curso, sobre sua experiência, após o período da expedição, em local poucoruidoso, gravadas e posteriormente transcritas. A base das questões norteadoras foi a respeito do impacto da atuação em que participaram na vida dos sujeitos e para a formação do aluno expedicionário. Resultados: De acordo com a análise documental, no período de janeiro/2009 a janeiro/2014, aconteceram 11 expedições pelo Projeto de Extensão Universitária descrito, totalizando 18.435 procedimentos fonoaudiológicos realizados, contemplando às áreas de Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Saúde Coletiva. Segundo os relatos das entrevistas, observouse a autonomia e a autoconfiança do aluno para a realização dos procedimentos fonoaudiológicos, resultando em crescimento profissional. O choque de realidade entre o atendimento durante as disciplinas curriculares e a expedição, bem como as diferenças culturais encontradas na região atendida também foi relatado. Os discursos dos entrevistados convergiram para evidenciar o benefício para a população, devido à melhora da qualidade de vida com os atendimentos. Outros pontos positivos descritos foram cooperativismo, espírito de equipe e doação dos participantes em viver essa experiência única e gratificante, palavras essas utilizadas pelos entrevistados para definir a atuação na Expedição. Conclusão: Conforme os relatos dos alunos, a realização do Programa de Extensão Universitária descrito aponta pontos positivos, tanto para os alunos participantes, como para a população, já que os dados quanto aos números de procedimentos demonstram a grande demanda por atendimentos fonoaudiológicos, o que corroboram com a necessidade de continuação de ações dessa natureza em regiões desprovidas de assistência à saúde, no interior do Brasil.
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2014
- ISBN: 978-85-60911-48-6
- Fonte:
- Título do periódico: Anais Científicos
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
OLIVEIRA, Ariadnes Nobrega de e BASTOS, José Roberto de Magalhães e CALDANA, Magali de Lourdes. Experiências vivenciadas em um Projeto de Extensão Universitária em Fonoaudiologia realizado no interior de Rondônia. 2014, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Oliveira, A. N. de, Bastos, J. R. de M., & Caldana, M. de L. (2014). Experiências vivenciadas em um Projeto de Extensão Universitária em Fonoaudiologia realizado no interior de Rondônia. In Anais Científicos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Oliveira AN de, Bastos JR de M, Caldana M de L. Experiências vivenciadas em um Projeto de Extensão Universitária em Fonoaudiologia realizado no interior de Rondônia. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Oliveira AN de, Bastos JR de M, Caldana M de L. Experiências vivenciadas em um Projeto de Extensão Universitária em Fonoaudiologia realizado no interior de Rondônia. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 set. 25 ] - O processo de alfabetização em escolas da zona rural e urbana de Monte Negro - RO: caracterização das condições de aprendizagem da leitura e escrita em crianças da primeira série
- Achados clínicos fonoaudiológicos em um caso de traumatismo cranioencefálico
- A prática de saúde coletiva aplicada à fonoaudiologia no município de Nova Brasilândia D'Oeste - RO
- Traumatismo cranioencefálico: descrição das manifestações fonoaudiológicas
- Proposta de atuação interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a odontologia na educação em saúde do hebiatra
- Fonoaudiologia e saúde pública: extensão universitária em Monte Negro-RO
- Análise do discurso de narrativas textuais dos alunos da segunda série de uma escola pública da zona urbana de Monte Negro/RO
- Coerência e coesão de narrativas de alunos da segunda, terceira e quarta série do ensino fundamental de uma escola pública de Monte Negro/RO: análise comparativa
- Estimulação de linguagem em crianças pré-escolares de uma creche da cidade de Monte Negro - RO: uma intervenção fonoaudiológica
- Intervenção fonoaudiológica clínica e em área de campo na Amazônia brasileira
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas