Habilidades psicolinguísticas e escolares em crianças com mielomeningocele (2011)
- Autores:
- Autores USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB ; MAXIMINO, LUCIANA PAULA - FOB ; CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/S2179-64912011000400007
- Assuntos: INFECÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL; LINGUAGEM; APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Descrever o desempenho de indivíduos com mielomeningocele quanto às habilidades psicolinguísticas e escolares. Métodos: Participaram cinco indivíduos, com idade cronológica entre 9 anos e 10 meses e 11 anos e 7 meses, com diagnóstico de mielomeningocele e lesão lombo-sacral (Grupo 1 – G1), e cinco indivíduos com desenvolvimento típico (Grupo 2 – G2), que foram pareados ao G1 quanto a idade, gênero e grau de escolaridade. A avaliação constou de entrevista com os responsáveis e aplicação dos seguintes testes: Teste de Illinois de Habilidades Psicolinguísticas; Teste de Desempenho Escolar; Teste de Velocidade de Leitura; e Teste de Nomeação Automática Rápida. Resultados: A comparação entre os grupos nos subtestes do Teste de Illinois de Habilidades Psicolinguísticas indicou que os valores máximos obtido pelo G1 corresponderam aproximadamente aos valores mínimos obtidos pelo G2, confirmando a diferença entre eles, exceto para o subteste closura auditiva. No Teste de Desempenho Escolar foram observadas alterações significativas no desempenho do G1 em todas as provas. Nos testes de Velocidade de Leitura e de Nomeação Rápida, os indivíduos do G1 também apresentaram prejuízos consideráveis, cometendo mais erros nas tarefas e realizando a atividade de modo mais lento. Conclusão: Indivíduos com mielomeningocele apresentam alterações nas habilidades psicolinguísticas, no desempenho escolar, na velocidade de leitura e na nomeação automática rápida.
- Imprenta:
- Local: Belo Horizonte
- Data de publicação: 2011
- Fonte:
- Título do periódico: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 2179-6491
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.23, n. 4, p. 328-334, out./dez. 2011.
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin et al. Habilidades psicolinguísticas e escolares em crianças com mielomeningocele. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 328-334, 2011Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000400007. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Lamônica, D. A. C., Maximino, L. P., Silva, G. K., Yacubian-Fernandes, A., & Crenitte, P. A. P. (2011). Habilidades psicolinguísticas e escolares em crianças com mielomeningocele. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 23( 4), 328-334. doi:10.1590/S2179-64912011000400007 -
NLM
Lamônica DAC, Maximino LP, Silva GK, Yacubian-Fernandes A, Crenitte PAP. Habilidades psicolinguísticas e escolares em crianças com mielomeningocele [Internet]. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2011 ;23( 4): 328-334.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000400007 -
Vancouver
Lamônica DAC, Maximino LP, Silva GK, Yacubian-Fernandes A, Crenitte PAP. Habilidades psicolinguísticas e escolares em crianças com mielomeningocele [Internet]. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2011 ;23( 4): 328-334.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000400007 - Avaliação das habilidades psicolingüisticas e de escrita na mielomeningocele
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S2179-64912011000400007 (Fonte: oaDOI API)
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