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Estudo comparativo das habilidades morfológicas de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e distúrbio específico de linguagem (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
  • Unidade: FOB
  • Assuntos: TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; CRIANÇAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: INTRODUÇÃO: Algumas crianças manifestam dificuldades em adquirir e empregar o código lingüístico de sua cultura. Distúrbios que envolvem a morfossintaxe são freqüentemente identificados, principalmente em crianças que estão num período inicial do desenvolvimento da linguagem a apresentam Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Isso interfere no processo de comunicação, promovendo muitos transtornos. Objetivo: comparar as habilidades morfológicas de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e com distúrbio específico de linguagem. MÉTODOS: Foram selecionados 30 sujeitos na faixa etária de 3 anos e seis meses e 6 anos e 11 meses, sendo 15 pertencentes ao grupo controle e 15 crianças com DEL. As crianças com desenvolvimento típico de linguagem foram selecionadas por meio de entrevista com o os pais sobre o desenvolvimento da linguagem e outros aspectos do desenvolvimento (cognição, audição, motor), e ainda, por meio da observação da linguagem espontânea destas crianças durante a interação inicial com as avaliadores. Já as crianças com DEL foram selecionadas em clínica-escola onde realizaram avaliação fonoaudiológica (incluindo a audiológica) e psicológica. Todas as crianças foram filmadas em seus ambientes familiares (casa dos pais, dos avós, dos tios) em interação com a pesquisadora por meio de livros de história e brinquedos. Os registros foram transcritos e analisou-se, por meio da aplicação de protocolo. O protocolo pontuou flexão nominal degênero, flexão verbal e uso de pronomes, sendo que a pontuação máxima atribuída para cada item foi respectivamente: 10, 10 e 20 pontos. Foi aplicado teste estatístico compatível com o estudo para verificação de possíveis diferenças significativas do desempenho das crianças. Resultados: Os resultados revelaram diferença estatisticamente significativa para flexão verbal e para análise geral das habilidades, ou seja, considerando a pontuação total para as três ) habilidades avaliadas. O uso de pronomes não revelou diferença estatisticamente significativa, todavia, ao se analisar especificamente o uso de pronomes indefinidos, a diferença mostrou-se significativa. Conclusão: as habilidades morfológicas são critérios de análise importantes na caracterização das alterações lingüísticas de crianças com DEL. O estudo sugeriu que, em especial as habilidades de flexão verbal e uso de pronomes ditos mais sofisticados, como os indefinidos, podem ser marcadores das dificuldades de linguagem das crianças com DEL
  • Imprenta:
  • Fonte:
    • Título do periódico: Anais
  • Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

  • Como citar
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    • ABNT

      HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos e ANASTÁCIO, F. L. e MUNHOZ, F. M. Estudo comparativo das habilidades morfológicas de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e distúrbio específico de linguagem. 2006, Anais.. Salvador: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2006. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Hage, S. R. de V., Anastácio, F. L., & Munhoz, F. M. (2006). Estudo comparativo das habilidades morfológicas de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e distúrbio específico de linguagem. In Anais. Salvador: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Hage SR de V, Anastácio FL, Munhoz FM. Estudo comparativo das habilidades morfológicas de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e distúrbio específico de linguagem. Anais. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Hage SR de V, Anastácio FL, Munhoz FM. Estudo comparativo das habilidades morfológicas de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e distúrbio específico de linguagem. Anais. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ]


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