Desempenho das habilidades psicolingüísticas em crianças com paralisia cerebral (2006)
- Autores:
- Autores USP: VITTO, LUCIANA PAULA MAXIMINO DE - FOB ; LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: PARALISIA CEREBRAL; DESEMPENHO LINGUÍSTICO
- Idioma: Português
- Resumo: INTRODUÇÃO: O paralítico cerebral é um indivíduo que tem potencial para desenvolver, no decorrer de sua vida, problemas de expressão e recepção dos sons, sendo que a recepção dos sons pode influir na qualidade da compreensão das informações, no desempenho da linguagem, na sua aprendizagem e bem-estar. O desenvolvimento da comunicação em portadores de paralisia cerebral necessita ser avaliado à luz dos fatores intercorrentes que, conjuntamente com os distúrbios motores, interferem no desenvolvimento e desempenho lingüístico destas crianças. OBJETIVO: objetivo do presente estudo foi caracterizar o desempenho psicolingüístico de crianças com paralisia cerebral do tipo tetraparético. MÉTODO: O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem. A amostra foi constituída de 09 indivíduos de ambos os gêneros, sendo 88% do masculino, com idade cronológica entre cinco a seis anos. A avaliação fonoaudiológica englobou avaliações clínicas e formais. A avaliação clínica contemplou a análise de amostra de linguagem espontânea por meio de registro em fita de vídeo para análise posterior. Após a realização da avaliação clínica, foram aplicados o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) e o Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (ITPA). RESULTADOS: Na avaliação fonoaudiológica clínica foi observado que apresentaram alterações nas habilidades fonológicas 88%, nas habilidades sintáticas e semânticas 78% e nas habilidadespragmátivas 67%. Na avaliação formal por meio da aplicação do TVIP, 45% dos indivíduos da amostra não apresentaram alterações quanto ao vocabulário receptivo. No ITPA, as habilidades auditivas e visuais estavam alteradas de forma homogênea em 78% dos casos considerando todos os doze subtestes avaliados. O diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem foi evidenciado em 78% da amostra, sendo que 22% não apresentaram alterações fonoaudiológicas que ) caracterizassem quadro de distúrbio de linguagem. Conclusão: O disturbio de linguagem foi achado mais frequente na amostra avaliada. Nos participantes com distúrbio de linguagem, as habilidades perceptivas visuais e auditivas estavam acometidas, sugerindo correlação entre os processos perceptivos e as habilidades lingüisticas
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
DE VITTO, Luciana Paula Maximino e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin e SILVA, G. K. Desempenho das habilidades psicolingüísticas em crianças com paralisia cerebral. 2006, Anais.. Salvador: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2006. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
De Vitto, L. P. M., Lamônica, D. A. C., & Silva, G. K. (2006). Desempenho das habilidades psicolingüísticas em crianças com paralisia cerebral. In Anais. Salvador: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
De Vitto LPM, Lamônica DAC, Silva GK. Desempenho das habilidades psicolingüísticas em crianças com paralisia cerebral. Anais. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
De Vitto LPM, Lamônica DAC, Silva GK. Desempenho das habilidades psicolingüísticas em crianças com paralisia cerebral. Anais. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ] - Recorrência familial em crianças com queixas de linguagem
- Introdução ao estudo do sistema nervoso e alteração do desenvolvimento que cursam com deficiência mental, deficiência física e transtornos invasivos do desenvolvimento
- Síndrome alcoólico fetal: relato de caso clinico
- Perfil das habilidades fonológicas em indivíduos com distúrbio fonológico
- Desempenho no teste de vocabulário por imagem peabody em crianças com Síndrome de Down
- Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com síndrome de Down
- Caracterização do desempenho comunicativo em indivíduos com paralisia cerebral
- Neuropsychomotor development of children with cleft lip and palate
- Avaliação dos aspectos fonológicos em indivíduos paralíticos cerebrais
- Acompanhamento da intervenção fonoaudiológica de crianças com Síndrome de Down
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas