Filtros : "MATEMÁTICA" "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: IME

    Assuntos: AXIOMA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TEORIA DOS CONJUNTOS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FAJARDO, Rogério Augusto dos Santos. A teoria dos conjuntos e os fundamentos da matemática. . São Paulo: EDUSP. . Acesso em: 16 nov. 2025. , 2024
    • APA

      Fajardo, R. A. dos S. (2024). A teoria dos conjuntos e os fundamentos da matemática. São Paulo: EDUSP.
    • NLM

      Fajardo RA dos S. A teoria dos conjuntos e os fundamentos da matemática. 2024 ;[citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Fajardo RA dos S. A teoria dos conjuntos e os fundamentos da matemática. 2024 ;[citado 2025 nov. 16 ]
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO MÉDIO, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Daniel. História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica. 2020. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Ferreira, D. (2020). História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/
    • NLM

      Ferreira D. História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/
    • Vancouver

      Ferreira D. História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/
  • Unidade: ICMC

    Assuntos: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, SISTEMAS NUMÉRICOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FANTINI, Patrícia. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Fantini, P. (2018). Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
    • NLM

      Fantini P. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
    • Vancouver

      Fantini P. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
  • Unidade: FE

    Assuntos: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, NARRATIVA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TERUZZI, Alessandro Emilio. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Teruzzi, A. E. (2017). A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/
    • NLM

      Teruzzi AE. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/
    • Vancouver

      Teruzzi AE. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/
  • Fonte: Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos. Nome do evento: Semana da Ciência. Unidade: EACH

    Assuntos: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, SISTEMAS NUMÉRICOS, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Lais Santana da e VARGAS, Rosana Retsos Signorelli. Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática. 2016, Anais.. São Paulo: EACH/USP, 2016. p. 137. Disponível em: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Silva, L. S. da, & Vargas, R. R. S. (2016). Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática. In Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos (p. 137). São Paulo: EACH/USP. Recuperado de http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf
    • NLM

      Silva LS da, Vargas RRS. Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática [Internet]. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos. 2016 ; 137.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf
    • Vancouver

      Silva LS da, Vargas RRS. Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática [Internet]. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos. 2016 ; 137.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. Empatia e história da matemática. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 16 nov. 2025. , 2015
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2015). Empatia e história da matemática. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Brolezzi AC. Empatia e história da matemática. 2015 ;[citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Brolezzi AC. Empatia e história da matemática. 2015 ;[citado 2025 nov. 16 ]
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 16 nov. 2025. , 2014
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2014). A arte de contar: história da matemática e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Brolezzi AC. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. 2014 ;[citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Brolezzi AC. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. 2014 ;[citado 2025 nov. 16 ]
  • Fonte: Revista Matemática Universitária. Unidades: EACH, IME

    Assuntos: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, MATEMÁTICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa e POSSANI, Cláudio. Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. Revista Matemática Universitária, n. 47, p. 16-24, 2009Tradução . . Disponível em: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/03/n47_Artigo02.pdf. Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Gonçalves, C. H. B., & Possani, C. (2009). Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. Revista Matemática Universitária, ( 47), 16-24. Recuperado de https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/03/n47_Artigo02.pdf
    • NLM

      Gonçalves CHB, Possani C. Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga [Internet]. Revista Matemática Universitária. 2009 ;( 47): 16-24.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/03/n47_Artigo02.pdf
    • Vancouver

      Gonçalves CHB, Possani C. Revisitando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga [Internet]. Revista Matemática Universitária. 2009 ;( 47): 16-24.[citado 2025 nov. 16 ] Available from: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/03/n47_Artigo02.pdf
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Simpósio Nacional de História. Unidade: EACH

    Assuntos: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa. Intercursos intelectuais entre gregos e mesopotâmios no período selêucida: um caso matemático. 2007, Anais.. São Leopoldo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2007. . Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Gonçalves, C. H. B. (2007). Intercursos intelectuais entre gregos e mesopotâmios no período selêucida: um caso matemático. In Anais. São Leopoldo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Gonçalves CHB. Intercursos intelectuais entre gregos e mesopotâmios no período selêucida: um caso matemático. Anais. 2007 ;[citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Gonçalves CHB. Intercursos intelectuais entre gregos e mesopotâmios no período selêucida: um caso matemático. Anais. 2007 ;[citado 2025 nov. 16 ]
  • Unidade: FE

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e história: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. . Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Vianna, C. R. (1995). Matemática e história: algumas relações e implicações pedagógicas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Vianna CR. Matemática e história: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995 ;[citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Vianna CR. Matemática e história: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995 ;[citado 2025 nov. 16 ]
  • Fonte: Seculo Xix: o Nascimento da Ciencia Contemporanea. Unidade: FFLCH

    Assuntos: MATEMÁTICA, LÓGICA MATEMÁTICA, LÓGICA MATEMÁTICA (TEXTOS CLÁSSICOS), HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, MATEMÁTICA APLICADA, CIÊNCIAS SOCIAIS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, N C A. Ambiente matematico no seculo xix e a logica do seculo xx. Seculo Xix: o Nascimento da Ciencia Contemporanea. Tradução . Campinas: Centro de Logica Epistemologia e Historia da Ciencia, 1992. . . Acesso em: 16 nov. 2025.
    • APA

      Costa, N. C. A. (1992). Ambiente matematico no seculo xix e a logica do seculo xx. In Seculo Xix: o Nascimento da Ciencia Contemporanea. Campinas: Centro de Logica Epistemologia e Historia da Ciencia.
    • NLM

      Costa NCA. Ambiente matematico no seculo xix e a logica do seculo xx. In: Seculo Xix: o Nascimento da Ciencia Contemporanea. Campinas: Centro de Logica Epistemologia e Historia da Ciencia; 1992. [citado 2025 nov. 16 ]
    • Vancouver

      Costa NCA. Ambiente matematico no seculo xix e a logica do seculo xx. In: Seculo Xix: o Nascimento da Ciencia Contemporanea. Campinas: Centro de Logica Epistemologia e Historia da Ciencia; 1992. [citado 2025 nov. 16 ]

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025