Filtros : "MATEMÁTICA" "EPISTEMOLOGIA" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Fonte: Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. Unidade: IME

    Assuntos: ACÚSTICA MUSICAL, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO MUSICAL, MÚSICA, MATEMÁTICA, FÍSICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEREIRA, Rafael Andrade e ABDOUNUR, Oscar João. Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual. Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. Tradução . São Paulo: Científica Digital, 2025. . Disponível em: https://doi.org/10.37885/250319056. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Pereira, R. A., & Abdounur, O. J. (2025). Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual. In Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. São Paulo: Científica Digital. doi:10.37885/250319056
    • NLM

      Pereira RA, Abdounur OJ. Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual [Internet]. In: Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. São Paulo: Científica Digital; 2025. [citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.37885/250319056
    • Vancouver

      Pereira RA, Abdounur OJ. Relações entre matemática, música e física no ensino: da afinação pitagórica ao temperamento igual [Internet]. In: Educação em um contexto multidisciplinar: concepções, abordagens e experiências. São Paulo: Científica Digital; 2025. [citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.37885/250319056
  • Fonte: Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. Unidade: IFSC

    Assuntos: CIÊNCIA, MATEMÁTICA, EPISTEMOLOGIA

    PrivadoComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Ciro Thadeu Tomazella e NARDI, Lucas Marcelo Cavalari e SILVA, Cibelle Celestino. "A ciência apenas joga matemática em você": a influência da matemática na crise de confiança na ciência. Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. Tradução . São Paulo: Livraria da Física, 2023. . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ff95acd7-d43a-4c29-bc2a-c2c00dfc47f5/3184039.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Ferreira, C. T. T., Nardi, L. M. C., & Silva, C. C. (2023). "A ciência apenas joga matemática em você": a influência da matemática na crise de confiança na ciência. In Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. São Paulo: Livraria da Física. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/ff95acd7-d43a-4c29-bc2a-c2c00dfc47f5/3184039.pdf
    • NLM

      Ferreira CTT, Nardi LMC, Silva CC. "A ciência apenas joga matemática em você": a influência da matemática na crise de confiança na ciência [Internet]. In: Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. São Paulo: Livraria da Física; 2023. [citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ff95acd7-d43a-4c29-bc2a-c2c00dfc47f5/3184039.pdf
    • Vancouver

      Ferreira CTT, Nardi LMC, Silva CC. "A ciência apenas joga matemática em você": a influência da matemática na crise de confiança na ciência [Internet]. In: Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. São Paulo: Livraria da Física; 2023. [citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ff95acd7-d43a-4c29-bc2a-c2c00dfc47f5/3184039.pdf
  • Fonte: Programa. Nome do evento: Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. Unidade: IFSC

    Assuntos: EPISTEMOLOGIA, FÍSICA (ENSINO), MATEMÁTICA, NATUREZA

    PrivadoAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Arthur Couto Rosa Dutra de e SILVA, Cibelle Celestino. Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistêmica do ensino de física. 2021, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física - SBF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0390-1.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, A. C. R. D. de, & Silva, C. C. (2021). Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistêmica do ensino de física. In Programa. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física - SBF. Recuperado de https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0390-1.pdf
    • NLM

      Oliveira ACRD de, Silva CC. Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistêmica do ensino de física [Internet]. Programa. 2021 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0390-1.pdf
    • Vancouver

      Oliveira ACRD de, Silva CC. Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistêmica do ensino de física [Internet]. Programa. 2021 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0390-1.pdf
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Assuntos: FÍSICA, MATEMÁTICA, EPISTEMOLOGIA, ALTERIDADE, FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PUGA, Leonardo Fortunato. Era uma vez.. uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25072018-153743/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Puga, L. F. (2018). Era uma vez.. uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25072018-153743/
    • NLM

      Puga LF. Era uma vez.. uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25072018-153743/
    • Vancouver

      Puga LF. Era uma vez.. uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25072018-153743/
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Assuntos: FÍSICA, EPISTEMOLOGIA, MATEMÁTICA, PRÁTICA DE ENSINO, ENSINO MÉDIO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Sérgio Siqueira da. Epistemologia e prática do professor licenciado em matemática no ensino de física. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-151459/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Silva, S. S. da. (2017). Epistemologia e prática do professor licenciado em matemática no ensino de física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-151459/
    • NLM

      Silva SS da. Epistemologia e prática do professor licenciado em matemática no ensino de física [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-151459/
    • Vancouver

      Silva SS da. Epistemologia e prática do professor licenciado em matemática no ensino de física [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-151459/
  • Unidade: FE

    Assuntos: EPISTEMOLOGIA, DEFICIENTE VISUAL, MATEMÁTICA, IDENTIDADE, PERCEPÇÃO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PUGA, Leonardo Fortunato. Interlocuções do mundo (in) visual: uma incursão acerca da imagem do cego. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-155237/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Puga, L. F. (2015). Interlocuções do mundo (in) visual: uma incursão acerca da imagem do cego (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-155237/
    • NLM

      Puga LF. Interlocuções do mundo (in) visual: uma incursão acerca da imagem do cego [Internet]. 2015 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-155237/
    • Vancouver

      Puga LF. Interlocuções do mundo (in) visual: uma incursão acerca da imagem do cego [Internet]. 2015 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16032017-155237/
  • Unidade: FE

    Assuntos: FÍSICA (ENSINO), EPISTEMOLOGIA, MATEMÁTICA, DIDÁTICA, ENSINO SUPERIOR

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29052012-134910/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Karam, R. A. S. (2012). Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29052012-134910/
    • NLM

      Karam RAS. Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas [Internet]. 2012 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29052012-134910/
    • Vancouver

      Karam RAS. Estruturação matemática do pensamento físico no ensino: uma ferramenta teórica para analisar abordagens didáticas [Internet]. 2012 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29052012-134910/
  • Unidade: FEA

    Assuntos: ECONOMIA (METODOLOGIA), MATEMÁTICA, METODOLOGIA CIENTÍFICA, PRAGMATISMO, REALISMO, ONTOLOGIA, EPISTEMOLOGIA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MANSOR, Maracajaro. A matemática nas ciências sociais: o caso da economia. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12140/tde-05022010-120602. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Mansor, M. (2009). A matemática nas ciências sociais: o caso da economia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12140/tde-05022010-120602
    • NLM

      Mansor M. A matemática nas ciências sociais: o caso da economia [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12140/tde-05022010-120602
    • Vancouver

      Mansor M. A matemática nas ciências sociais: o caso da economia [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12140/tde-05022010-120602

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025