Filtros : "ENSINO" "IAG" Removido: "1988" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTROBIOLOGIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Lizangela Maria Almeida da. Guia para o ensino de astrobiologia na Amazônia: contextualizações para a educação básica. 2018. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Silva, L. M. A. da. (2018). Guia para o ensino de astrobiologia na Amazônia: contextualizações para a educação básica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva LMA da. Guia para o ensino de astrobiologia na Amazônia: contextualizações para a educação básica. 2018 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Silva LMA da. Guia para o ensino de astrobiologia na Amazônia: contextualizações para a educação básica. 2018 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SUNAGA, Alexsandro Issao. Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Sunaga, A. I. (2018). Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Sunaga AI. Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação. 2018 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Sunaga AI. Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação. 2018 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LEME, Paulo Roberto. Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Leme, P. R. (2017). Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Leme PR. Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Leme PR. Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTROBIOLOGIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Paulo Roberto. A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Ferreira, P. R. (2017). A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Ferreira PR. A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Ferreira PR. A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: SOL, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VARELLA, Irineu Gomes. O sol: uma proposta de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Varella, I. G. (2017). O sol: uma proposta de ensino (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Varella IG. O sol: uma proposta de ensino. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Varella IG. O sol: uma proposta de ensino. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO, LÍNGUA DE SINAIS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NUNES, Marilia Rios. Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Nunes, M. R. (2017). Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Nunes MR. Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Nunes MR. Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RODRIGUES, Danilo Miranda. O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Rodrigues, D. M. (2017). O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Rodrigues DM. O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Rodrigues DM. O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO, PLANETÁRIOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RESENDE, Kizzy Alves. A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Resende, K. A. (2017). A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Resende KA. A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Resende KA. A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: METEOROLOGIA, ENSINO, TEMPO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      YNOUE, Rita Yuri et al. Meteorologia: noções básicas. . São Paulo: Oficina de Textos. . Acesso em: 16 set. 2024. , 2017
    • APA

      Ynoue, R. Y., Ambrizzi, T., Reboita, M. S., & Silva, G. A. M. da. (2017). Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de Textos.
    • NLM

      Ynoue RY, Ambrizzi T, Reboita MS, Silva GAM da. Meteorologia: noções básicas. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Ynoue RY, Ambrizzi T, Reboita MS, Silva GAM da. Meteorologia: noções básicas. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ASTROMETRIA, ENSINO, FOTOMETRIA, TELESCÓPIOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FIDÊNCIO NETO, Messias. Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Fidêncio Neto, M. (2017). Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Fidêncio Neto M. Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Fidêncio Neto M. Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente. 2017 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARIZONO, Elisa Carolina. Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Arizono, E. C. (2016). Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Arizono EC. Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia. 2016 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Arizono EC. Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia. 2016 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ENSINO, INSTRUMENTOS ÓPTICOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Michel Pereira Campos. A observação da lua com instrumentos ópticos e o ensino de astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Silva, M. P. C. (2016). A observação da lua com instrumentos ópticos e o ensino de astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva MPC. A observação da lua com instrumentos ópticos e o ensino de astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula. 2016 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Silva MPC. A observação da lua com instrumentos ópticos e o ensino de astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula. 2016 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FRIANÇA, Amâncio Cesar dos Santos. Ensino de Astronomia: janelas para a transdisciplinaridade. . São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://cetrans.com.br/boletim/27/. Acesso em: 16 set. 2024. , 2015
    • APA

      Friança, A. C. dos S. (2015). Ensino de Astronomia: janelas para a transdisciplinaridade. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://cetrans.com.br/boletim/27/
    • NLM

      Friança AC dos S. Ensino de Astronomia: janelas para a transdisciplinaridade [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 16 ] Available from: http://cetrans.com.br/boletim/27/
    • Vancouver

      Friança AC dos S. Ensino de Astronomia: janelas para a transdisciplinaridade [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 16 ] Available from: http://cetrans.com.br/boletim/27/
  • Source: Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias. Conference titles: Latin American Regional IAU Meeting. Unidade: IAG

    Subjects: ASTROBIOLOGIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FRIAÇA, Amâncio César Santos e PACHECO, Eduardo Janot. Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias. México: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 16 set. 2024. , 2014
    • APA

      Friaça, A. C. S., & Pacheco, E. J. (2014). Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias. México: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Friaça ACS, Pacheco EJ. Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias. 2014 ; 44 127.[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Friaça ACS, Pacheco EJ. Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias. 2014 ; 44 127.[citado 2024 set. 16 ]
  • Source: Caderno de Resumos. Conference titles: Simpósio de Iniciação Científica do IAG-USP. Unidade: IAG

    Subjects: TELESCÓPIOS, ENSINO, ESCOLAS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BETTA, Bruno Azevedo e SOARES, Diana Sena. Telescópios na escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. 2014, Anais.. São Paulo: IAG-USP, 2014. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Betta, B. A., & Soares, D. S. (2014). Telescópios na escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. In Caderno de Resumos. São Paulo: IAG-USP.
    • NLM

      Betta BA, Soares DS. Telescópios na escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. Caderno de Resumos. 2014 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Betta BA, Soares DS. Telescópios na escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. Caderno de Resumos. 2014 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Source: LARIM 2013: Abstract Book. Conference titles: Latin American Regional IAU Meeting. Unidade: IAG

    Subjects: ASTROBIOLOGIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FRIAÇA, Amâncio César Santos e PACHECO, Eduardo Janot. Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. 2013, Anais.. Paris: International Astronomical Union, 2013. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Friaça, A. C. S., & Pacheco, E. J. (2013). Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. In LARIM 2013: Abstract Book. Paris: International Astronomical Union.
    • NLM

      Friaça ACS, Pacheco EJ. Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. LARIM 2013: Abstract Book. 2013 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Friaça ACS, Pacheco EJ. Life in the cosmic context: an astrobiology course as an experiment in transdisciplinarity. LARIM 2013: Abstract Book. 2013 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Source: Program & Abstracts. Conference titles: Brazilian Workshop on Astrobiology. Unidade: IAG

    Subjects: ASTROBIOLOGIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FRIAÇA, Amâncio César Santos e PACHECO, Eduardo Janot. Life in the cosmic context: an astrobiology course as a transdisciplinary laboratory in education. 2013, Anais.. São Paulo: Sociedade Astronômica Brasileira, 2013. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Friaça, A. C. S., & Pacheco, E. J. (2013). Life in the cosmic context: an astrobiology course as a transdisciplinary laboratory in education. In Program & Abstracts. São Paulo: Sociedade Astronômica Brasileira.
    • NLM

      Friaça ACS, Pacheco EJ. Life in the cosmic context: an astrobiology course as a transdisciplinary laboratory in education. Program & Abstracts. 2013 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Friaça ACS, Pacheco EJ. Life in the cosmic context: an astrobiology course as a transdisciplinary laboratory in education. Program & Abstracts. 2013 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Source: Gemini Focus. Unidade: IAG

    Subjects: TELESCÓPIOS, INSTRUMENTAÇÃO (ASTRONOMIA), ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MORENO, Jorge Luiz Meléndez. A dream comes true: brazilian students meet large telescopes. Gemini Focus, v. 44, n. 41-43, 2012Tradução . . Disponível em: http://www.gemini.edu/images/pio/newsletters/pdf/gf_0612.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Moreno, J. L. M. (2012). A dream comes true: brazilian students meet large telescopes. Gemini Focus, 44( 41-43). Recuperado de http://www.gemini.edu/images/pio/newsletters/pdf/gf_0612.pdf
    • NLM

      Moreno JLM. A dream comes true: brazilian students meet large telescopes [Internet]. Gemini Focus. 2012 ; 44( 41-43):[citado 2024 set. 16 ] Available from: http://www.gemini.edu/images/pio/newsletters/pdf/gf_0612.pdf
    • Vancouver

      Moreno JLM. A dream comes true: brazilian students meet large telescopes [Internet]. Gemini Focus. 2012 ; 44( 41-43):[citado 2024 set. 16 ] Available from: http://www.gemini.edu/images/pio/newsletters/pdf/gf_0612.pdf
  • Source: Caderno de Resumos. Conference titles: Simpósio de Iniciação Científica do IAG-USP. Unidade: IAG

    Subjects: TELESCÓPIOS, ESCOLAS, ENSINO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MASSERA, Rodrigo Trevisan e MARTINES, Rafael Nóbrega. Telescópios na Escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. 2012, Anais.. São Paulo: IAG-USP, 2012. . Acesso em: 16 set. 2024.
    • APA

      Massera, R. T., & Martines, R. N. (2012). Telescópios na Escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. In Caderno de Resumos. São Paulo: IAG-USP.
    • NLM

      Massera RT, Martines RN. Telescópios na Escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. Caderno de Resumos. 2012 ;[citado 2024 set. 16 ]
    • Vancouver

      Massera RT, Martines RN. Telescópios na Escola: ensino e divulgação de ciências através de telescópios robóticos. Caderno de Resumos. 2012 ;[citado 2024 set. 16 ]
  • Source: USP Online Destaque. Unidade: IAG

    Subjects: ASTROFÍSICA, ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GREGORIO-HETEM, Jane. Animação e rock'n roll são ferramentas para ensinar astrofísica a jovens. [Depoimento a Denis Pacheco]. USP Online Destaque. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www5.usp.br/16462/animacao-e-rockn-roll-sao-ferramentas-para-ensinar-astrofisica-a-jovens. Acesso em: 16 set. 2024. , 2012
    • APA

      Gregorio-Hetem, J. (2012). Animação e rock'n roll são ferramentas para ensinar astrofísica a jovens. [Depoimento a Denis Pacheco]. USP Online Destaque. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www5.usp.br/16462/animacao-e-rockn-roll-sao-ferramentas-para-ensinar-astrofisica-a-jovens
    • NLM

      Gregorio-Hetem J. Animação e rock'n roll são ferramentas para ensinar astrofísica a jovens. [Depoimento a Denis Pacheco] [Internet]. USP Online Destaque. 2012 ;[citado 2024 set. 16 ] Available from: http://www5.usp.br/16462/animacao-e-rockn-roll-sao-ferramentas-para-ensinar-astrofisica-a-jovens
    • Vancouver

      Gregorio-Hetem J. Animação e rock'n roll são ferramentas para ensinar astrofísica a jovens. [Depoimento a Denis Pacheco] [Internet]. USP Online Destaque. 2012 ;[citado 2024 set. 16 ] Available from: http://www5.usp.br/16462/animacao-e-rockn-roll-sao-ferramentas-para-ensinar-astrofisica-a-jovens

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024