Filtros : "IQ010" "2014" Removido: "QUÍMICA (ENSINO)" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Nacional de Ensino de Química/ENEQ. Unidade: IQ

    Assuntos: OFICINAS CULTURAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, QUÍMICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Fábio de et al. O uso de oficinas temáticas para alunos do ensino básico buscando a alfabetização e divulgação científica de temas socialmente relevantes. 2014, Anais.. Ouro Preto: Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química/ED/SBQ; Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto/DEQUI/UFOP, 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Souza, F. de, Akahoshi, L., Marcondes, M. E. R., Silva, A., Vieira, B., Zanelato, G., et al. (2014). O uso de oficinas temáticas para alunos do ensino básico buscando a alfabetização e divulgação científica de temas socialmente relevantes. In Anais. Ouro Preto: Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química/ED/SBQ; Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto/DEQUI/UFOP.
    • NLM

      Souza F de, Akahoshi L, Marcondes MER, Silva A, Vieira B, Zanelato G, Souza M, Sousa T, Nascimento W. O uso de oficinas temáticas para alunos do ensino básico buscando a alfabetização e divulgação científica de temas socialmente relevantes. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Souza F de, Akahoshi L, Marcondes MER, Silva A, Vieira B, Zanelato G, Souza M, Sousa T, Nascimento W. O uso de oficinas temáticas para alunos do ensino básico buscando a alfabetização e divulgação científica de temas socialmente relevantes. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Problems of Education in the 21ST Century. Unidade: IQ

    Assuntos: CONHECIMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TACOSHI, Marina Miyuki Akutagawa e FERNANDEZ, Carmen. Knowledge of assessment: an important component in the PCK of chemistry teachers. Problems of Education in the 21ST Century, v. 62, n. 4, p. 124-147, 2014Tradução . . Disponível em: http://oaji.net/articles/2015/457-1423570850.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Tacoshi, M. M. A., & Fernandez, C. (2014). Knowledge of assessment: an important component in the PCK of chemistry teachers. Problems of Education in the 21ST Century, 62( 4), 124-147. Recuperado de http://oaji.net/articles/2015/457-1423570850.pdf
    • NLM

      Tacoshi MMA, Fernandez C. Knowledge of assessment: an important component in the PCK of chemistry teachers [Internet]. Problems of Education in the 21ST Century. 2014 ; 62( 4): 124-147.[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://oaji.net/articles/2015/457-1423570850.pdf
    • Vancouver

      Tacoshi MMA, Fernandez C. Knowledge of assessment: an important component in the PCK of chemistry teachers [Internet]. Problems of Education in the 21ST Century. 2014 ; 62( 4): 124-147.[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://oaji.net/articles/2015/457-1423570850.pdf
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Evento de Educação em Química/EVEQ. Unidade: IQ

    Assuntos: OFICINAS CULTURAIS, QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AKAHOSHI, Luciane et al. Alfabetização e divulgação científica por meio de oficinas temáticas: o que pensam alunos do ensino básico sobre o tema "Água e Vida". 2014, Anais.. Araraquara: Instituto de Química/UNESP, 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Akahoshi, L., Souza, T., Vieira, B., Silva, A., Zanelato, G., Souza, M., et al. (2014). Alfabetização e divulgação científica por meio de oficinas temáticas: o que pensam alunos do ensino básico sobre o tema "Água e Vida". In Anais. Araraquara: Instituto de Química/UNESP.
    • NLM

      Akahoshi L, Souza T, Vieira B, Silva A, Zanelato G, Souza M, Nascimento W, Souza F de, Marcondes MER. Alfabetização e divulgação científica por meio de oficinas temáticas: o que pensam alunos do ensino básico sobre o tema "Água e Vida". Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Akahoshi L, Souza T, Vieira B, Silva A, Zanelato G, Souza M, Nascimento W, Souza F de, Marcondes MER. Alfabetização e divulgação científica por meio de oficinas temáticas: o que pensam alunos do ensino básico sobre o tema "Água e Vida". Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Resumos. Nome do evento: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Unidade: IQ

    Assuntos: QUÍMICA VERDE, JORNAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TERUYA, Leila Cardoso e MARSON, Guilherme Andrade. A Química Verde nos jornais: uma imagem ainda em construção. 2014, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Teruya, L. C., & Marson, G. A. (2014). A Química Verde nos jornais: uma imagem ainda em construção. In Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
    • NLM

      Teruya LC, Marson GA. A Química Verde nos jornais: uma imagem ainda em construção. Resumos. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Teruya LC, Marson GA. A Química Verde nos jornais: uma imagem ainda em construção. Resumos. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Problems of Education in the 21st Century (PEC). Unidade: IQ

    Assuntos: CONHECIMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERNANDEZ, Carmen. Knowledge base for teaching and pedagogical content knowledge (PCK): Some useful models and implication for teachers' training. Problems of Education in the 21st Century (PEC), v. 60, n. 60, p. 79-100, 2014Tradução . . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Fernandez, C. (2014). Knowledge base for teaching and pedagogical content knowledge (PCK): Some useful models and implication for teachers' training. Problems of Education in the 21st Century (PEC), 60( 60), 79-100.
    • NLM

      Fernandez C. Knowledge base for teaching and pedagogical content knowledge (PCK): Some useful models and implication for teachers' training. Problems of Education in the 21st Century (PEC). 2014 ; 60( 60): 79-100.[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Fernandez C. Knowledge base for teaching and pedagogical content knowledge (PCK): Some useful models and implication for teachers' training. Problems of Education in the 21st Century (PEC). 2014 ; 60( 60): 79-100.[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Nacional de Ensino de Química/ENEQ. Unidade: IQ

    Assuntos: PROFESSORES (INTERAÇÃO), QUÍMICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS JUNIOR, João Batista dos e SOUZA, Fábio Luiz de e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Análise das interações de professores de Química em um grupo colaborativo: evidências da efetividade da colaboração sobre o desenvolvimento profissional. 2014, Anais.. Ouro Preto: Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química/ED/SBQ; Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto/DEQUI/UFOP, 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Santos Junior, J. B. dos, Souza, F. L. de, & Marcondes, M. E. R. (2014). Análise das interações de professores de Química em um grupo colaborativo: evidências da efetividade da colaboração sobre o desenvolvimento profissional. In Anais. Ouro Preto: Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química/ED/SBQ; Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto/DEQUI/UFOP.
    • NLM

      Santos Junior JB dos, Souza FL de, Marcondes MER. Análise das interações de professores de Química em um grupo colaborativo: evidências da efetividade da colaboração sobre o desenvolvimento profissional. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Santos Junior JB dos, Souza FL de, Marcondes MER. Análise das interações de professores de Química em um grupo colaborativo: evidências da efetividade da colaboração sobre o desenvolvimento profissional. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Educación Química. Unidade: IQ

    Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREIRE, Leila Inês Follmann e FERNANDEZ, Carmen. Professores novatos de química e o desenvolvimento do PCK de oxidorredução: influências da formação inicial. Educación Química, v. 25, n. 3, p. 312-324, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1016/s0187-893x(14)70547-6. Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Freire, L. I. F., & Fernandez, C. (2014). Professores novatos de química e o desenvolvimento do PCK de oxidorredução: influências da formação inicial. Educación Química, 25( 3), 312-324. doi:10.1016/s0187-893x(14)70547-6
    • NLM

      Freire LIF, Fernandez C. Professores novatos de química e o desenvolvimento do PCK de oxidorredução: influências da formação inicial [Internet]. Educación Química. 2014 ; 25( 3): 312-324.[citado 2024 out. 14 ] Available from: https://doi.org/10.1016/s0187-893x(14)70547-6
    • Vancouver

      Freire LIF, Fernandez C. Professores novatos de química e o desenvolvimento do PCK de oxidorredução: influências da formação inicial [Internet]. Educación Química. 2014 ; 25( 3): 312-324.[citado 2024 out. 14 ] Available from: https://doi.org/10.1016/s0187-893x(14)70547-6
  • Fonte: Acta Scientiae. Unidade: IQ

    Assuntos: LIVRO DIDÁTICO, CINÉTICA QUÍMICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARTORANO, Simone Alves de Assis e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Investigando a abordagem do tema Cinética Química nos livros didáticos dirigidos ao Ensino Médio a partir das ideias de Imre Lakatos. Acta Scientiae, v. 16, n. 1, p. 114-132, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/328/842. Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Martorano, S. A. de A., & Marcondes, M. E. R. (2014). Investigando a abordagem do tema Cinética Química nos livros didáticos dirigidos ao Ensino Médio a partir das ideias de Imre Lakatos. Acta Scientiae, 16( 1), 114-132. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/328/842
    • NLM

      Martorano SA de A, Marcondes MER. Investigando a abordagem do tema Cinética Química nos livros didáticos dirigidos ao Ensino Médio a partir das ideias de Imre Lakatos [Internet]. Acta Scientiae. 2014 ; 16( 1): 114-132.[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/328/842
    • Vancouver

      Martorano SA de A, Marcondes MER. Investigando a abordagem do tema Cinética Química nos livros didáticos dirigidos ao Ensino Médio a partir das ideias de Imre Lakatos [Internet]. Acta Scientiae. 2014 ; 16( 1): 114-132.[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/328/842
  • Fonte: História da Ciência e Ensino. Unidade: IQ

    Assuntos: CINÉTICA QUÍMICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ENSINO MÉDIO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARTORANO, Simone Alves de Assis e CARMO, Miriam Possar do e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A história da ciência no ensino de química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química. História da Ciência e Ensino, v. 9, p. 19-35, 2014Tradução . . Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/issue/view/1066/showToc. Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Martorano, S. A. de A., Carmo, M. P. do, & Marcondes, M. E. R. (2014). A história da ciência no ensino de química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química. História da Ciência e Ensino, 9, 19-35. Recuperado de http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/issue/view/1066/showToc
    • NLM

      Martorano SA de A, Carmo MP do, Marcondes MER. A história da ciência no ensino de química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química [Internet]. História da Ciência e Ensino. 2014 ; 9 19-35.[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/issue/view/1066/showToc
    • Vancouver

      Martorano SA de A, Carmo MP do, Marcondes MER. A história da ciência no ensino de química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química [Internet]. História da Ciência e Ensino. 2014 ; 9 19-35.[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/issue/view/1066/showToc
  • Unidade: IQ

    Assunto: QUÍMICA ORGÂNICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro et al. Química orgânica: reflexões e propostas para o seu ensino. . São Paulo: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 14 out. 2024. , 2014
    • APA

      Marcondes, M. E. R., Souza, F. L. de, Akahoshi, L. H., & Silva, M. A. E. da. (2014). Química orgânica: reflexões e propostas para o seu ensino. São Paulo: Instituto de Química, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Marcondes MER, Souza FL de, Akahoshi LH, Silva MAE da. Química orgânica: reflexões e propostas para o seu ensino. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Marcondes MER, Souza FL de, Akahoshi LH, Silva MAE da. Química orgânica: reflexões e propostas para o seu ensino. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Evento de Educação em Química/EVEQ. Unidade: IQ

    Assuntos: CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LIMA, Lilian Patricia e VACILOTO, Naãma Cristina Negri e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Experimentação no currículo de química do Estado de São Paulo: concepções de um grupo de professores. 2014, Anais.. Araraquara: Instituto de Química/UNESP, 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Lima, L. P., Vaciloto, N. C. N., & Marcondes, M. E. R. (2014). Experimentação no currículo de química do Estado de São Paulo: concepções de um grupo de professores. In Anais. Araraquara: Instituto de Química/UNESP.
    • NLM

      Lima LP, Vaciloto NCN, Marcondes MER. Experimentação no currículo de química do Estado de São Paulo: concepções de um grupo de professores. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Lima LP, Vaciloto NCN, Marcondes MER. Experimentação no currículo de química do Estado de São Paulo: concepções de um grupo de professores. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Latin-American Conference of the International History, Philosophy, and Science Teaching Group/IHPST-LA. Unidade: IQ

    Assuntos: ANÁLISE INSTRUMENTAL, QUÍMICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAÚJO, Mariana Corrêa e PORTO, Paulo Alves. A implantação da análise instrumental no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. 2014, Anais.. Santiago: Sociedad Chilena de Didáctica, Historia y Filosofía de las Ciencias, 2014. Disponível em: http://laboratoriogrecia.cl/wp-content/uploads/2015/07/CORREA-Y-ALVES-CO113.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Araújo, M. C., & Porto, P. A. (2014). A implantação da análise instrumental no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. In Anais. Santiago: Sociedad Chilena de Didáctica, Historia y Filosofía de las Ciencias. Recuperado de http://laboratoriogrecia.cl/wp-content/uploads/2015/07/CORREA-Y-ALVES-CO113.pdf
    • NLM

      Araújo MC, Porto PA. A implantação da análise instrumental no Instituto de Química da Universidade de São Paulo [Internet]. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://laboratoriogrecia.cl/wp-content/uploads/2015/07/CORREA-Y-ALVES-CO113.pdf
    • Vancouver

      Araújo MC, Porto PA. A implantação da análise instrumental no Instituto de Química da Universidade de São Paulo [Internet]. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ] Available from: http://laboratoriogrecia.cl/wp-content/uploads/2015/07/CORREA-Y-ALVES-CO113.pdf
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Nacional de Ensino de Química/ENEQ. Unidade: IQ

    Assuntos: PRÁTICA PROFISSIONAL, PROFESSORES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MACULAN, Débora da S et al. Análises do desenvolvimento de uma unidade didática elaborada por uma licencianda a partir do processo de reflexão orientada. 2014, Anais.. Ouro Preto: Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química/ED/SBQ; Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto/DEQUI/UFOP, 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Maculan, D. da S., Bernardo, R. A., Miranda, M. de S., Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2014). Análises do desenvolvimento de uma unidade didática elaborada por uma licencianda a partir do processo de reflexão orientada. In Anais. Ouro Preto: Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química/ED/SBQ; Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto/DEQUI/UFOP.
    • NLM

      Maculan D da S, Bernardo RA, Miranda M de S, Suart R de C, Marcondes MER. Análises do desenvolvimento de uma unidade didática elaborada por uma licencianda a partir do processo de reflexão orientada. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Maculan D da S, Bernardo RA, Miranda M de S, Suart R de C, Marcondes MER. Análises do desenvolvimento de uma unidade didática elaborada por uma licencianda a partir do processo de reflexão orientada. Anais. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Resumos. Nome do evento: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Unidade: IQ

    Assuntos: MAPAS CONCEITUAIS, EQUILÍBRIO QUÍMICO, ENSINO SUPERIOR, ANÁLISE DE CONGLOMERADOS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MAXIMIANO, Flavio Antonio e TORRES, Matheus Cabral. Uso de análise de agupamentos para obter mapas conceituais representativos. 2014, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 2014. . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Maximiano, F. A., & Torres, M. C. (2014). Uso de análise de agupamentos para obter mapas conceituais representativos. In Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
    • NLM

      Maximiano FA, Torres MC. Uso de análise de agupamentos para obter mapas conceituais representativos. Resumos. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Maximiano FA, Torres MC. Uso de análise de agupamentos para obter mapas conceituais representativos. Resumos. 2014 ;[citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Tópicos em Ensino de Química. Unidade: IQ

    Assuntos: CINÉTICA QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARTORANO, Simone Alves de Assis e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A história e filosofia da ciência no ensino de química: uma proposta para o ensino de cinética química. Tópicos em Ensino de Química. Tradução . São Carlos: Pedro & João, 2014. . . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Martorano, S. A. de A., & Marcondes, M. E. R. (2014). A história e filosofia da ciência no ensino de química: uma proposta para o ensino de cinética química. In Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João.
    • NLM

      Martorano SA de A, Marcondes MER. A história e filosofia da ciência no ensino de química: uma proposta para o ensino de cinética química. In: Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João; 2014. [citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Martorano SA de A, Marcondes MER. A história e filosofia da ciência no ensino de química: uma proposta para o ensino de cinética química. In: Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João; 2014. [citado 2024 out. 14 ]
  • Fonte: Tópicos em Ensino de Química. Unidade: IQ

    Assuntos: QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Erivanildo Lopes da e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Contextualização no ensino de ciências: significados e epistemologia. Tópicos em Ensino de Química. Tradução . São Carlos: Pedro & João, 2014. . . Acesso em: 14 out. 2024.
    • APA

      Silva, E. L. da, & Marcondes, M. E. R. (2014). Contextualização no ensino de ciências: significados e epistemologia. In Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João.
    • NLM

      Silva EL da, Marcondes MER. Contextualização no ensino de ciências: significados e epistemologia. In: Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João; 2014. [citado 2024 out. 14 ]
    • Vancouver

      Silva EL da, Marcondes MER. Contextualização no ensino de ciências: significados e epistemologia. In: Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João; 2014. [citado 2024 out. 14 ]

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024