Filtros : "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" Removido: "IME" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO MÉDIO, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Daniel. História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica. 2020. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Ferreira, D. (2020). História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/
    • NLM

      Ferreira D. História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/
    • Vancouver

      Ferreira D. História do conceito matemático de função e seu ensino na escola básica [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23072020-153437/
  • Source: Caderno de resumos. Conference titles: Simpósio de Matemática para a Graduação - SIM. Unidade: ICMC

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, DIVISÃO, MULTIPLICAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DAMASCENO, Kleber Brandão. A utilização das barras de Napier no processo de ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão. 2019, Anais.. São Carlos: ICMC-USP, 2019. Disponível em: http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Damasceno, K. B. (2019). A utilização das barras de Napier no processo de ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão. In Caderno de resumos. São Carlos: ICMC-USP. Recuperado de http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html
    • NLM

      Damasceno KB. A utilização das barras de Napier no processo de ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão [Internet]. Caderno de resumos. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html
    • Vancouver

      Damasceno KB. A utilização das barras de Napier no processo de ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão [Internet]. Caderno de resumos. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html
  • Unidade: ICMC

    Subjects: TEORIA DOS NÚMEROS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BARRETO, Marina Arantes. Um estudo sobre a teoria dos números e o último teorema de Fermat. 2019. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03022020-181525/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Barreto, M. A. (2019). Um estudo sobre a teoria dos números e o último teorema de Fermat (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03022020-181525/
    • NLM

      Barreto MA. Um estudo sobre a teoria dos números e o último teorema de Fermat [Internet]. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03022020-181525/
    • Vancouver

      Barreto MA. Um estudo sobre a teoria dos números e o último teorema de Fermat [Internet]. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-03022020-181525/
  • Source: Caderno de resumos. Conference titles: Simpósio de Matemática para a Graduação - SIM. Unidade: ICMC

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, FILOSOFIA DA MATEMÁTICA, DIDÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MONTEIRO, Felipe César Freitas e SMANIA, Daniel. Bourbaki: contexto, história e legado. 2019, Anais.. São Carlos: ICMC-USP, 2019. Disponível em: http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Monteiro, F. C. F., & Smania, D. (2019). Bourbaki: contexto, história e legado. In Caderno de resumos. São Carlos: ICMC-USP. Recuperado de http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html
    • NLM

      Monteiro FCF, Smania D. Bourbaki: contexto, história e legado [Internet]. Caderno de resumos. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html
    • Vancouver

      Monteiro FCF, Smania D. Bourbaki: contexto, história e legado [Internet]. Caderno de resumos. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://sim.icmc.usp.br/sim2019/caderno-resumos.html
  • Unidade: ICMC

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PALAZZO, Camila Cristina Carvalho. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal. 2019. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Palazzo, C. C. C. (2019). Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/
    • NLM

      Palazzo CCC. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal [Internet]. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/
    • Vancouver

      Palazzo CCC. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal [Internet]. 2019 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-162412/
  • Unidade: ICMC

    Subjects: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, SISTEMAS NUMÉRICOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FANTINI, Patrícia. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Fantini, P. (2018). Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
    • NLM

      Fantini P. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
    • Vancouver

      Fantini P. Sugestões de materiais didáticos manipuláveis a fim de diminuir os obstáculos na aprendizagem dos números inteiros [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-110034/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, INFINITO, FILOSOFIA, ANALOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CORTESE, João Figueiredo Nobre. L'infini en poids, nombre et mesure: la comparaison des incomparables dans l'oeuvre de Blaise Pascal. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08082018-153153/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Cortese, J. F. N. (2017). L'infini en poids, nombre et mesure: la comparaison des incomparables dans l'oeuvre de Blaise Pascal (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08082018-153153/
    • NLM

      Cortese JFN. L'infini en poids, nombre et mesure: la comparaison des incomparables dans l'oeuvre de Blaise Pascal [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08082018-153153/
    • Vancouver

      Cortese JFN. L'infini en poids, nombre et mesure: la comparaison des incomparables dans l'oeuvre de Blaise Pascal [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08082018-153153/
  • Unidade: FE

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, NARRATIVA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TERUZZI, Alessandro Emilio. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Teruzzi, A. E. (2017). A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/
    • NLM

      Teruzzi AE. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/
    • Vancouver

      Teruzzi AE. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base para a construção de narrativas no ensino médio [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23012018-164632/
  • Source: Hipátia : Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. Unidade: ICMC

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ZUFFI, Edna Maura. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Hipátia : Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2016Tradução . . Disponível em: http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/436. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Zuffi, E. M. (2016). Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Hipátia : Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, 1( 1), 1-10. Recuperado de http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/436
    • NLM

      Zuffi EM. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função [Internet]. Hipátia : Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. 2016 ; 1( 1): 1-10.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/436
    • Vancouver

      Zuffi EM. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função [Internet]. Hipátia : Revista Brasileira de História, Educação e Matemática. 2016 ; 1( 1): 1-10.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/436
  • Source: Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos. Conference titles: Semana da Ciência. Unidade: EACH

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, SISTEMAS NUMÉRICOS, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Lais Santana da e VARGAS, Rosana Retsos Signorelli. Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática. 2016, Anais.. São Paulo: EACH/USP, 2016. p. 137. Disponível em: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Silva, L. S. da, & Vargas, R. R. S. (2016). Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática. In Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos (p. 137). São Paulo: EACH/USP. Recuperado de http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf
    • NLM

      Silva LS da, Vargas RRS. Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática [Internet]. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos. 2016 ; 137.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf
    • Vancouver

      Silva LS da, Vargas RRS. Um pouco da história do surgimento dos números, da matemática e como essa história pode colaborar no ensino de matemática [Internet]. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : livro de resumos. 2016 ; 137.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2016/01/Livro-Resumos-SC-SIICUSP-2016-Final.pdf
  • Source: Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. Conference titles: Semana da Ciência. Unidade: EACH

    Assunto: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa. História da matemática mesopotâmica e oficina de tabletes de argila. 2015, Anais.. São Paulo: EACH/USP, 2015. . Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Gonçalves, C. H. B. (2015). História da matemática mesopotâmica e oficina de tabletes de argila. In Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. São Paulo: EACH/USP.
    • NLM

      Gonçalves CHB. História da matemática mesopotâmica e oficina de tabletes de argila. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. 2015 ;[citado 2025 nov. 27 ]
    • Vancouver

      Gonçalves CHB. História da matemática mesopotâmica e oficina de tabletes de argila. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. 2015 ;[citado 2025 nov. 27 ]
  • Unidade: ICMC

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO, TEORIA DOS CONJUNTOS

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS, Jose Luiz Soares dos. O movimento da matemática moderna e o ensino das operações com números fracionários: uma análise histórica de livros didáticos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20102016-164328/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Santos, J. L. S. dos. (2015). O movimento da matemática moderna e o ensino das operações com números fracionários: uma análise histórica de livros didáticos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20102016-164328/
    • NLM

      Santos JLS dos. O movimento da matemática moderna e o ensino das operações com números fracionários: uma análise histórica de livros didáticos [Internet]. 2015 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20102016-164328/
    • Vancouver

      Santos JLS dos. O movimento da matemática moderna e o ensino das operações com números fracionários: uma análise histórica de livros didáticos [Internet]. 2015 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20102016-164328/
  • Source: Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. Conference titles: Semana da Ciência. Unidade: EACH

    Subjects: HISTÓRIA DA CIÊNCIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TRENTIN, Paulo Henrique e HADDAD, Thomás Augusto Santoro. Manoel Ferreira de Araújo Guimarães (1777-1838): trajetória e identidades de um homem de seu tempo. 2015, Anais.. São Paulo: EACH/USP, 2015. . Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Trentin, P. H., & Haddad, T. A. S. (2015). Manoel Ferreira de Araújo Guimarães (1777-1838): trajetória e identidades de um homem de seu tempo. In Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. São Paulo: EACH/USP.
    • NLM

      Trentin PH, Haddad TAS. Manoel Ferreira de Araújo Guimarães (1777-1838): trajetória e identidades de um homem de seu tempo. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. 2015 ;[citado 2025 nov. 27 ]
    • Vancouver

      Trentin PH, Haddad TAS. Manoel Ferreira de Araújo Guimarães (1777-1838): trajetória e identidades de um homem de seu tempo. Semana da Ciência e SIICUSP EACH : resumos. 2015 ;[citado 2025 nov. 27 ]
  • Source: Revista Brasileira de História da Ciência. Unidade: EACH

    Assunto: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SIQUEIRA, Rogério Monteiro de. Enciclopedismo, distinção profissional e modernidade nas ciências matemáticas brasileiras (1808-1930). Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. ja/ju 2014, p. 81-91, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1934. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Siqueira, R. M. de. (2014). Enciclopedismo, distinção profissional e modernidade nas ciências matemáticas brasileiras (1808-1930). Revista Brasileira de História da Ciência, 7( ja/ju 2014), 81-91. Recuperado de http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1934
    • NLM

      Siqueira RM de. Enciclopedismo, distinção profissional e modernidade nas ciências matemáticas brasileiras (1808-1930) [Internet]. Revista Brasileira de História da Ciência. 2014 ; 7( ja/ju 2014): 81-91.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1934
    • Vancouver

      Siqueira RM de. Enciclopedismo, distinção profissional e modernidade nas ciências matemáticas brasileiras (1808-1930) [Internet]. Revista Brasileira de História da Ciência. 2014 ; 7( ja/ju 2014): 81-91.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1934
  • Unidade: EACH

    Subjects: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, CULTURA MATERIAL, ESCRITA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      POSSANI JUNIOR, Cleber. Ferramentas cognitivas nas escolas de escribas da Antiga Babilônia. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10092014-224957/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Possani Junior, C. (2013). Ferramentas cognitivas nas escolas de escribas da Antiga Babilônia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10092014-224957/
    • NLM

      Possani Junior C. Ferramentas cognitivas nas escolas de escribas da Antiga Babilônia [Internet]. 2013 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10092014-224957/
    • Vancouver

      Possani Junior C. Ferramentas cognitivas nas escolas de escribas da Antiga Babilônia [Internet]. 2013 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-10092014-224957/
  • Source: Educação Matemática Pesquisa. Unidade: EACH

    Assunto: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa. Notas sobre a recepção da matemática mesopotâmica na historiografia. Educação Matemática Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 322-335, 2012Tradução . . Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12762/9347. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Gonçalves, C. H. B. (2012). Notas sobre a recepção da matemática mesopotâmica na historiografia. Educação Matemática Pesquisa, 14( 3), 322-335. Recuperado de http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12762/9347
    • NLM

      Gonçalves CHB. Notas sobre a recepção da matemática mesopotâmica na historiografia [Internet]. Educação Matemática Pesquisa. 2012 ; 14( 3): 322-335.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12762/9347
    • Vancouver

      Gonçalves CHB. Notas sobre a recepção da matemática mesopotâmica na historiografia [Internet]. Educação Matemática Pesquisa. 2012 ; 14( 3): 322-335.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12762/9347
  • Source: Bolema : Boletim de Educação Matemática. Unidade: EACH

    Assunto: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa. Observações sobre a tradução de textos matemáticos cuneiformes. Bolema : Boletim de Educação Matemática, v. 24, n. 38, p. 1-15, 2011Tradução . . Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4590/3695. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Gonçalves, C. H. B. (2011). Observações sobre a tradução de textos matemáticos cuneiformes. Bolema : Boletim de Educação Matemática, 24( 38), 1-15. Recuperado de http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4590/3695
    • NLM

      Gonçalves CHB. Observações sobre a tradução de textos matemáticos cuneiformes [Internet]. Bolema : Boletim de Educação Matemática. 2011 ; 24( 38): 1-15.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4590/3695
    • Vancouver

      Gonçalves CHB. Observações sobre a tradução de textos matemáticos cuneiformes [Internet]. Bolema : Boletim de Educação Matemática. 2011 ; 24( 38): 1-15.[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4590/3695
  • Unidade: FE

    Subjects: GEOMETRIA (ESTUDO E ENSINO), HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      WALDOMIRO, Tatiana de Camargo. Abordagem histórico-epistemológica do ensino da geometria fazendo uso da geometria dinâmica. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-145346/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Waldomiro, T. de C. (2011). Abordagem histórico-epistemológica do ensino da geometria fazendo uso da geometria dinâmica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-145346/
    • NLM

      Waldomiro T de C. Abordagem histórico-epistemológica do ensino da geometria fazendo uso da geometria dinâmica [Internet]. 2011 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-145346/
    • Vancouver

      Waldomiro T de C. Abordagem histórico-epistemológica do ensino da geometria fazendo uso da geometria dinâmica [Internet]. 2011 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-145346/
  • Source: Encontro de pesquisa Discente do programa de pós- Graduação em Educação da Uninove, 4. Conference titles: Encontro de pesquisa Discente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Uninove. Unidade: FE

    Subjects: PRÁTICA DE ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, MATEMÁTICA (ENSINO), HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      POMMER, Wagner Marcelo e POMMER, Clarice Perez Carvalho Retroz. Os números reais no ensino básico: contribuições de Michel de Certeau, Carlos Ginzburg e E. P. Thompson. 2011, Anais.. [São Paulo]: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Encontro/47.pdf. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Pommer, W. M., & Pommer, C. P. C. R. (2011). Os números reais no ensino básico: contribuições de Michel de Certeau, Carlos Ginzburg e E. P. Thompson. In Encontro de pesquisa Discente do programa de pós- Graduação em Educação da Uninove, 4. [São Paulo]: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Encontro/47.pdf
    • NLM

      Pommer WM, Pommer CPCR. Os números reais no ensino básico: contribuições de Michel de Certeau, Carlos Ginzburg e E. P. Thompson [Internet]. Encontro de pesquisa Discente do programa de pós- Graduação em Educação da Uninove, 4. 2011 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Encontro/47.pdf
    • Vancouver

      Pommer WM, Pommer CPCR. Os números reais no ensino básico: contribuições de Michel de Certeau, Carlos Ginzburg e E. P. Thompson [Internet]. Encontro de pesquisa Discente do programa de pós- Graduação em Educação da Uninove, 4. 2011 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Encontro/47.pdf
  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, CIÊNCIA, RELIGIÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BORGES, Marcos Francisco. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Borges, M. F. (2010). Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528/
    • NLM

      Borges MF. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor [Internet]. 2010 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528/
    • Vancouver

      Borges MF. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor [Internet]. 2010 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025