Oficinas de contação de histórias para professores (2018)
- Autores:
- Autor USP: COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: OFICINAS CULTURAIS; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: A atividade de contação de histórias é realizada por professores em suas práticas cotidianas com alta frequência. A literatura aponta que a mesma se destaca positivamente no desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, assim como na estimulação da criatividade, da imaginação e da memória. Porém, os ganhos podem vir a ser maximizados se os conhecimentos sobre a utilização da mesma para estimulação de linguagem for levada em consideração, se tiverem acesso ao conhecimento sobre como realizar o preparo das histórias e o próprio preparo para realizar essa atividade. Métodos: Realizou-se as oficinas com professores do ensino infantil e fundamental I. As atividades foram feitas em 3 etapas, sendo a etapa 1: entrevista inicial; etapa 2: encontros para a realização das atividades sobre contação de histórias; e etapa 3: entrevista final. Essas entrevistas foram realizadas seguindo um roteiro, no qual deveriam ler nove sentenças afirmativas sobre contação de histórias e atribuir um valor de zero a dez. Resultados: Foram realizados 3 encontros com dois grupos diferentes de professores, um grupo em uma escola do ensino fundamental I, com 28 docentes e o outro em uma escola do ensino infantil, com 7 docentes. Por meio de perguntas feitas nas entrevistas (inicial e final) e considerando as respostas dos professores nas afirmativas sobre contação de histórias, em ambas as escolas, antes a média foi próxima à 4 e após os encontros a média foi próxima à 7, sendo possível perceber o quanto as oficinas ajudaram a melhor conhecer e refletir sobre como potencializar sua estimulação na atividade de contação de histórias. Conclusão: As oficinas oferecidas ao grupo foram de grande importância, dando embasamento e técnicas aos participantes para atuarem na pratica da contação
- Imprenta:
- Editora: Faculdade de Odontologia de Bauru
- Local: Bauru
- Data de publicação: 2018
- Fonte:
- ISSN: 2595-2919
- Nome do evento: COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Profa. Dra. Lilian Cássia Bórnia Jacob-Corteletti"
-
ABNT
NEVES, Lais Monique das e COSTA, Aline Roberta Aceituno da. Oficinas de contação de histórias para professores. 2018, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2018. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Neves, L. M. das, & Costa, A. R. A. da. (2018). Oficinas de contação de histórias para professores. In . Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru. -
NLM
Neves LM das, Costa ARA da. Oficinas de contação de histórias para professores. 2018 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Neves LM das, Costa ARA da. Oficinas de contação de histórias para professores. 2018 ;[citado 2024 set. 18 ] - Oficina para professores sobre estimulação da linguagem oral e escrita via contação de histórias
- Naming new stimuli after selection by exclusion
- Controle de estímulos, mapeamento simbólico emergente e aquisição de vocabulário
- O preparo do educador para estimulaçâo da linguagem oral e escrita via contação de histórias
- Exclusion performance in visual simple discrimination in dogs (Canis familiaris)
- Perfil ortográfico da escrita em adultos em fase inicial de aquisição de leitura e escrita
- Desempenho em elaboração escrita após diferentes condições de apropriação do conteúdo por adolescentes com distúrbio de aprendizagem
- Grupo terapêutico fonoaudiológico de linguagem: revisão de literatura integrativa
- Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
- Vivemos em uma sociedade grafocêntrica, na qual a linguagem escrita não é apenas... [prefácio]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas