Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem (2016)
- Autores:
- Autores USP: FORTUNA, CINIRA MAGALI - EERP ; MATUMOTO, SILVIA - EERP ; CLAPIS, MARIA JOSÉ - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.5216/ree.v18.41632
- Assuntos: ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- Palavras-chave do autor: Evaluation; Education; Nursing; Associate; Educational Measurement
- Idioma: Português
- Resumo: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objetivo foi analisar como se têm realizado o ensino e a avaliação dos conteúdos atitudinais na formação de profissionais de enfermagem de nível médio. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e de duas sessões de grupo focal com os professores participantes. As sessões foram gravadas, transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo temática. Foi possível identificar dois temas principais: A avaliação no processo de ensino-aprendizagem do técnico em enfermagem e O ensino e a avaliação de conteúdos atitudinais na formação do técnico de enfermagem. Concluiu-se que a avaliação atitudinal é realizada de modo assistemático, embora se conceba a avaliação atitudinal como processual. Apesar de o estabelecimento em estudo contar com corpo docente com conhecimentos de outras abordagens de ensino e de avaliação, não há superação da lógica disciplinar, da separação teórico-prática e avaliação somativa
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Eletrônica de Enfermagem
- ISSN: 1518-1944
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, art. 1200, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
VIANA, Maria Aparecida Soares et al. Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 18, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v18.41632. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Viana, M. A. S., Fortuna, C. M., Borges, F. A., Gatto Júnior, J. R., Matumoto, S., & Clapis, M. J. (2016). Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, 18. doi:10.5216/ree.v18.41632 -
NLM
Viana MAS, Fortuna CM, Borges FA, Gatto Júnior JR, Matumoto S, Clapis MJ. Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem [Internet]. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2016 ; 18[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v18.41632 -
Vancouver
Viana MAS, Fortuna CM, Borges FA, Gatto Júnior JR, Matumoto S, Clapis MJ. Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem [Internet]. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2016 ; 18[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v18.41632 - Primary health care workers' view on the presence of nursing students
- O apoio matricial como dispositivo tecnológico na atenção à saúde mental intantojuvenil na atenção básica
- O portfólio enquanto instrumento avaliativo em metodologias ativas de ensino-aprendizagem
- O apoio matricial como dispositivo tecnológico na atenção à saúde mental infantojuvenil na atenção básica
- Caracterização do uso dos portfólios no curso de bacharelado e licenciatura da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
- Acompanhamento de futuros docentes universitários: experiências no Programa de Aperfeçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo
- Elaboração de plano de aula sobre o Sistema Único de Saúde (SUS): relato de experiência de pós-graduandas no PAE
- Reflexão sobre a disciplina de docência no ensino de saúde: experiência instituinte de uma pós-graduanda
- As narrativas de estudantes de enfermagem nos portfólios do Estágio Curricular Supervisionado
- A análise de implicação de pesquisadores em uma pesquisa-intervenção na Rede Cegonha: ferramenta da análise institucional
Informações sobre o DOI: 10.5216/ree.v18.41632 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas