Formação de professores em contexto universitário: articulação entre graduação, extensão e pós-graduação por meio do “tutorado” (2015)
- Autores:
- Autor USP: LOUSADA, ELIANE GOUVÊA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO SUPERIOR; ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; LÍNGUA FRANCESA
- Idioma: Português
- Resumo: Esta comunicação visa a apresentar as diversas formações oferecidas no contexto dos Cursos Extracurriculares da FFLCH-USP, especialmente o processo de formação pelo “tutorado”, ressaltando sua importância como estrutura de apoio à formação docente oferecida no âmbito do curso de Letras-Francês. Fundados na década de 90, os cursos foram concebidos para serem laboratório para pesquisas sobre didática das línguas e local de formação para novos professores. Atualmente, aproximadamente 20 alunos de licenciatura ou pós-graduação em Letras na USP atuam como monitores-professores nesse contexto. Para a maior parte dos monitores, trata-se de sua primeira experiência como professores e essa formação prática tem-se mostrado um importante instrumento de complementação da formação teórica oferecida nos cursos de graduação. Os cursos beneficiam também um público de 800 alunos, composto por estudantes de graduação e pós-graduação, funcionários da universidade, professores da rede pública de ensino e interessados em geral, distribuídos em mais de 40 turmas, além dos professores dos Centros de Línguas e membros da Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo, que participam regularmente das Journées de Formation semestrais organizadas pelos monitores dos Cursos Extracurriculares de Francês. Mais especificamente, nesta comunicação, mostraremos como as demandas de formação dos estudantes de licenciatura e pós-graduação que atuam nos cursos são atendidas por um conjunto de atividades, como reuniões e jornadas pedagógicas, cursos de aperfeiçoamento em língua e em tecnologias para o ensino e, sobretudo, reuniões de tutoria em que monitores mais experientes auxiliam os monitores novatos em suas preparações de aula.O princípio norteador dessas atividades está baseado nos estudos da Ergonomia da Atividade dos Profisionnais da Educação (FAÏTA, 2004, 2011; SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004) e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2001, 2008), em que se procura ampliar o poder de agir dos professores, por meio da oferta de um espaço para a reconcepção, a adaptação das tarefas prescritas e das orientações para o trabalho docente. Nesse contexto, o “tutorado” ocupa papel primordial. Para potencializar e permitir o estudo tanto da aprendizagem do trabalho docente, quanto do “tutorado”, realizamos entrevistas gravadas ou filmadas, nas quais os monitores podem se colocar na posição de analistas de sua própria atividade e verbalizar sobre as dificuldades e soluções encontradas para os conflitos vivenciados em sala de aula. Essas entrevistas são material para diversas pesquisas acadê- micas na área da formação de professores de línguas (DANTAS-LONGHI, 2013; LOUSADA, SILVA e MENEZES, 2014; SILVA, 2015), fechando o ciclo entre ensino, extensão e pesquisa. Dessa forma, esperamos, com esta comunicação, contribuir com uma visão mais ampla sobre as relações entre extensão, graduação (Licenciatura) e pós-graduação, que compreenda esse contexto como parte da formação de nossos graduandos e pós-graduandos e pilar fundamental para a articulação entre os saberes construídos na Universidade e sua utilização e contribuição para a vida profissional futura dos graduandos e pós-graduandos.
- Imprenta:
- Editora: Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo
-
ABNT
DANTAS-LONGHI, Simone Maria e LOUSADA, Eliane Gouvêa. Formação de professores em contexto universitário: articulação entre graduação, extensão e pós-graduação por meio do “tutorado”. 2015, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG, 2015. Disponível em: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Dantas-Longhi, S. M., & Lousada, E. G. (2015). Formação de professores em contexto universitário: articulação entre graduação, extensão e pós-graduação por meio do “tutorado”. In Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, Pró-Reitoria de Graduação - PRG. Recuperado de http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf -
NLM
Dantas-Longhi SM, Lousada EG. Formação de professores em contexto universitário: articulação entre graduação, extensão e pós-graduação por meio do “tutorado” [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf -
Vancouver
Dantas-Longhi SM, Lousada EG. Formação de professores em contexto universitário: articulação entre graduação, extensão e pós-graduação por meio do “tutorado” [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2015.pdf - La recherche en français et avec le français - au Brésil
- Gêneros textuais e aprendizagem do trabalho de ensinar: o que a análise de textos produzidos em situação de trabalho revela sobre o desenvolvimento do professor?
- As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional
- Produção escrita e desenvolvimento da atividade linguageira relatar: uma experiência com alunos universitários por meio da plataforma Moodle
- La construction du raisonnement dans le texte scientifique
- Os dez artigos selecionados para o número 42 da Revista Moara compõem um cardápio rico e variado que vai certamente agradar aqueles que se interessam pela temática da... [Apresentação]
- O papel da língua materna no ensino do francês como língua estrangeira: uma velha questão rediscutida à luz das ciências do trabalho
- De l'enseignement des genres aux réflexions sur l'enseignement: les travaux du groupe alter qui abordent la question de la didactique des langues
- O trabalho do professor universitário de FLE: aportes das ciências do trabalho para a compreensão da atividade educacional
- As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino-aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas