Novel morphologies on flying robots: design for field application (2015)
- Autores:
- Autor USP: SAMPAIO, RAFAEL CORONEL BUENO - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SEM
- Assuntos: ESTABILIDADE DE VOO; ESTABILIDADE DE VOO
- Palavras-chave do autor: ROBÔ AÉREO; DRONE; ROBÔS HÍBRIDOS
- Idioma: Inglês
- Resumo: As limitações energéticas em robótica aérea de campo muitas vezes levam à sua não utilização em tarefas que poderiam se beneficiar significativamente de suas inúmeras vantagens. Dependendo da complexidade da missão, os recursos energéticos podem ser despendidos no traslado ao ponto de interesse. Nesse contexto, se evidencia o problema do lançamento inicial de robôs, o que faz surgir novas possibildades para o desenvolvimento de novas maneiras de lançá-los. Este trabalho propõe uma nova perspectiva para adaptações morfológicas para robótica aérea as qnais podem minimizar os efeitos das limitações energéticas. Sob essa ótica, são propostas três novas morfologias. A primeira consiste de um robô aéreo híbrido asa fixa/quadrotor visando a possibilidade do lançamento em voo. A segunda consiste de uma aeronave de asa rotativa na configuração quadrotora morfologicamente adaptada para reposicionamento do seu centro de gravidade. O aumento da estabilidade estática passiva da, aeronave também visa o seu lançamento durante o voo. A terceira, se refere a um veículo aéreo híbrido que combina uma estrutura naval e um quadrotor, capaz de navegar em cenários aquáticos com baixo custo energético. O desenho mecânico resultante permite sua operação no ponto ótimo tanto para a navegação aérea quanto aquática, oferecendo estabilidade estática em todos os cenários (terra, ar e água). São apresentados todos os detalhes de conceito, concepção, análise, projeto e simulação em voo das três novas plataformas. Uma validação robusta dos sistemas de controle e estabilidade é realizada por sistema de visão ©VICON. Por fim, ensaios em campo são realizados, apresentando resultados experimentais otimistas para a aplicação das três novas morfologias
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2015
- Data da defesa: 27.03.2015
-
ABNT
SAMPAIO, Rafael Coronel Bueno. Novel morphologies on flying robots: design for field application. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-21072016-223549/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Sampaio, R. C. B. (2015). Novel morphologies on flying robots: design for field application (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-21072016-223549/ -
NLM
Sampaio RCB. Novel morphologies on flying robots: design for field application [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-21072016-223549/ -
Vancouver
Sampaio RCB. Novel morphologies on flying robots: design for field application [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-21072016-223549/ - Sistemas de controle e nova arquitetura para diferencial eletrônico em veículos de passeio convencionais a combustão convertidos em veículos híbridos 4x4
- HELVIS: a mini platform in the research of HEVs
- Parametric vehicular simulator on the design and evaluation of HELVIS mini-HEV
- GISA: a brazilian platform for autonomous cars trials
- Optimal H∞ controller with a novel control architecture in the HELVIS mini-HEV EDS
- SquidCop: design and evaluation of a novel quadrotor MAV for in-flight launching air-to-ground missions
- Detecção de vagas livres para manobra de estacionamento paralelo autônomo utilizando sensor laser em veículos de passeio
- Novel hybrid electric motor glider-quadrotor MAV for in-flight/V-STOL launching
- Model-based optimal H∞ controller on the stability of a 2-DoF quadrotor
- Hardware-in-the-loop simulation of an H∞ controller on the stabilization of a 2-dof quadrotor
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas