Empatia em Vigotski (2014)
- Autor:
- Autor USP: BROLEZZI, ANTONIO CARLOS - IME
- Unidade: IME
- DOI: 10.5585/dialogia.n20.4944
- Subjects: ESTÉTICA (ARTE); PSICOLOGIA EDUCACIONAL; DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Language: Português
- Abstract: O termo empatia (sentir em) é relativamente recente na história das ideias, e passou por um processo de ampliação, metamorfose e diversificação a partir do final do século XIX. O termo empatia está presente nas teorias da estética da arte de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934). Ele surgia como termo explicativo para a relação entre a imitação interior e a capacidade de compreensão dos outros atribuindo a eles sentimentos, emoções e pensamentos. Pode servir, assim, de ligação entre a estética da arte e diversos ramos da filosofia, como a fenomenologia, e da psicologia, em particular da psicologia social, da educação e da neurociência, resultando em importante construto para compreender os fenômenos da educação.
- Imprenta:
- Source:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
BROLEZZI, Antonio Carlos. Empatia em Vigotski. Dialogia, n. 20, p. 153-166, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n20.4944. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Brolezzi, A. C. (2014). Empatia em Vigotski. Dialogia, ( 20), 153-166. doi:10.5585/dialogia.n20.4944 -
NLM
Brolezzi AC. Empatia em Vigotski [Internet]. Dialogia. 2014 ;( 20): 153-166.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.5585/dialogia.n20.4944 -
Vancouver
Brolezzi AC. Empatia em Vigotski [Internet]. Dialogia. 2014 ;( 20): 153-166.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.5585/dialogia.n20.4944 - Problemas e criatividade: uma breve introdução
- Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
- Como ensinar análise combinatória
- Criatividade para resolução de problemas. [Depoimento a Cinderela Caldeira]
- Empatia na formação inicial do professor de matemática
- Empatia e história da matemática
- Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: resumos do SPHEM: possibilidades de diálogos
- A arte de contar: história da matemática e educação matemática
- A tensão entre o discreto e o contínuo na história da matemática e no ensino de matemática
- Álgebra e educação algébrica: concepções de alunos e professores de matemática
Informações sobre o DOI: 10.5585/dialogia.n20.4944 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas