Instrução verbal: solicitar foco de atenção não garante sua adoção e melhor desempenho (2012)
- Authors:
- USP affiliated authors: FREUDENHEIM, ANDREA MICHELE - EEFE ; BASSO, LUCIANO - EEFE ; CORREA, UMBERTO CESAR - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.1590/S1980-65742012000300005
- Subjects: PSICOMOTRICIDADE; DESEMPENHO ESPORTIVO; ATENÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Os objetivos deste estudo foram verificar: a) o efeito da instrução com e sem redundância na adoção do foco de atenção externo; b) o efeito do foco de atenção externo no desempenho no nado crawl; e c) o efeito da redundância do enunciado da instrução na adoção do foco e no desempenho. Participaram do estudo 43 universitários de ambos os gêneros com idade entre 17 e 46 anos. A tarefa, nadar 25 m nado crawl em velocidade máxima, foi executada uma vez em cada uma de três condições relativas à instrução: sem foco (SF), com foco (CF) e com foco e redundância (CFR), em ordem contrabalanceada. Como registro de adoção de foco, após a execução o sujeito foi questionado sobre a efetiva adoção do foco de atenção solicitado. Como medida do desempenho, computou-se o índice de braçadas. Os resultados mostraram que nas condições CF e CFR, respectivamente, 23% e 42% dos sujeitos não adotaram o foco solicitado; que nas condições CF e CFR a frequência dos sujeitos que adotaram o foco solicitado é superior à dos que não o adotaram, e, na condição CF, em relação à CFR houve uma frequência superior de sujeitos que adotaram o foco solicitado. O desempenho não diferiu significativamente entre as três condições (p>0,05). Concluiu-se que: a) não basta solicitar que seja adotado um foco de atenção para que este seja de fato adotado; b) não houve efeitos do foco de atenção externo no desempenho; e c) a adoção de uma instrução sem redundância é maior, mas sem reflexos sobre o desempenho
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Motriz: Revista de Educação Física
- ISSN: 1980-6574
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 3, p. 449-455, jul./set. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
RIED, Bettina et al. Instrução verbal: solicitar foco de atenção não garante sua adoção e melhor desempenho. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 3, p. 449-455, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000300005. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Ried, B., Fugita, M., Freudenheim, A. M., Basso, L., & Corrêa, U. C. (2012). Instrução verbal: solicitar foco de atenção não garante sua adoção e melhor desempenho. Motriz: Revista de Educação Física, 18( 3), 449-455. doi:10.1590/S1980-65742012000300005 -
NLM
Ried B, Fugita M, Freudenheim AM, Basso L, Corrêa UC. Instrução verbal: solicitar foco de atenção não garante sua adoção e melhor desempenho [Internet]. Motriz: Revista de Educação Física. 2012 ; 18( 3): 449-455.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000300005 -
Vancouver
Ried B, Fugita M, Freudenheim AM, Basso L, Corrêa UC. Instrução verbal: solicitar foco de atenção não garante sua adoção e melhor desempenho [Internet]. Motriz: Revista de Educação Física. 2012 ; 18( 3): 449-455.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000300005 - Efeitos de diferentes padrões respiratórios no desempenho e na organização temporal das braçadas do nado "crawl"
- Em busca da prática 'ótima' na aprendizagem de habilidades motoras: reflexões a partir da estrutura constante-variada
- Avaliação do desempenho no domínio motor de crianças na segunda infância
- Aprendizagem motora e o ensino da natação
- Aquisição da habilidade motora rebater na educação física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino
- A motivação dos alunos para as aulas de Educação Física: considerações e implicações para a atuação docente no Ensino Fundamental
- Efeito da estratégia de instrução na aprendizagem do mergulho lançado em crianças
- Verbal cues in motor learning: focus on the component and on the interaction between components
- Efeito da instrução na aquisição de habilidades motoras
- Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1980-65742012000300005 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas