Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo (2012)
- Authors:
- USP affiliated authors: MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB ; COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA - FOB ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB ; JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: DEFICIENTE AUDITIVO (REABILITAÇÃO); LEITURA; ESCRITA
- Language: Português
- Abstract: Introdução: é comum observar dificuldades na aquisição da leitura e escrita do aluno deficiente auditivo nos diferentes níveis: fonológico; semântico; morfossintático e pragmático. Na aprendizagem da linguagem escrita podese dizer que a dificuldade está na compreensão dos textos lidos. Objetivo: Proporcionar maior fluência na escrita e na compreensão de leitura de indivíduos portadores de deficiência auditiva bilateral de grau moderado a profundo, usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implante coclear (IC) com dificuldades escolares. Metodologia: participaram desta oficina 8 crianças atendidas na Clínica de Fonoaudiologia de Faculdade de Odontologia de Bauru/ Universidade de São Paulo, entre 9 e 15 anos, alfabetizadas, com dificuldades na produção textual escrita e na compreensão leitora. Foram realizadas intervenções de leitura e escrita utilizando-se uma proposta fechada de intervenção a qual constaram três etapas: avaliação inicial (Qualitativa: Redação, leitura oral, Questões sobre texto lido e os testes padronizados: Teste de Desempenho Escolar- TDE subtestes de leitura e escrita, Compreensão Leitora e Perfil de Habilidades Fonoaudiológicas), sessões pré-definidas de intervenção e reavaliação final com os mesmos testes iniciais. As avaliações pré-intervenção e pós-intervenção foram realizadas individualmente e as sessões terapêuticas foram realizadas em grupo. Resultados: Na avaliação inicial as crianças apresentaram resultados abaixo do esperado para sua faixa etária nos testes descritos. Na compreensão leitora duas crianças não conseguiram compreender nem com auxilio de questões, as outras seis apresentaram compreensão parcial dos textos com auxilio de perguntas, todas apresentaram leitura oral sem pontuação e omissão de letras e palavrasApós seis sessões, os pacientes obtiveram melhora nas avaliações finais, na redação quanto à pontuação, coesão, no teste Compreensão leitora compreenderam os textos propostos, além de apresentarem melhora na leitura oral referente à pontuação, entonação. No TDE subtestes de leitura e escrita, os indivíduos apresentaram melhora na pontuação, porém continuaram abaixo do esperado para a faixa etária, com exceção de uma criança cujo resultado foi esperado para idade. Conclusão: Foi observada melhora na experiência de leitura e escrita para os indivíduos avaliados após participação nas oficinas específicas, sendo que os participantes demonstraram-se motivados com a troca de experiências no grupo
- Imprenta:
- Source:
- Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
ROMERO, Carla Dellela et al. Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. 2012, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2012. . Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Romero, C. D., Moret, A. L. M., Costa, A. R. A. da, Tokuhara, F. M., Bevilacqua, M. C., Panelli, M., & Jacob, R. T. de S. (2012). Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Romero CD, Moret ALM, Costa ARA da, Tokuhara FM, Bevilacqua MC, Panelli M, Jacob RT de S. Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. Anais. 2012 ;[citado 2024 set. 24 ] -
Vancouver
Romero CD, Moret ALM, Costa ARA da, Tokuhara FM, Bevilacqua MC, Panelli M, Jacob RT de S. Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. Anais. 2012 ;[citado 2024 set. 24 ] - Desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças de 0 aos 5 anos
- Translation and adaptation of functional auditory performance indicators (FAPI)
- Sistema de Frequência Modulada e percepção da fala em sala de aula: revisão sistemática da literatura
- O desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças desde o nascimento até 5 anos de idade
- Avaliação da percepção da fala em adultos normo-ouvintes: resultados preliminares
- Esforço auditivo, fadiga e dificuldades de aprendizagem em indivíduo com limiares auditivos normais: avaliação da efetividade de um sistema de transmissão sem fio digital em ambiente escolar
- Treinamento auditivo em idosos com deficiência auditiva
- Percepção da fala em crianças em situação de ruído
- Qualidade de vida em adultos com deficiência auditiva pós-lingual usuários de implante coclear
- Questionários sobre a satisfação da amplificação em crianças: revisão sistemática
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas