A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos (2007)
- Autores:
- Autor USP: CUNHA, MARCUS VINICIUS DA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Assuntos: EDUCAÇÃO; PSICANÁLISE
- Idioma: Português
- Resumo: O tema do trabalho é a idéia de escola como lugar destinado a educar por meio da interferência nos componentes psicológicos dos educandos. Inicialmente, o escrito discorre sobre as concepções filosóficas e educacionais de Rousseau, Kant, Fichte e Dewey. A seguir, utilizando a "nova retórica" de Perelman e Olbrechts-Tyteca, são analisados os argumentos de Arthur Ramos em defesa da aplicação dos conceitos psicanalíticos na educação, conforme expressos em seu livro Educação e psicanálise, publicado em 1934, em meio aos debates sobre a identidade da Escola Nova no Brasil. Para isso, utilizamos à metodologia baseada na "nova retórica" de Perelman e Olbrechts-Tyteca
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Educação em Questão
- ISSN: 0102-7735
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 28, n. 14, p. 147-171, 2007
-
ABNT
CUNHA, Marcus Vinicius da e SIRCILI, Fabiola. A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos. Revista Educação em Questão, v. 28, n. 14, p. 147-171, 2007Tradução . . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Cunha, M. V. da, & Sircili, F. (2007). A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos. Revista Educação em Questão, 28( 14), 147-171. -
NLM
Cunha MV da, Sircili F. A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos. Revista Educação em Questão. 2007 ; 28( 14): 147-171.[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Cunha MV da, Sircili F. A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos. Revista Educação em Questão. 2007 ; 28( 14): 147-171.[citado 2024 set. 19 ] - Há vários critérios para aferir a vitalidade de um Programa de Pós-Graduação...[apresentação]
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