Caracterização da população do estágio de distúrbios da fluência da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru no período de 1992 a 2005 (2007)
- Authors:
- USP affiliated authors: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB ; CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; DISTÚRBIOS DA FALA; FONOAUDIOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição. Fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave da produção da fala. É um aspecto de produção de fala que se refere à continuidade, velocidade e/ou esforço com as quais as unidades fonológicas, lexicais, morfológicas e/ou sintáticas de linguagem são faladas. As alterações de fluência da fala possuem padrões etiológicos e de sintomatologia muito variados e diversificados. Portanto, torna-se evidente a importância de uma pesquisa realizada numa Clínica-Escola, local em que é possível encontrar um número grande de pacientes - o que contribui para que uma identificação mais precisa do perfil dos indivíduos com disfluência. O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento dos prontuários de todos os pacientes atendidos no Estágio de Distúrbios de Fluência, da Clínica-Escola do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (Universidade de São Paulo - USP - Campus Bauru), no período de 1992 a 2005. A coleta de dados foi feita através de um protocolo previamente elaborado e a análise de dados foi realizada de forma quantitativa (porcentagem). Foram analisados 194prontuários, sendo 140 do gênero masculino e 54 do feminino. Dos prontuários analisados, 48% relatam que os sintomas iniciais da gagueira ocorreram entre um e cinco anos de idade e 30% tinham na família mais de um parente com alterações na fala e/ou linguagem, o que demonstra a tendência familiar que a literatura apresenta como sendo um fator de risco para o surgimento da gagueira. (continua) ) As disfluências mais relatadas pelos pacientes e que constam nos prontuários são os bloqueios, as repetições e os prolongamentos, sendo que, nos relatórios de avaliação fonoaudiológica analisados, grande parte (84%) descrevem e confirmam estas manifestações. Ficou evidente nos resultados a ausência de contato ocular apresentada pela maioria dos pacientes (78%), durante os momentos de disfluência, conforme dados coletados nos relatórios. Observou-se a presença de alterações vocais e de motricidade oral associadas aos quadros em 65% da amostra. Constatou-se também um histórico de atraso de linguagem positivo nos casos de gagueira que, junto com dos demais sintomas descritos na literatura, deve ser levado em consideração ao realizar um diagnóstico precoce de gagueira. Assim sendo, os dados encontrados confirmam os dados apresentados pela literatura e delineiam alguns padrões etiológicos e sintomatológicos específicos desta população
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2007
- Source:
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
LOPES-HERRERA, Simone Aparecida e DUARTE, Tamyne Ferreira e CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Caracterização da população do estágio de distúrbios da fluência da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru no período de 1992 a 2005. 2007, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2007. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Lopes-Herrera, S. A., Duarte, T. F., & Crenitte, P. A. P. (2007). Caracterização da população do estágio de distúrbios da fluência da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru no período de 1992 a 2005. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Lopes-Herrera SA, Duarte TF, Crenitte PAP. Caracterização da população do estágio de distúrbios da fluência da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru no período de 1992 a 2005. Anais. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Lopes-Herrera SA, Duarte TF, Crenitte PAP. Caracterização da população do estágio de distúrbios da fluência da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru no período de 1992 a 2005. Anais. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] - Análise da consciência fonológica em crianças de primeira série do ensino fundamental de escolas pública e particular
- Caracterização da população do estágio de distúrbios de fluência da clínica-escola do curso de fonoaudiología da USP-Bauru no período de 1992 a 2005
- Caracterização dos indivíduos com distúrbios da fluência, atendidos na clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru
- Dislexia e distúrbio de aprendizagem: histórico familial
- Habilidades de consciência fonológica em crianças de escolas pública e particular durante o processo de alfabetização
- Relationship between phonological working memory, metacognitive skills and reading comprehension in children with learning disabilities
- Análise do processo de construção de projeto político-pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro
- Relato de caso: privação sensorial de estímulos e comportamentos autísticos
- O uso da linguagem no autismo de alto funcionamento e na síndrome de Asperger: uma perspectiva pragmática na intervenção fonoaudiológica
- Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas