Contribuicao do estudo de caso etnografico para a reconstrucao da didatica (1992)
- Autor:
- Autor USP: ANDRE, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; PESQUISA EDUCACIONAL; ENSINO FUNDAMENTAL
- Idioma: Português
- Resumo: Discute a contribuicao que os estudos do tipo etnografico, voltados ao cotidiano escolar, vem oferecendo para repensar e reconstruir o saber didatico. Mais especificamente trata do estudo de caso. Tambem fala da didatica, no que se refere ao saber que o professor desenvolve sobre a sua pratica docente. O estudo esta baseado em pesquisas da propria autora, revendo conceitos, pressupostos, hipoteses, interpretacoes para refaze-los e aprofunda-los. Procura mostrar que a abordagem qualitativa abrange uma serie de tipos de pesquisa. Dai a necessidade de se falar especificamente das diferencas e semelhancas entre o estudo de caso e a pesquisa etnografica, entre esta e a pesquisa participante e entre esta ultima e a pesquisa-acao. Faz um esboco da trajetoria historica da etnografia, situando principais grupos e publicacoes que marcaram essa trajetoria na area da educacao. Ha uma revisao de tres estudos de caso do tipo etnografico, que investigaram questoes do cotidiano da escola de primeiro grau, levando em consideracao as dimensoes: historica institucional e instrucional. Sao apontadas 2 alternativas para superacao de problemas: 1. Metodologia de historia de vida. 2. Trabalho de pesquisa-acao com 2 pesquisadoras e professores de didatica e estagio do cefam. Ha uma sintetizacao dos problemas e alternativas para dar prosseguimento a caminhada em busca de um novo saber didatico
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.08.1992
-
ABNT
ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Contribuicao do estudo de caso etnografico para a reconstrucao da didatica. 1992. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Andre, M. E. D. A. de. (1992). Contribuicao do estudo de caso etnografico para a reconstrucao da didatica (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Andre MEDA de. Contribuicao do estudo de caso etnografico para a reconstrucao da didatica. 1992 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Andre MEDA de. Contribuicao do estudo de caso etnografico para a reconstrucao da didatica. 1992 ;[citado 2024 set. 18 ] - O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores
- Pesquisa, formação e prática docente
- O papel mediador da pesquisa no ensino de didática
- Análise de pesquisas sobre formação de professores: um exercício coletivo
- O diário reflexivo como instrumento de avaliação e de investigação didática
- Classes de aceleração na rede pública de ensino do estado de São Paulo: um estudo avaliativo
- Pratica do ensino de didatica no brasil: introduzindo a tematica
- Para iniciar esta entrevista, farei uma breve apresentação... [Entrevista a D. S. Rosemberg]
- Etnografia da prática escolar
- O triste retrato dos professores brasileiros. [Depoimento a D. Tófoli]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas