Exportar registro bibliográfico

Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo (2013)

  • Authors:
  • USP affiliated authors: JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
  • Unidade: FOB
  • Subjects: SALA DE AULA; DEFICIENTE AUDITIVO
  • Language: Português
  • Abstract: Introdução: A inclusão do deficiente auditivo na escola é assegurada pelo poder público no Brasil por documentos oficiais e o sistema FM é um instrumento da tecnologia assistiva que o professor deve ter acesso. Informações sobre como o deficiente auditivo se autoavalia quanto a sua participação na sala de aula regular podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias quanto a este aspecto tanto pelo aluno como por seus professores e colegas, inclusive sobre a efetividade do uso do sistema FM. Objetivo: Traduzir e adaptar para a Língua Portuguesa o questionário “Classroom Participation Questionnaire (CPQ)”. Método: A tradução e a adaptação cultural do questionário CPQ seguiu as seguintes etapas: A versão original foi distribuída para dois tradutoresintérpretes de Inglês, fluentes nesse idioma, que não se conheciam e não conheciam o questionário, visando elaborar individual e sigilosamente a primeira versão para o Português. Este procedimento foi realizado com o intuito de gerar duas traduções independentes do questionário.O grupo revisor foi constituído por duas fonoaudiólogas (brasileiras, conhecedoras com fluência da Língua Inglesa), que analisaram os dois documentos resultantes e reduziram as diferenças encontradas nas traduções, adaptando o texto à cultura brasileira. Desta forma, foi obtido um novo inventário. Para a revisão da equivalência gramatical e idiomática, uma cópia do questionário foi encaminhada para dois outros tradutores, de mesma condição lingüística e cultural dos primeiros. Estes, desconhecedores do texto original, realizaram nova versão do instrumento para o idioma Inglês. O mesmo grupo revisor realizou nova avaliação das duas versões resultantes, comparando-as com a original em inglês.Na etapa de adaptação cultural a versão em Português foi aplicada em 15 alunos com deficiência auditiva, 9 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, na faixa etária entre 14 e 22 anos, matriculados do primeiro ano do ensino médio ao terceiro ano da graduação. Resultados: A tradução do CPQ em Inglês para o Português resultou no instrumento “Questionário de participação em sala de aula” com o mesmo número de questões da versão original e a adaptação linguística foi observada por não haver dificuldade na compreensão dos itens propostos na aplicação em alunos com deficiência auditiva. Conclusão: O instrumento CPQ foi traduzido e adaptado culturalmente para a população brasileira, sendo nomeado “Questionário de participação em sala de aula” na versão em português. O estudo permitiu verificar sua confiabilidade para observação e acompanhamento da participação em sala de aula regular do aluno com deficiência auditiva usuário do sistema FM. De maneira geral, os alunos informavam maior confiança e participação em sala de aula com o uso do Sistema FM. Sugere-se a aplicação do questionário nas diferentes regiões do país e em faixas etárias não contempladas neste estudo.
  • Imprenta:
  • ISBN: 978-85-87962-19-5
  • Source:
    • Título do periódico: Anais
  • Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ALVES, Tacianne Kriscia Machado; JACOB, Regina Tangerino Souza; MORET, Adriane Lima Mortari. Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013.
    • APA

      Alves, T. K. M., Jacob, R. T. S., & Moret, A. L. M. (2013). Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
    • NLM

      Alves TKM, Jacob RTS, Moret ALM. Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. Anais. 2013 ;
    • Vancouver

      Alves TKM, Jacob RTS, Moret ALM. Investigação sobre a participação em sala de aula regular do aluno deficiente auditivo. Anais. 2013 ;


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2021