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  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, ÁGUA PLUVIAL, NITROGÊNIO, AMINOÁCIDOS, UREIA

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    • ABNT

      CRISPIM, Cristina Penna. Espécies nitrogenadas em água de chuva de Ribeirão Preto (SP). 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-27082018-151043/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Crispim, C. P. (2018). Espécies nitrogenadas em água de chuva de Ribeirão Preto (SP) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-27082018-151043/
    • NLM

      Crispim CP. Espécies nitrogenadas em água de chuva de Ribeirão Preto (SP) [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-27082018-151043/
    • Vancouver

      Crispim CP. Espécies nitrogenadas em água de chuva de Ribeirão Preto (SP) [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-27082018-151043/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ASSOCIAÇÕES CONTEXTUAIS

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    • ABNT

      MIMO, Maria Victória Cadamuro. Aprender conceitos científicos para ensinar sobre contextos cotidianos: desafios da formação inicial de professores. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102018-203257/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Mimo, M. V. C. (2018). Aprender conceitos científicos para ensinar sobre contextos cotidianos: desafios da formação inicial de professores (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102018-203257/
    • NLM

      Mimo MVC. Aprender conceitos científicos para ensinar sobre contextos cotidianos: desafios da formação inicial de professores [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102018-203257/
    • Vancouver

      Mimo MVC. Aprender conceitos científicos para ensinar sobre contextos cotidianos: desafios da formação inicial de professores [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16102018-203257/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, FOSFATASE ALCALINA, LIPOSSOMOS, COLESTEROL, CINÉTICA QUÍMICA, ENZIMAS

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    • ABNT

      FAVARIN, Bruno Zoccaratto. Sistemas miméticos de vesículas da matriz: correlação entre microambiente lipídico e a atividade da fosfatase alcalina no processo de biomineralização. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-04122018-092739/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Favarin, B. Z. (2018). Sistemas miméticos de vesículas da matriz: correlação entre microambiente lipídico e a atividade da fosfatase alcalina no processo de biomineralização (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-04122018-092739/
    • NLM

      Favarin BZ. Sistemas miméticos de vesículas da matriz: correlação entre microambiente lipídico e a atividade da fosfatase alcalina no processo de biomineralização [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-04122018-092739/
    • Vancouver

      Favarin BZ. Sistemas miméticos de vesículas da matriz: correlação entre microambiente lipídico e a atividade da fosfatase alcalina no processo de biomineralização [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-04122018-092739/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, ENZIMAS, TRIAGEM, LIGANTES, DOENÇA DE ALZHEIMER

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      VILELA, Adriana Ferreira Lopes. Co-imobilização das enzimas acetilcolinesterase e β-secretase1: estudo de condições para triagem de ligantes. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-06072018-110632/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Vilela, A. F. L. (2018). Co-imobilização das enzimas acetilcolinesterase e β-secretase1: estudo de condições para triagem de ligantes (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-06072018-110632/
    • NLM

      Vilela AFL. Co-imobilização das enzimas acetilcolinesterase e β-secretase1: estudo de condições para triagem de ligantes [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-06072018-110632/
    • Vancouver

      Vilela AFL. Co-imobilização das enzimas acetilcolinesterase e β-secretase1: estudo de condições para triagem de ligantes [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-06072018-110632/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, NITROSO, RUTÊNIO

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      HIGASHIJIMA, Gabrielle Yumi. Estudo da reatividade de nitrosilos complexos trinucleares de rutênio em diferentes meios. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-17122018-100900/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Higashijima, G. Y. (2018). Estudo da reatividade de nitrosilos complexos trinucleares de rutênio em diferentes meios (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-17122018-100900/
    • NLM

      Higashijima GY. Estudo da reatividade de nitrosilos complexos trinucleares de rutênio em diferentes meios [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-17122018-100900/
    • Vancouver

      Higashijima GY. Estudo da reatividade de nitrosilos complexos trinucleares de rutênio em diferentes meios [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-17122018-100900/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, CONCEITO

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    • ABNT

      SANCHEZ, João Ricardo. Aprendizagem de conceitos químicos num curso EaD: contribuições da Teoria da Atividade. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03022019-151559/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Sanchez, J. R. (2018). Aprendizagem de conceitos químicos num curso EaD: contribuições da Teoria da Atividade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03022019-151559/
    • NLM

      Sanchez JR. Aprendizagem de conceitos químicos num curso EaD: contribuições da Teoria da Atividade [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03022019-151559/
    • Vancouver

      Sanchez JR. Aprendizagem de conceitos químicos num curso EaD: contribuições da Teoria da Atividade [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03022019-151559/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: GENÉTICA FORENSE, SEQUENCIAMENTO GENÉTICO, GENEALOGIA, QUÍMICA

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    • ABNT

      SILVA, Guilherme do Valle. Análise de marcadores forenses (STRs e SNPs) rotineiramente empregados na identificação humana utilizando sequenciamento de nova geração. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-23112018-095204/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Silva, G. do V. (2018). Análise de marcadores forenses (STRs e SNPs) rotineiramente empregados na identificação humana utilizando sequenciamento de nova geração (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-23112018-095204/
    • NLM

      Silva G do V. Análise de marcadores forenses (STRs e SNPs) rotineiramente empregados na identificação humana utilizando sequenciamento de nova geração [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-23112018-095204/
    • Vancouver

      Silva G do V. Análise de marcadores forenses (STRs e SNPs) rotineiramente empregados na identificação humana utilizando sequenciamento de nova geração [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-23112018-095204/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: QUÍMICA, RUTÊNIO, LIGANTES, MONÓXIDO DE CARBONO

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    • ABNT

      PEREZ, Natália Marcomini. Investigação da influência do solvente nas transições eletrônicas e na liberação de CO de carboxilatos trinucleares de rutênio. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03122018-150548/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Perez, N. M. (2018). Investigação da influência do solvente nas transições eletrônicas e na liberação de CO de carboxilatos trinucleares de rutênio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03122018-150548/
    • NLM

      Perez NM. Investigação da influência do solvente nas transições eletrônicas e na liberação de CO de carboxilatos trinucleares de rutênio [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03122018-150548/
    • Vancouver

      Perez NM. Investigação da influência do solvente nas transições eletrônicas e na liberação de CO de carboxilatos trinucleares de rutênio [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-03122018-150548/
  • Source: Anais. Conference titles: Congresso de Graduação. Unidade: FFCLRP

    Subjects: ANÁLISE REAL, QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM

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    • ABNT

      BOSCO, Geraldine Goes. Novas experiências no processo de ensino-aprendizagem de funções de várias variáveis para a licenciatura em Química. 2018, Anais.. São Paulo: PRG-USP, 2018. Disponível em: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/congresso_graduacao_Anais.pdf. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Bosco, G. G. (2018). Novas experiências no processo de ensino-aprendizagem de funções de várias variáveis para a licenciatura em Química. In Anais. São Paulo: PRG-USP. Recuperado de http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/congresso_graduacao_Anais.pdf
    • NLM

      Bosco GG. Novas experiências no processo de ensino-aprendizagem de funções de várias variáveis para a licenciatura em Química [Internet]. Anais. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/congresso_graduacao_Anais.pdf
    • Vancouver

      Bosco GG. Novas experiências no processo de ensino-aprendizagem de funções de várias variáveis para a licenciatura em Química [Internet]. Anais. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/congresso_graduacao_Anais.pdf
  • Source: Estudos Avançados. Unidade: IQ

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA

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    • ABNT

      FERNANDEZ, Carmen. Formação de professores de química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 205-224, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Fernandez, C. (2018). Formação de professores de química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, 32( 94), 205-224. doi:10.1590/s0103-40142018.3294.0015
    • NLM

      Fernandez C. Formação de professores de química no Brasil e no mundo [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 94): 205-224.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015
    • Vancouver

      Fernandez C. Formação de professores de química no Brasil e no mundo [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 94): 205-224.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015
  • Source: Resumos. Conference titles: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química/SBQ. Unidade: IQ

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GRADUAÇÃO, QUÍMICA

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    • ABNT

      PEREIRA, Thaiara Magro et al. A supervisor narration on the history of a PIBID-Chemistry subproject and the construction of teacher professionalism. 2018, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química/SBQ, 2018. Disponível em: http://www.sbq.org.br/41ra/anexos/livro-resumos-41ra.pdf. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Pereira, T. M., Receputi, C. C., Vogel, M., & Rezende, D. de B. (2018). A supervisor narration on the history of a PIBID-Chemistry subproject and the construction of teacher professionalism. In Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química/SBQ. Recuperado de http://www.sbq.org.br/41ra/anexos/livro-resumos-41ra.pdf
    • NLM

      Pereira TM, Receputi CC, Vogel M, Rezende D de B. A supervisor narration on the history of a PIBID-Chemistry subproject and the construction of teacher professionalism [Internet]. Resumos. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.sbq.org.br/41ra/anexos/livro-resumos-41ra.pdf
    • Vancouver

      Pereira TM, Receputi CC, Vogel M, Rezende D de B. A supervisor narration on the history of a PIBID-Chemistry subproject and the construction of teacher professionalism [Internet]. Resumos. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.sbq.org.br/41ra/anexos/livro-resumos-41ra.pdf
  • Source: Jornal da USP. Unidade: IQ

    Subjects: REAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, QUÍMICA

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    • ABNT

      FERNANDEZ, Carmen et al. Por que a química redox assusta professores e estudantes?. Tradução . Jornal da USP, São Paulo, 2018. , p. 1-5Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/por-que-a-quimica-redox-assusta-professores-e-estudantes/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Fernandez, C., Goes, L. F. de, Castro, P. M. A., & Arnaud, A. A. (2018). Por que a química redox assusta professores e estudantes? Jornal da USP, p. 1-5. São Paulo: Instituto de Química, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/por-que-a-quimica-redox-assusta-professores-e-estudantes/
    • NLM

      Fernandez C, Goes LF de, Castro PMA, Arnaud AA. Por que a química redox assusta professores e estudantes? [Internet]. Jornal da USP. 2018 ; 1-5.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/por-que-a-quimica-redox-assusta-professores-e-estudantes/
    • Vancouver

      Fernandez C, Goes LF de, Castro PMA, Arnaud AA. Por que a química redox assusta professores e estudantes? [Internet]. Jornal da USP. 2018 ; 1-5.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/por-que-a-quimica-redox-assusta-professores-e-estudantes/
  • Source: Journal of Mass Spectrometry. Unidade: FFCLRP

    Subjects: COMPUTAÇÃO APLICADA, QUÍMICA, ESPECTROMETRIA DE MASSAS

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    • ABNT

      MODESTO-COSTA, Lucas et al. Elucidating the mass spectrum of the retronecine alkaloid using DFT calculations. Journal of Mass Spectrometry, v. 53, n. 10, p. 934-941, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1002/jms.4253. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Modesto-Costa, L., Martinez, S. T., Pinto, A. da C., Vessecchi, R., & Borges Júnior, I. (2018). Elucidating the mass spectrum of the retronecine alkaloid using DFT calculations. Journal of Mass Spectrometry, 53( 10), 934-941. doi:10.1002/jms.4253
    • NLM

      Modesto-Costa L, Martinez ST, Pinto A da C, Vessecchi R, Borges Júnior I. Elucidating the mass spectrum of the retronecine alkaloid using DFT calculations [Internet]. Journal of Mass Spectrometry. 2018 ; 53( 10): 934-941.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1002/jms.4253
    • Vancouver

      Modesto-Costa L, Martinez ST, Pinto A da C, Vessecchi R, Borges Júnior I. Elucidating the mass spectrum of the retronecine alkaloid using DFT calculations [Internet]. Journal of Mass Spectrometry. 2018 ; 53( 10): 934-941.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1002/jms.4253
  • Source: International Journal of Chemical Engineering. Unidade: EP

    Subjects: CINÉTICA, TROCA IÔNICA, QUÍMICA

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    • ABNT

      BOTELHO JUNIOR, Amilton Barbosa et al. Pre-Reducing Process Kinetics to Recover Metals from Nickel Leach Waste Using Chelating Resins. International Journal of Chemical Engineering, v. 2018, p. 8 , 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1155/2018/9161323. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Botelho Junior, A. B., Dreisinger, D. B., Espinosa, D. C. R., & Tenório, J. A. S. (2018). Pre-Reducing Process Kinetics to Recover Metals from Nickel Leach Waste Using Chelating Resins. International Journal of Chemical Engineering, 2018, 8 . doi:10.1155/2018/9161323
    • NLM

      Botelho Junior AB, Dreisinger DB, Espinosa DCR, Tenório JAS. Pre-Reducing Process Kinetics to Recover Metals from Nickel Leach Waste Using Chelating Resins [Internet]. International Journal of Chemical Engineering. 2018 ; 2018 8 .[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1155/2018/9161323
    • Vancouver

      Botelho Junior AB, Dreisinger DB, Espinosa DCR, Tenório JAS. Pre-Reducing Process Kinetics to Recover Metals from Nickel Leach Waste Using Chelating Resins [Internet]. International Journal of Chemical Engineering. 2018 ; 2018 8 .[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1155/2018/9161323
  • Unidade: IFSC

    Subjects: QUÍMICA, PESQUISA CIENTÍFICA

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    • ABNT

      RAU Annual Users Meeting LNLS/CNPEM, 28. . Campinas: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS. . Acesso em: 05 dez. 2025. , 2018
    • APA

      RAU Annual Users Meeting LNLS/CNPEM, 28. (2018). RAU Annual Users Meeting LNLS/CNPEM, 28. Campinas: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS.
    • NLM

      RAU Annual Users Meeting LNLS/CNPEM, 28. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ]
    • Vancouver

      RAU Annual Users Meeting LNLS/CNPEM, 28. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ]
  • Source: Materials Research. Unidades: EEL, IQ, EP

    Subjects: ALUMÍNIO, QUÍMICA

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    • ABNT

      SEGAL, Felipe Módolo et al. A novel synthesis route of mesoporous γ-alumina from polyoxohydroxide aluminum. Materials Research, v. 21, n. 1, p. 1-8, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-5373-mr-2017-0674. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Segal, F. M., Corrêa, M. F., Bacani, R., Castanheira, B., Politi, M. J., Brochsztain, S., & Triboni, E. R. (2018). A novel synthesis route of mesoporous γ-alumina from polyoxohydroxide aluminum. Materials Research, 21( 1), 1-8. doi:10.1590/1980-5373-mr-2017-0674
    • NLM

      Segal FM, Corrêa MF, Bacani R, Castanheira B, Politi MJ, Brochsztain S, Triboni ER. A novel synthesis route of mesoporous γ-alumina from polyoxohydroxide aluminum [Internet]. Materials Research. 2018 ; 21( 1): 1-8.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1980-5373-mr-2017-0674
    • Vancouver

      Segal FM, Corrêa MF, Bacani R, Castanheira B, Politi MJ, Brochsztain S, Triboni ER. A novel synthesis route of mesoporous γ-alumina from polyoxohydroxide aluminum [Internet]. Materials Research. 2018 ; 21( 1): 1-8.[citado 2025 dez. 05 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1980-5373-mr-2017-0674
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: QUÍMICA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ÉTICA PROFISSIONAL, ENSINO SUPERIOR

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    • ABNT

      ROZENTALSKI, Evandro Fortes. Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-141205/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Rozentalski, E. F. (2018). Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-141205/
    • NLM

      Rozentalski EF. Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-141205/
    • Vancouver

      Rozentalski EF. Indo além da natureza da ciência: o filosofar sobre a química por meio da ética química [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-141205/
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: QUÍMICA, INTERAÇÃO QUÍMICA, ENSINO SUPERIOR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORÇAS INTERMOLECULARES

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    • ABNT

      JUNQUEIRA, Marianna Meirelles. Um estudo sobre o tema interações intermoleculares no contexto da disciplina de química geral: a necessidade da superação de uma abordagem classificatória para uma abordagem molecular. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-145554/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Junqueira, M. M. (2018). Um estudo sobre o tema interações intermoleculares no contexto da disciplina de química geral: a necessidade da superação de uma abordagem classificatória para uma abordagem molecular (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-145554/
    • NLM

      Junqueira MM. Um estudo sobre o tema interações intermoleculares no contexto da disciplina de química geral: a necessidade da superação de uma abordagem classificatória para uma abordagem molecular [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-145554/
    • Vancouver

      Junqueira MM. Um estudo sobre o tema interações intermoleculares no contexto da disciplina de química geral: a necessidade da superação de uma abordagem classificatória para uma abordagem molecular [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-05072018-145554/
  • Unidade: IO

    Subjects: QUÍMICA, HIDROCARBONETOS, DESMATAMENTO, ZONA COSTEIRA, ECOSSISTEMAS ESTUARINOS, PARÁ

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    • ABNT

      CORRÊA, Aline Cason. Histórico da introdução de matéria orgânica no estuário amazônico do Caeté, Pará. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21137/tde-29012019-152844/fr.php. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Corrêa, A. C. (2018). Histórico da introdução de matéria orgânica no estuário amazônico do Caeté, Pará (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21137/tde-29012019-152844/fr.php
    • NLM

      Corrêa AC. Histórico da introdução de matéria orgânica no estuário amazônico do Caeté, Pará [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21137/tde-29012019-152844/fr.php
    • Vancouver

      Corrêa AC. Histórico da introdução de matéria orgânica no estuário amazônico do Caeté, Pará [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21137/tde-29012019-152844/fr.php
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, MAPAS CONCEITUAIS

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    • ABNT

      AGUIAR, Joana Guilares de. Mapas conceituais como material instrucional de química: estratégias que minimizam a desorientação do aluno e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-135008/. Acesso em: 05 dez. 2025.
    • APA

      Aguiar, J. G. de. (2018). Mapas conceituais como material instrucional de química: estratégias que minimizam a desorientação do aluno e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-135008/
    • NLM

      Aguiar JG de. Mapas conceituais como material instrucional de química: estratégias que minimizam a desorientação do aluno e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-135008/
    • Vancouver

      Aguiar JG de. Mapas conceituais como material instrucional de química: estratégias que minimizam a desorientação do aluno e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos [Internet]. 2018 ;[citado 2025 dez. 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16072018-135008/

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