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  • Unidade: FFLCH

    Subjects: ARQUIVOS, ENSINO, GRAMATICALIZAÇÃO, MEMÓRIA, LÍNGUA ESPANHOLA

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    • ABNT

      SOKOLOWICZ, Laura. A inclusão da língua espanhola no ensino secundário brasileiro e os primeiros gestos de gramatização: os anos 1920 e a Era Vargas. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-04062020-125900/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Sokolowicz, L. (2020). A inclusão da língua espanhola no ensino secundário brasileiro e os primeiros gestos de gramatização: os anos 1920 e a Era Vargas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-04062020-125900/
    • NLM

      Sokolowicz L. A inclusão da língua espanhola no ensino secundário brasileiro e os primeiros gestos de gramatização: os anos 1920 e a Era Vargas [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-04062020-125900/
    • Vancouver

      Sokolowicz L. A inclusão da língua espanhola no ensino secundário brasileiro e os primeiros gestos de gramatização: os anos 1920 e a Era Vargas [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-04062020-125900/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: PREPOSIÇÃO, GRAMATICALIZAÇÃO, CONJUNÇÃO

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    • ABNT

      OLIVEIRA, Alfredo Vital. Gramaticalização das expressões em vista de, haja vista, haja vista que, tendo em vista, tendo em vista que e similares na Língua Portuguesa. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03062019-145939/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Oliveira, A. V. (2019). Gramaticalização das expressões em vista de, haja vista, haja vista que, tendo em vista, tendo em vista que e similares na Língua Portuguesa (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03062019-145939/
    • NLM

      Oliveira AV. Gramaticalização das expressões em vista de, haja vista, haja vista que, tendo em vista, tendo em vista que e similares na Língua Portuguesa [Internet]. 2019 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03062019-145939/
    • Vancouver

      Oliveira AV. Gramaticalização das expressões em vista de, haja vista, haja vista que, tendo em vista, tendo em vista que e similares na Língua Portuguesa [Internet]. 2019 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03062019-145939/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: LINGUÍSTICA HISTÓRICA, ANÁLISE DO DISCURSO, GRAMATICALIZAÇÃO, DICIONÁRIOS, LÍNGUA ESPANHOLA

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    • ABNT

      OLIVEIRA, Ana Paula Fabro de. O discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20092018-125847/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Oliveira, A. P. F. de. (2018). O discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20092018-125847/
    • NLM

      Oliveira APF de. O discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20092018-125847/
    • Vancouver

      Oliveira APF de. O discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20092018-125847/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: SEMÂNTICA, LINGUÍSTICA COGNITIVA, LEXICOLOGIA, POLISSEMIA, PREPOSIÇÃO, GRAMATICALIZAÇÃO

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    • ABNT

      ROSSINHOLE, Giovanna Feitosa. A semanticização das expressões em torno de e entorno no português brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102017-185114/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Rossinhole, G. F. (2017). A semanticização das expressões em torno de e entorno no português brasileiro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102017-185114/
    • NLM

      Rossinhole GF. A semanticização das expressões em torno de e entorno no português brasileiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102017-185114/
    • Vancouver

      Rossinhole GF. A semanticização das expressões em torno de e entorno no português brasileiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05102017-185114/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, GRAMATICALIZAÇÃO

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    • ABNT

      LOBO, Moana de Lima e Silva. O ensino de português para fins específicos no Programa Mais Médicos para o Brasil. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-19032018-112257/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Lobo, M. de L. e S. (2017). O ensino de português para fins específicos no Programa Mais Médicos para o Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-19032018-112257/
    • NLM

      Lobo M de L e S. O ensino de português para fins específicos no Programa Mais Médicos para o Brasil [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-19032018-112257/
    • Vancouver

      Lobo M de L e S. O ensino de português para fins específicos no Programa Mais Médicos para o Brasil [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-19032018-112257/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: LÍNGUA ALEMÃ, GRAMATICALIZAÇÃO, LINGUÍSTICA

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    • ABNT

      BERNARDINO, Camila Costa José. As formas departicipiais do alemão: um estudo transcategorial. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-02022018-124836/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Bernardino, C. C. J. (2017). As formas departicipiais do alemão: um estudo transcategorial (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-02022018-124836/
    • NLM

      Bernardino CCJ. As formas departicipiais do alemão: um estudo transcategorial [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-02022018-124836/
    • Vancouver

      Bernardino CCJ. As formas departicipiais do alemão: um estudo transcategorial [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-02022018-124836/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: SOCIOLINGUÍSTICA, GRAMATICALIZAÇÃO, LINGUAGEM ORAL, FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO

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    • ABNT

      VIEIRA, Marília Silva. Aí, daí e então em Campo Grande e São Paulo: análise sociofuncionalista no domínio da causalidade. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16082016-154115/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Vieira, M. S. (2016). Aí, daí e então em Campo Grande e São Paulo: análise sociofuncionalista no domínio da causalidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16082016-154115/
    • NLM

      Vieira MS. Aí, daí e então em Campo Grande e São Paulo: análise sociofuncionalista no domínio da causalidade [Internet]. 2016 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16082016-154115/
    • Vancouver

      Vieira MS. Aí, daí e então em Campo Grande e São Paulo: análise sociofuncionalista no domínio da causalidade [Internet]. 2016 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16082016-154115/
  • Source: Rassegna iberistica. Unidade: FFLCH

    Subjects: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA ITALIANA (ENSINO), GRAMATICALIZAÇÃO

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    • ABNT

      FERRONI, Roberta. Bonde come si dice in italiano?. Rassegna iberistica, v. 38, n. ju 2015, p. 7-24, 2015Tradução . . Disponível em: http://www.edizionicafoscari.unive.it/riv/dbr/7/25/RassegnaIberistica/103/238. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Ferroni, R. (2015). Bonde come si dice in italiano? Rassegna iberistica, 38( ju 2015), 7-24. Recuperado de http://www.edizionicafoscari.unive.it/riv/dbr/7/25/RassegnaIberistica/103/238
    • NLM

      Ferroni R. Bonde come si dice in italiano? [Internet]. Rassegna iberistica. 2015 ; 38( ju 2015): 7-24.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.edizionicafoscari.unive.it/riv/dbr/7/25/RassegnaIberistica/103/238
    • Vancouver

      Ferroni R. Bonde come si dice in italiano? [Internet]. Rassegna iberistica. 2015 ; 38( ju 2015): 7-24.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.edizionicafoscari.unive.it/riv/dbr/7/25/RassegnaIberistica/103/238
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMATICALIZAÇÃO, LINGUÍSTICA COGNITIVA, REDAÇÃO (AVALIAÇÃO)

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    • ABNT

      VICENTE, Renata Barbosa. Iniciar é abstrato? É o lugar, é o tempo, é o espaço do caos cognitivo. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-12052014-101058/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Vicente, R. B. (2014). Iniciar é abstrato? É o lugar, é o tempo, é o espaço do caos cognitivo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-12052014-101058/
    • NLM

      Vicente RB. Iniciar é abstrato? É o lugar, é o tempo, é o espaço do caos cognitivo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-12052014-101058/
    • Vancouver

      Vicente RB. Iniciar é abstrato? É o lugar, é o tempo, é o espaço do caos cognitivo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-12052014-101058/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMATICALIZAÇÃO, COGNIÇÃO, LINGUÍSTICA COGNITIVA

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    • ABNT

      RIBEIRO, Marcello. "Tudo o que existe, desde maravilhas e catástrofes, é resultado de algum trabalho, uma vez que ele não se limita apenas ao homem, mas, sim, a todo o universo": o papel da correlação inovadora, um exercício cognitivo?. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-24042015-104801/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Ribeiro, M. (2014). "Tudo o que existe, desde maravilhas e catástrofes, é resultado de algum trabalho, uma vez que ele não se limita apenas ao homem, mas, sim, a todo o universo": o papel da correlação inovadora, um exercício cognitivo? (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-24042015-104801/
    • NLM

      Ribeiro M. "Tudo o que existe, desde maravilhas e catástrofes, é resultado de algum trabalho, uma vez que ele não se limita apenas ao homem, mas, sim, a todo o universo": o papel da correlação inovadora, um exercício cognitivo? [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-24042015-104801/
    • Vancouver

      Ribeiro M. "Tudo o que existe, desde maravilhas e catástrofes, é resultado de algum trabalho, uma vez que ele não se limita apenas ao homem, mas, sim, a todo o universo": o papel da correlação inovadora, um exercício cognitivo? [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-24042015-104801/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMATICALIZAÇÃO, LINGUÍSTICA COGNITIVA, COGNIÇÃO

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    • ABNT

      NOGUEIRA, Priscilla de Almeida. Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-11122014-180858/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Nogueira, P. de A. (2014). Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-11122014-180858/
    • NLM

      Nogueira P de A. Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-11122014-180858/
    • Vancouver

      Nogueira P de A. Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-11122014-180858/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: PREPOSIÇÃO, GRAMATICALIZAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ALEMÃ

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    • ABNT

      PIRILLO, Flávia Cunha. As preposições com interpretação causal em alemão e português sob o enfoque da gramaticalização: um trabalho contrastivo com recorte sincrônico. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-03102014-182906/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Pirillo, F. C. (2014). As preposições com interpretação causal em alemão e português sob o enfoque da gramaticalização: um trabalho contrastivo com recorte sincrônico (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-03102014-182906/
    • NLM

      Pirillo FC. As preposições com interpretação causal em alemão e português sob o enfoque da gramaticalização: um trabalho contrastivo com recorte sincrônico [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-03102014-182906/
    • Vancouver

      Pirillo FC. As preposições com interpretação causal em alemão e português sob o enfoque da gramaticalização: um trabalho contrastivo com recorte sincrônico [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-03102014-182906/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: PORTUGUÊS DO BRASIL, LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMATICALIZAÇÃO

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    • ABNT

      RAUBER, André Luiz. Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção sendo que. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042014-113252/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Rauber, A. L. (2014). Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção sendo que (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042014-113252/
    • NLM

      Rauber AL. Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção sendo que [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042014-113252/
    • Vancouver

      Rauber AL. Gramaticalização do foco no português do Brasil e de Portugal: estudo de diferentes sincronias da construção sendo que [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042014-113252/
  • Source: Prolíngua. Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMATICALIZAÇÃO, FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO

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    • ABNT

      LIMA-HERNANDES, Maria Célia. Decisões metodológicas durante a descrição da língua na abordagem funcionalista. Prolíngua, v. 9, n. 2, p. 3-10, 2014Tradução . . Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/23938. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Lima-Hernandes, M. C. (2014). Decisões metodológicas durante a descrição da língua na abordagem funcionalista. Prolíngua, 9( 2), 3-10. Recuperado de http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/23938
    • NLM

      Lima-Hernandes MC. Decisões metodológicas durante a descrição da língua na abordagem funcionalista [Internet]. Prolíngua. 2014 ; 9( 2): 3-10.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/23938
    • Vancouver

      Lima-Hernandes MC. Decisões metodológicas durante a descrição da língua na abordagem funcionalista [Internet]. Prolíngua. 2014 ; 9( 2): 3-10.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/23938
  • Source: Revista de Letras Norte@mentos. Unidade: FFLCH

    Subjects: PORTUGUÊS DO BRASIL, GRAMATICALIZAÇÃO

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    • ABNT

      LIMA-HERNANDES, Maria Célia. Não que eu não saiba o que é normativo, mas as pessoas estão usando assim: correlações inovadoras no português brasileiro. Revista de Letras Norte@mentos, v. 7, n. 14, p. 18-34, 2014Tradução . . Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1730. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Lima-Hernandes, M. C. (2014). Não que eu não saiba o que é normativo, mas as pessoas estão usando assim: correlações inovadoras no português brasileiro. Revista de Letras Norte@mentos, 7( 14), 18-34. Recuperado de http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1730
    • NLM

      Lima-Hernandes MC. Não que eu não saiba o que é normativo, mas as pessoas estão usando assim: correlações inovadoras no português brasileiro [Internet]. Revista de Letras Norte@mentos. 2014 ; 7( 14): 18-34.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1730
    • Vancouver

      Lima-Hernandes MC. Não que eu não saiba o que é normativo, mas as pessoas estão usando assim: correlações inovadoras no português brasileiro [Internet]. Revista de Letras Norte@mentos. 2014 ; 7( 14): 18-34.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1730
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMATICALIZAÇÃO, LINGUÍSTICA HISTÓRICA, LÍNGUA PORTUGUESA, DIALETO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ANTEZANA, Marta Batista Ordoñez. A gramatização da língua portuguesa do Brasil: o tratamento da variedade brasileira do português na Grammatica Portugueza (curso superior) de João Ribeiro. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27062014-123538/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Antezana, M. B. O. (2014). A gramatização da língua portuguesa do Brasil: o tratamento da variedade brasileira do português na Grammatica Portugueza (curso superior) de João Ribeiro (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27062014-123538/
    • NLM

      Antezana MBO. A gramatização da língua portuguesa do Brasil: o tratamento da variedade brasileira do português na Grammatica Portugueza (curso superior) de João Ribeiro [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27062014-123538/
    • Vancouver

      Antezana MBO. A gramatização da língua portuguesa do Brasil: o tratamento da variedade brasileira do português na Grammatica Portugueza (curso superior) de João Ribeiro [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27062014-123538/
  • Source: Estudos de tradução e diálogo interdisciplinar. Conference titles: Congresso Internacional da ABRAPT. Unidade: FFLCH

    Subjects: VERBO, GRAMATICALIZAÇÃO, ANALOGIA

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    • ABNT

      BATTAGLIA, Maria Helena Voorsluys. A analogia como possível mecanismo da mudança na gramaticalização dos verbos-suporte do alemão e do português. 2013, Anais.. Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Battaglia_MHV_2486064_AAnalogiaComoPossivelMecanismoNaMudancaNaGramaticalizacaoDosVerbos-SuporteDoAlemaoEDoPortugues.pdf. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Battaglia, M. H. V. (2013). A analogia como possível mecanismo da mudança na gramaticalização dos verbos-suporte do alemão e do português. In Estudos de tradução e diálogo interdisciplinar. Florianópolis: UFSC. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Battaglia_MHV_2486064_AAnalogiaComoPossivelMecanismoNaMudancaNaGramaticalizacaoDosVerbos-SuporteDoAlemaoEDoPortugues.pdf
    • NLM

      Battaglia MHV. A analogia como possível mecanismo da mudança na gramaticalização dos verbos-suporte do alemão e do português [Internet]. Estudos de tradução e diálogo interdisciplinar. 2013 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Battaglia_MHV_2486064_AAnalogiaComoPossivelMecanismoNaMudancaNaGramaticalizacaoDosVerbos-SuporteDoAlemaoEDoPortugues.pdf
    • Vancouver

      Battaglia MHV. A analogia como possível mecanismo da mudança na gramaticalização dos verbos-suporte do alemão e do português [Internet]. Estudos de tradução e diálogo interdisciplinar. 2013 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Battaglia_MHV_2486064_AAnalogiaComoPossivelMecanismoNaMudancaNaGramaticalizacaoDosVerbos-SuporteDoAlemaoEDoPortugues.pdf
  • Source: Todas as Letras. Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMÁTICA, GRAMATICALIZAÇÃO, LINGUÍSTICA TEXTUAL, CONVERSAÇÃO

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    • ABNT

      LEITE, Marli Quadros. Uma gramática do século XXI. Todas as Letras, v. 16, n. 1, p. 48-61, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15529/1980-6914/letras.v16n1p48-61. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Leite, M. Q. (2013). Uma gramática do século XXI. Todas as Letras, 16( 1), 48-61. doi:10.15529/1980-6914/letras.v16n1p48-61
    • NLM

      Leite MQ. Uma gramática do século XXI [Internet]. Todas as Letras. 2013 ; 16( 1): 48-61.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: https://doi.org/10.15529/1980-6914/letras.v16n1p48-61
    • Vancouver

      Leite MQ. Uma gramática do século XXI [Internet]. Todas as Letras. 2013 ; 16( 1): 48-61.[citado 2024 nov. 01 ] Available from: https://doi.org/10.15529/1980-6914/letras.v16n1p48-61
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMATICALIZAÇÃO, COGNIÇÃO

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    • ABNT

      OLIVEIRA, Anna Karolina Miranda. "O mesmo? Que mesmo? Ah, é mesmo..": a dinamicidade linguística da construção referencial o mesmo na língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15052013-090641/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Oliveira, A. K. M. (2013). "O mesmo? Que mesmo? Ah, é mesmo..": a dinamicidade linguística da construção referencial o mesmo na língua portuguesa (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15052013-090641/
    • NLM

      Oliveira AKM. "O mesmo? Que mesmo? Ah, é mesmo..": a dinamicidade linguística da construção referencial o mesmo na língua portuguesa [Internet]. 2013 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15052013-090641/
    • Vancouver

      Oliveira AKM. "O mesmo? Que mesmo? Ah, é mesmo..": a dinamicidade linguística da construção referencial o mesmo na língua portuguesa [Internet]. 2013 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15052013-090641/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: GRAMATICALIZAÇÃO, ADVÉRBIO, LOCUÇÕES ADVERBIAIS

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    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS, Elaine Cristina Silva. Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento..: o processo de gramaticalização da dúvida e a abordagem pedagógica. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012014-103600/. Acesso em: 01 nov. 2024.
    • APA

      Santos, E. C. S. (2013). Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento..: o processo de gramaticalização da dúvida e a abordagem pedagógica (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012014-103600/
    • NLM

      Santos ECS. Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento..: o processo de gramaticalização da dúvida e a abordagem pedagógica [Internet]. 2013 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012014-103600/
    • Vancouver

      Santos ECS. Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento..: o processo de gramaticalização da dúvida e a abordagem pedagógica [Internet]. 2013 ;[citado 2024 nov. 01 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29012014-103600/

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