Filtros : "ESCOLAS" "VIOLÊNCIA ESCOLAR" Removido: "Actas" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Source: Jornal da USP - Atualidades. Unidade: FE

    Subjects: ESCOLAS, EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR, INTERNET

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CARA, Daniel. Escolas devem desenvolver protocolos e promover debates sobre a violência [Entrevista]: Daniel Cara diz que o Brasil, hoje, é o segundo país no mundo onde esses ataques mais ocorrem e fala sobre a influência da internet e o papel primordial de educadores e pais no contexto da violência escolar. Jornal da USP - Atualidades. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/escolas-devem-desenvolver-protocolos-e-promover-debates-sobre-a-violencia/. Acesso em: 04 out. 2024. , 2023
    • APA

      Cara, D. (2023). Escolas devem desenvolver protocolos e promover debates sobre a violência [Entrevista]: Daniel Cara diz que o Brasil, hoje, é o segundo país no mundo onde esses ataques mais ocorrem e fala sobre a influência da internet e o papel primordial de educadores e pais no contexto da violência escolar. Jornal da USP - Atualidades. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/radio-usp/escolas-devem-desenvolver-protocolos-e-promover-debates-sobre-a-violencia/
    • NLM

      Cara D. Escolas devem desenvolver protocolos e promover debates sobre a violência [Entrevista]: Daniel Cara diz que o Brasil, hoje, é o segundo país no mundo onde esses ataques mais ocorrem e fala sobre a influência da internet e o papel primordial de educadores e pais no contexto da violência escolar [Internet]. Jornal da USP - Atualidades. 2023 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/escolas-devem-desenvolver-protocolos-e-promover-debates-sobre-a-violencia/
    • Vancouver

      Cara D. Escolas devem desenvolver protocolos e promover debates sobre a violência [Entrevista]: Daniel Cara diz que o Brasil, hoje, é o segundo país no mundo onde esses ataques mais ocorrem e fala sobre a influência da internet e o papel primordial de educadores e pais no contexto da violência escolar [Internet]. Jornal da USP - Atualidades. 2023 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/radio-usp/escolas-devem-desenvolver-protocolos-e-promover-debates-sobre-a-violencia/
  • Source: Journal of interpersonal violence. Unidade: FM

    Subjects: VIOLÊNCIA ESCOLAR, ADOLESCENTES, ESCOLAS, ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AZEREDO, Catarina Machado et al. Association between Community Violence, Disorder and School Environment with Bullying among School Adolescents in Sao Paulo - Brazil. Journal of interpersonal violence, v. 38, n. 3-4, p. 2432-2463, 2023Tradução . . Disponível em: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/56159. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Azeredo, C. M., Marques, E. S., Okada, L. M., & Peres, M. F. T. (2023). Association between Community Violence, Disorder and School Environment with Bullying among School Adolescents in Sao Paulo - Brazil. Journal of interpersonal violence, 38( 3-4), 2432-2463. doi:10.1177/08862605221101201
    • NLM

      Azeredo CM, Marques ES, Okada LM, Peres MFT. Association between Community Violence, Disorder and School Environment with Bullying among School Adolescents in Sao Paulo - Brazil [Internet]. Journal of interpersonal violence. 2023 ; 38( 3-4): 2432-2463.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/56159
    • Vancouver

      Azeredo CM, Marques ES, Okada LM, Peres MFT. Association between Community Violence, Disorder and School Environment with Bullying among School Adolescents in Sao Paulo - Brazil [Internet]. Journal of interpersonal violence. 2023 ; 38( 3-4): 2432-2463.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/56159
  • Source: Nuances: estudos sobre Educação. Unidade: ESALQ

    Subjects: BULLYING, ESCOLAS, REVISÃO SISTEMÁTICA, VIOLÊNCIA ESCOLAR

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RICCI, Tania Facchini e CRUZ, José Anderson Santos. O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas. Nuances: estudos sobre Educação, v. 32, p. 1-18, 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9116. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Ricci, T. F., & Cruz, J. A. S. (2021). O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas. Nuances: estudos sobre Educação, 32, 1-18. doi:10.32930/nuances.v32i00.9116
    • NLM

      Ricci TF, Cruz JAS. O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas [Internet]. Nuances: estudos sobre Educação. 2021 ; 32 1-18.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9116
    • Vancouver

      Ricci TF, Cruz JAS. O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas [Internet]. Nuances: estudos sobre Educação. 2021 ; 32 1-18.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9116
  • Source: Psicologia: Teoria e Prática. Unidade: IP

    Subjects: COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL, ESCOLAS, PREVENÇÃO PRIMÁRIA, VIOLÊNCIA ESCOLAR

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREITAS, Iara da Silva et al. Intervenções baseadas em evidências para promover comportamentos pró-sociais em escolas: revisão integrativa. Psicologia: Teoria e Prática, v. 23, n. 3, p. 1-33, 2021Tradução . . Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/14091/11176. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Freitas, I. da S., Oliveira, G. E. de, Lima, V. da S., & Melo, M. H. da S. (2021). Intervenções baseadas em evidências para promover comportamentos pró-sociais em escolas: revisão integrativa. Psicologia: Teoria e Prática, 23( 3), 1-33. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/14091/11176
    • NLM

      Freitas I da S, Oliveira GE de, Lima V da S, Melo MH da S. Intervenções baseadas em evidências para promover comportamentos pró-sociais em escolas: revisão integrativa [Internet]. Psicologia: Teoria e Prática. 2021 ; 23( 3): 1-33.[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/14091/11176
    • Vancouver

      Freitas I da S, Oliveira GE de, Lima V da S, Melo MH da S. Intervenções baseadas em evidências para promover comportamentos pró-sociais em escolas: revisão integrativa [Internet]. Psicologia: Teoria e Prática. 2021 ; 23( 3): 1-33.[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/14091/11176
  • Unidade: EERP

    Subjects: VIOLÊNCIA ESCOLAR, ESCOLAS, ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ESCOLA PÚBLICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CAMARGO, Natalia Alves de. Representações sociais de violência escolar por professores do ensino médio de uma escola pública. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-15122021-105647/. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Camargo, N. A. de. (2021). Representações sociais de violência escolar por professores do ensino médio de uma escola pública (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-15122021-105647/
    • NLM

      Camargo NA de. Representações sociais de violência escolar por professores do ensino médio de uma escola pública [Internet]. 2021 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-15122021-105647/
    • Vancouver

      Camargo NA de. Representações sociais de violência escolar por professores do ensino médio de uma escola pública [Internet]. 2021 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-15122021-105647/
  • Source: Jornal da USP. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO, ESCOLAS, VIOLÊNCIA ESCOLAR

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NEIRA, Marcos Garcia. É preciso transformar assuntos que afligem jovens em tema de aula [Entrevista]. Jornal da USP. Sao Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/e-preciso-transformar-assuntos-que-afligem-jovens-em-tema-de-aula/. Acesso em: 04 out. 2024. , 2019
    • APA

      Neira, M. G. (2019). É preciso transformar assuntos que afligem jovens em tema de aula [Entrevista]. Jornal da USP. Sao Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/atualidades/e-preciso-transformar-assuntos-que-afligem-jovens-em-tema-de-aula/
    • NLM

      Neira MG. É preciso transformar assuntos que afligem jovens em tema de aula [Entrevista] [Internet]. Jornal da USP. 2019 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/atualidades/e-preciso-transformar-assuntos-que-afligem-jovens-em-tema-de-aula/
    • Vancouver

      Neira MG. É preciso transformar assuntos que afligem jovens em tema de aula [Entrevista] [Internet]. Jornal da USP. 2019 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/atualidades/e-preciso-transformar-assuntos-que-afligem-jovens-em-tema-de-aula/
  • Source: ETD- Educação Temática Digital. Unidade: FE

    Subjects: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, VIOLÊNCIA ESCOLAR, JUSTIÇA, ESCOLAS

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCHILLING, Flavia Ines. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?. ETD- Educação Temática Digital, v. 20, n. abr./ju 2018, p. 325-342, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Schilling, F. I. (2018). Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa? ETD- Educação Temática Digital, 20( abr./ju 2018), 325-342. doi:10.20396/etd.v20i2.8650506
    • NLM

      Schilling FI. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa? [Internet]. ETD- Educação Temática Digital. 2018 ; 20( abr./ju 2018): 325-342.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506
    • Vancouver

      Schilling FI. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa? [Internet]. ETD- Educação Temática Digital. 2018 ; 20( abr./ju 2018): 325-342.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506
  • Unidade: EERP

    Subjects: CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ABUSO DA CRIANÇA, ESCOLAS, VIOLÊNCIA ESCOLAR

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FARIAS, Marilurdes Silva. A notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes e a constituição do habitus de professoras e gestoras de escolas públicas. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-03072018-154912/. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Farias, M. S. (2018). A notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes e a constituição do habitus de professoras e gestoras de escolas públicas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-03072018-154912/
    • NLM

      Farias MS. A notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes e a constituição do habitus de professoras e gestoras de escolas públicas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-03072018-154912/
    • Vancouver

      Farias MS. A notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes e a constituição do habitus de professoras e gestoras de escolas públicas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-03072018-154912/
  • Source: Cadernos de pesquisa [da] Fundação Carlos Chagas. Unidade: FE

    Subjects: VIOLÊNCIA ESCOLAR, DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA, ESCOLAS

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCHILLING, Flavia Ines e ANGELUCCI, Carla Biancha. Conflitos, violências, injustiças na escola?: caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de pesquisa [da] Fundação Carlos Chagas, v. 46, n. 161, p. 694-715, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143675. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Schilling, F. I., & Angelucci, C. B. (2016). Conflitos, violências, injustiças na escola?: caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de pesquisa [da] Fundação Carlos Chagas, 46( 161), 694-715. doi:10.1590/198053143675
    • NLM

      Schilling FI, Angelucci CB. Conflitos, violências, injustiças na escola?: caminhos possíveis para uma escola justa [Internet]. Cadernos de pesquisa [da] Fundação Carlos Chagas. 2016 ; 46( 161): 694-715.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1590/198053143675
    • Vancouver

      Schilling FI, Angelucci CB. Conflitos, violências, injustiças na escola?: caminhos possíveis para uma escola justa [Internet]. Cadernos de pesquisa [da] Fundação Carlos Chagas. 2016 ; 46( 161): 694-715.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1590/198053143675
  • Source: Revista Brasileira de Epidemiologia. Unidade: EERP

    Subjects: VIOLÊNCIA ESCOLAR, ADOLESCENTES, ESCOLAS, BULLYING

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MALTA, Deborah Carvalho et al. Bullying e fatores associados em adolescentes brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 17, p. 131-145, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4503201400050011. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Malta, D. C., Prado, R. R. do, Dias, A. J. R., Mello, F. C. M., Silva, M. A. I., Costa, M. R. da, & Caiaffa, W. T. (2014). Bullying e fatores associados em adolescentes brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, 17, 131-145. doi:10.1590/1809-4503201400050011
    • NLM

      Malta DC, Prado RR do, Dias AJR, Mello FCM, Silva MAI, Costa MR da, Caiaffa WT. Bullying e fatores associados em adolescentes brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012) [Internet]. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2014 ; 17 131-145.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1809-4503201400050011
    • Vancouver

      Malta DC, Prado RR do, Dias AJR, Mello FCM, Silva MAI, Costa MR da, Caiaffa WT. Bullying e fatores associados em adolescentes brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012) [Internet]. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2014 ; 17 131-145.[citado 2024 out. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1809-4503201400050011
  • Source: Anuário educativo brasileiro: visão retrospectiva. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR, VIOLÊNCIA, ESCOLAS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCHILLING, Flávia Inês. Violências e escola: violências nas escolas. Anuário educativo brasileiro: visão retrospectiva. Tradução . São Paulo, SP: Cortez, 2011. . . Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Schilling, F. I. (2011). Violências e escola: violências nas escolas. In Anuário educativo brasileiro: visão retrospectiva. São Paulo, SP: Cortez.
    • NLM

      Schilling FI. Violências e escola: violências nas escolas. In: Anuário educativo brasileiro: visão retrospectiva. São Paulo, SP: Cortez; 2011. [citado 2024 out. 04 ]
    • Vancouver

      Schilling FI. Violências e escola: violências nas escolas. In: Anuário educativo brasileiro: visão retrospectiva. São Paulo, SP: Cortez; 2011. [citado 2024 out. 04 ]
  • Source: Ciência & Saúde Coletiva. Unidades: EERP, FMRP

    Subjects: ESCOLAS, VIOLÊNCIA ESCOLAR, ADOLESCENTES

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MALTA, Deborah Carvalho et al. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3065-3076, 2010Tradução . . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a11v15s2.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Malta, D. C., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M. de, Monteiro, R. A., Sardinha, L. M. V., Crespo, C., et al. (2010). Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15, 3065-3076. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a11v15s2.pdf
    • NLM

      Malta DC, Silva MAI, Mello FCM de, Monteiro RA, Sardinha LMV, Crespo C, Carvalho MGO de, Silva MMA da, Porto DL. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009 [Internet]. Ciência & Saúde Coletiva. 2010 ; 15 3065-3076.[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a11v15s2.pdf
    • Vancouver

      Malta DC, Silva MAI, Mello FCM de, Monteiro RA, Sardinha LMV, Crespo C, Carvalho MGO de, Silva MMA da, Porto DL. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009 [Internet]. Ciência & Saúde Coletiva. 2010 ; 15 3065-3076.[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a11v15s2.pdf
  • Source: Revista Diálogo Educacional. Unidade: EERP

    Subjects: VIOLÊNCIA ESCOLAR, ESCOLAS, CRIANÇAS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEREIRA, Beatriz e SILVA, Marta Iossi e NUNES, Berta. Descrever o bullyng na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 28, p. 455-466, 2009Tradução . . Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Pereira, B., Silva, M. I., & Nunes, B. (2009). Descrever o bullyng na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Diálogo Educacional, 9( 28), 455-466.
    • NLM

      Pereira B, Silva MI, Nunes B. Descrever o bullyng na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Diálogo Educacional. 2009 ; 9( 28): 455-466.[citado 2024 out. 04 ]
    • Vancouver

      Pereira B, Silva MI, Nunes B. Descrever o bullyng na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Diálogo Educacional. 2009 ; 9( 28): 455-466.[citado 2024 out. 04 ]
  • Source: Trabalho completo. Conference titles: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Unidade: IP

    Subjects: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ESCOLAS, VIOLÊNCIA ESCOLAR

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LEME, Maria Isabel da Silva. A gestão da violência escolar. 2008, Anais.. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/391_901.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
    • APA

      Leme, M. I. da S. (2008). A gestão da violência escolar. In Trabalho completo. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Recuperado de http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/391_901.pdf
    • NLM

      Leme MI da S. A gestão da violência escolar [Internet]. Trabalho completo. 2008 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/391_901.pdf
    • Vancouver

      Leme MI da S. A gestão da violência escolar [Internet]. Trabalho completo. 2008 ;[citado 2024 out. 04 ] Available from: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/391_901.pdf

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024