Filtros : "EDUCAÇÃO EM MUSEUS" "MUSEOLOGIA" Removidos: "FARMACOLOGIA" "Financiamento ANP" "ENGMAT" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS, SAÚDE PÚBLICA, EDUCAÇÃO EM MUSEUS

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NICOLAU, Ellen. Museologia e Saúde Pública por outras formas de viver museus: Contribuições do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Bom Retiro/São Paulo). 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03112023-095507/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Nicolau, E. (2023). Museologia e Saúde Pública por outras formas de viver museus: Contribuições do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Bom Retiro/São Paulo) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03112023-095507/
    • NLM

      Nicolau E. Museologia e Saúde Pública por outras formas de viver museus: Contribuições do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Bom Retiro/São Paulo) [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03112023-095507/
    • Vancouver

      Nicolau E. Museologia e Saúde Pública por outras formas de viver museus: Contribuições do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (Bom Retiro/São Paulo) [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03112023-095507/
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, LAZER, MUSEUS, EDUCAÇÃO EM MUSEUS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GOUVEIA, Marina Amaral. O lugar do lazer na função social dos museus. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-08122023-102448. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Gouveia, M. A. (2023). O lugar do lazer na função social dos museus (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-08122023-102448
    • NLM

      Gouveia MA. O lugar do lazer na função social dos museus [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-08122023-102448
    • Vancouver

      Gouveia MA. O lugar do lazer na função social dos museus [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-08122023-102448
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: ACERVO MUSEOLÓGICO, CURADORIA MUSEOLÓGICA, MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO EM MUSEUS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FIORETTI, Ana Paula. A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Fioretti, A. P. (2022). A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
    • NLM

      Fioretti AP. A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
    • Vancouver

      Fioretti AP. A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: INCLUSÃO SOCIAL, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EDUCAÇÃO EM MUSEUS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FORONDA, Larissa. Possibilidades de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual nos museus de arte brasileiros. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-19102022-122710. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Foronda, L. (2022). Possibilidades de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual nos museus de arte brasileiros (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-19102022-122710
    • NLM

      Foronda L. Possibilidades de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual nos museus de arte brasileiros [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-19102022-122710
    • Vancouver

      Foronda L. Possibilidades de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual nos museus de arte brasileiros [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-19102022-122710
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, INCLUSÃO SOCIAL, MUSEUS DE ARTE, MUSEUS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AGUIAR, Nathalia Bevilacqua. Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-29082022-161048. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Aguiar, N. B. (2022). Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-29082022-161048
    • NLM

      Aguiar NB. Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-29082022-161048
    • Vancouver

      Aguiar NB. Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-29082022-161048
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: MUSEUS VIRTUAIS, MUSEUS ETNOGRÁFICOS, AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, EDUCAÇÃO EM MUSEUS

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARTINS, Luciana Conrado. As possibilidades educacionais dos acervos digitais indígenas: estudo de caso a partir de projetos GLAM-Wiki, 2021. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-06022023-171051. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Martins, L. C. (2021). As possibilidades educacionais dos acervos digitais indígenas: estudo de caso a partir de projetos GLAM-Wiki, 2021 (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-06022023-171051
    • NLM

      Martins LC. As possibilidades educacionais dos acervos digitais indígenas: estudo de caso a partir de projetos GLAM-Wiki, 2021 [Internet]. 2021 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-06022023-171051
    • Vancouver

      Martins LC. As possibilidades educacionais dos acervos digitais indígenas: estudo de caso a partir de projetos GLAM-Wiki, 2021 [Internet]. 2021 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-06022023-171051
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, MUSEUS, EDUCAÇÃO EM MUSEUS, INCLUSÃO SOCIAL

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Alessandra Santiago da. Para além dos muros do museu: algumas propostas para o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2021, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-15122022-190416. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Silva, A. S. da. (2021). Para além dos muros do museu: algumas propostas para o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, 2021. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-15122022-190416
    • NLM

      Silva AS da. Para além dos muros do museu: algumas propostas para o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo [Internet]. 2021 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-15122022-190416
    • Vancouver

      Silva AS da. Para além dos muros do museu: algumas propostas para o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo [Internet]. 2021 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-15122022-190416
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, MUSEUS DE HISTÓRIA, AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, PATRIMÔNIO CULTURAL

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PONS, Juliana Macedo Llopis. O Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus de 1958 no Rio de Janeiro e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2020.tde-24062022-104049. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Pons, J. M. L. (2020). O Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus de 1958 no Rio de Janeiro e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2020.tde-24062022-104049
    • NLM

      Pons JML. O Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus de 1958 no Rio de Janeiro e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2020.tde-24062022-104049
    • Vancouver

      Pons JML. O Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus de 1958 no Rio de Janeiro e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2020.tde-24062022-104049
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS, EDUCAÇÃO EM MUSEUS, MUSEUS ETNOGRÁFICOS, CULTURA MATERIAL INDÍGENA

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      EMERICH, Denyse. Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Emerich, D. (2019). Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112
    • NLM

      Emerich D. Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização [Internet]. 2019 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112
    • Vancouver

      Emerich D. Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização [Internet]. 2019 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, MUSEUS ARQUEOLÓGICOS, PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO, MEDIAÇÃO CULTURAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NUNES, Thamara Emilia Aluizio. Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Nunes, T. E. A. (2018). Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/
    • NLM

      Nunes TEA. Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/
    • Vancouver

      Nunes TEA. Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira [Internet]. 2018 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS, AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, EDUCAÇÃO EM MUSEUS, MUSEOLOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      JARDIM, Elaine Aparecida. "Meu bairro, minha cidade": as exposições inaugurais dos CEUs e as representações urbanas das periferias paulistanas. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-10102017-153700/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Jardim, E. A. (2017). "Meu bairro, minha cidade": as exposições inaugurais dos CEUs e as representações urbanas das periferias paulistanas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-10102017-153700/
    • NLM

      Jardim EA. "Meu bairro, minha cidade": as exposições inaugurais dos CEUs e as representações urbanas das periferias paulistanas [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-10102017-153700/
    • Vancouver

      Jardim EA. "Meu bairro, minha cidade": as exposições inaugurais dos CEUs e as representações urbanas das periferias paulistanas [Internet]. 2017 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-10102017-153700/
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, INCLUSÃO SOCIAL, DEFICIENTE AUDITIVO, INSTITUIÇÕES CULTURAIS, ACESSO CULTURAL, MUSEUS

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Margarete de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Oliveira, M. de. (2015). Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
    • NLM

      Oliveira M de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
    • Vancouver

      Oliveira M de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: EDUCAÇÃO EM MUSEUS, AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL, INCLUSÃO SOCIAL, DEFICIENTE AUDITIVO, INSTITUIÇÕES CULTURAIS, ACESSO CULTURAL, MUSEUS

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Margarete de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Oliveira, M. de. (2015). Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
    • NLM

      Oliveira M de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
    • Vancouver

      Oliveira M de. Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: MUSEUS, MUSEUS DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO EM MUSEUS, ADMINISTRAÇÃO DE MUSEUS, MUSEOLOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AVILA, Ana Carolina Xavier. Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Avila, A. C. X. (2014). Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/
    • NLM

      Avila ACX. Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/
    • Vancouver

      Avila ACX. Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/
  • Unidade: MUSEOLOGIA

    Subjects: MUSEUS, MUSEUS DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO EM MUSEUS, ADMINISTRAÇÃO DE MUSEUS, MUSEOLOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AVILA, Ana Carolina Xavier. Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/. Acesso em: 12 nov. 2024.
    • APA

      Avila, A. C. X. (2014). Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/
    • NLM

      Avila ACX. Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/
    • Vancouver

      Avila ACX. Museus históricos e pedagógicos no século XXI: processo de municipalização e novas perspectivas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 nov. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-15012015-103050/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024