A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. . São Paulo: Humanitas. . Acesso em: 03 out. 2024. , 2017
APA
Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. (2017). Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas.
NLM
Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
GRILLI, Marina. A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação de Letras. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2017. . Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Griller_M_3143817_AAbordagemConstrativa.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Grilli, M. (2017). A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação de Letras. In O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Griller_M_3143817_AAbordagemConstrativa.pdf
NLM
Grilli M. A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação de Letras [Internet]. In: O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas; 2017. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Griller_M_3143817_AAbordagemConstrativa.pdf
Vancouver
Grilli M. A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação de Letras [Internet]. In: O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas; 2017. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Griller_M_3143817_AAbordagemConstrativa.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. . São Paulo: Humanitas. . Acesso em: 03 out. 2024. , 2017
APA
O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. (2017). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas.
NLM
O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. "Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras" é o título que escolhemos .. [Apresentação]. Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124290_PraticasDeEnsino.pdf. Acesso em: 03 out. 2024. , 2017
APA
Albuquerque-Costa, H. (2017). "Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras" é o título que escolhemos .. [Apresentação]. Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124290_PraticasDeEnsino.pdf
NLM
Albuquerque-Costa H. "Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras" é o título que escolhemos .. [Apresentação] [Internet]. Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124290_PraticasDeEnsino.pdf
Vancouver
Albuquerque-Costa H. "Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras" é o título que escolhemos .. [Apresentação] [Internet]. Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124290_PraticasDeEnsino.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
Luz, câmera e ação!: o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. . São Paulo: Humanitas. . Acesso em: 03 out. 2024. , 2017
APA
Luz, câmera e ação!: o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. (2017). Luz, câmera e ação!: o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas.
NLM
Luz, câmera e ação!: o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Luz, câmera e ação!: o professor-autor da sala de línguas estrangeiras. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
A ideia para o presente livro nasceu por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) .. [Apresentação]. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143816_AIdeiaParaOPresente.pdf. Acesso em: 03 out. 2024. , 2017
APA
A ideia para o presente livro nasceu por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) .. [Apresentação]. (2017). A ideia para o presente livro nasceu por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) .. [Apresentação]. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143816_AIdeiaParaOPresente.pdf
NLM
A ideia para o presente livro nasceu por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) .. [Apresentação] [Internet]. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143816_AIdeiaParaOPresente.pdf
Vancouver
A ideia para o presente livro nasceu por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) .. [Apresentação] [Internet]. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 2017 ;[citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143816_AIdeiaParaOPresente.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
DEBIA, Tott Deise. O papel do ensino de língua e passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2017. . Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143818_OPapelDoEnsino.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Debia, T. D. (2017). O papel do ensino de língua e passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades. In O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143818_OPapelDoEnsino.pdf
NLM
Debia TD. O papel do ensino de língua e passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades [Internet]. In: O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas; 2017. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143818_OPapelDoEnsino.pdf
Vancouver
Debia TD. O papel do ensino de língua e passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades [Internet]. In: O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas; 2017. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Uphoff_D_3143818_OPapelDoEnsino.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Ensinar e aprender a ser professor-pesquisador em contextos de ensino de língua estrangeira. Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2017. . Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124291_EnsinarEAprender.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Albuquerque-Costa, H. (2017). Ensinar e aprender a ser professor-pesquisador em contextos de ensino de língua estrangeira. In Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124291_EnsinarEAprender.pdf
NLM
Albuquerque-Costa H. Ensinar e aprender a ser professor-pesquisador em contextos de ensino de língua estrangeira [Internet]. In: Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas; 2017. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124291_EnsinarEAprender.pdf
Vancouver
Albuquerque-Costa H. Ensinar e aprender a ser professor-pesquisador em contextos de ensino de língua estrangeira [Internet]. In: Práticas de ensino e práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas; 2017. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Albuquerque-Costa_H_3124291_EnsinarEAprender.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque. Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objecfit Universitaire. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2016. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Costa, H. B. de A. (2016). Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objecfit Universitaire. In . São Paulo: Humanitas.
NLM
Costa HB de A. Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objecfit Universitaire. São Paulo: Humanitas; 2016. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Costa HB de A. Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objecfit Universitaire. São Paulo: Humanitas; 2016. [citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. . São Paulo: Humanitas. . Acesso em: 03 out. 2024. , 2016
APA
Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. (2016). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. São Paulo: Humanitas.
NLM
Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. 2016 ;[citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. 2016 ;[citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque e NAGLE, Maria Cristina Roveri. Un élément dans un programme de Français sur Objecfit Universitaire: le lettre de motivation. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2016. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Costa, H. B. de A., & Nagle, M. C. R. (2016). Un élément dans un programme de Français sur Objecfit Universitaire: le lettre de motivation. In . São Paulo: Humanitas.
NLM
Costa HB de A, Nagle MCR. Un élément dans un programme de Français sur Objecfit Universitaire: le lettre de motivation. São Paulo: Humanitas; 2016. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Costa HB de A, Nagle MCR. Un élément dans un programme de Français sur Objecfit Universitaire: le lettre de motivation. São Paulo: Humanitas; 2016. [citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
PIETRARÓIA, Cristina Moerbeck Casadei e ALBUQUERQUE-COSTA, Heloisa. Beaucoup plus que "l'art de s'adapter", ce volume de la Série Enjeu nous fait découvrir.. [Orelha de livro]. . São Paulo: Humanitas. . Acesso em: 03 out. 2024. , 2016
APA
Pietraróia, C. M. C., & Albuquerque-Costa, H. (2016). Beaucoup plus que "l'art de s'adapter", ce volume de la Série Enjeu nous fait découvrir.. [Orelha de livro]. São Paulo: Humanitas.
NLM
Pietraróia CMC, Albuquerque-Costa H. Beaucoup plus que "l'art de s'adapter", ce volume de la Série Enjeu nous fait découvrir.. [Orelha de livro]. 2016 ;[citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Pietraróia CMC, Albuquerque-Costa H. Beaucoup plus que "l'art de s'adapter", ce volume de la Série Enjeu nous fait découvrir.. [Orelha de livro]. 2016 ;[citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
MORDENTE, Olga Alejandra. O livro didático para o ensino de língua italiana nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2015. . Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_38_2713390_OLivroDidaticoParaOEnsinoDeLinguaItalianaNosCursosDeLetrasDaUniversidadeDeSaoPaulo.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Mordente, O. A. (2015). O livro didático para o ensino de língua italiana nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo. In Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_38_2713390_OLivroDidaticoParaOEnsinoDeLinguaItalianaNosCursosDeLetrasDaUniversidadeDeSaoPaulo.pdf
NLM
Mordente OA. O livro didático para o ensino de língua italiana nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo [Internet]. In: Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_38_2713390_OLivroDidaticoParaOEnsinoDeLinguaItalianaNosCursosDeLetrasDaUniversidadeDeSaoPaulo.pdf
Vancouver
Mordente OA. O livro didático para o ensino de língua italiana nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo [Internet]. In: Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_38_2713390_OLivroDidaticoParaOEnsinoDeLinguaItalianaNosCursosDeLetrasDaUniversidadeDeSaoPaulo.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
FERRONI, Roberta. L'uso dei marcatori discorsivi da parte di apprendenti di lingue affini. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2015. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Ferroni, R. (2015). L'uso dei marcatori discorsivi da parte di apprendenti di lingue affini. In Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas.
NLM
Ferroni R. L'uso dei marcatori discorsivi da parte di apprendenti di lingue affini. In: Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Ferroni R. L'uso dei marcatori discorsivi da parte di apprendenti di lingue affini. In: Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
MORDENTE, Olga Alejandra e FERRONI, Roberta. A história do ensino de língua estrangeira parece estar marcada por uma espécie de fio condutor. [Apresentação]. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_34_2713388_AHistoriaDoEnsinoDeLinguaEstrangeiraPareceEstarMarcadaPorUmaEspecieDeFioCondutor.pdf. Acesso em: 03 out. 2024. , 2015
APA
Mordente, O. A., & Ferroni, R. (2015). A história do ensino de língua estrangeira parece estar marcada por uma espécie de fio condutor. [Apresentação]. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. São Paulo: Humanitas. Recuperado de https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_34_2713388_AHistoriaDoEnsinoDeLinguaEstrangeiraPareceEstarMarcadaPorUmaEspecieDeFioCondutor.pdf
NLM
Mordente OA, Ferroni R. A história do ensino de língua estrangeira parece estar marcada por uma espécie de fio condutor. [Apresentação] [Internet]. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. 2015 ;[citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_34_2713388_AHistoriaDoEnsinoDeLinguaEstrangeiraPareceEstarMarcadaPorUmaEspecieDeFioCondutor.pdf
Vancouver
Mordente OA, Ferroni R. A história do ensino de língua estrangeira parece estar marcada por uma espécie de fio condutor. [Apresentação] [Internet]. Novas tendências no ensino/aprendizagem de línguas românticas e na formação de professores. 2015 ;[citado 2024 out. 03 ] Available from: https://biblio.fflch.usp.br/Mordente_OA_34_2713388_AHistoriaDoEnsinoDeLinguaEstrangeiraPareceEstarMarcadaPorUmaEspecieDeFioCondutor.pdf
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
UPHOFF, Dörthe. A política linguística nos Congressos Brasileros d Professores de Alemão (1989-2015). 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2015. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Uphoff, D. (2015). A política linguística nos Congressos Brasileros d Professores de Alemão (1989-2015). In 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas.
NLM
Uphoff D. A política linguística nos Congressos Brasileros d Professores de Alemão (1989-2015). In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Uphoff D. A política linguística nos Congressos Brasileros d Professores de Alemão (1989-2015). In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
BATTAGLIA, Maria Helena Voorsluys e GLENK, Eva Maria Ferreira. A extensão: partilha de conhecimento. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2015. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Battaglia, M. H. V., & Glenk, E. M. F. (2015). A extensão: partilha de conhecimento. In 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas.
NLM
Battaglia MHV, Glenk EMF. A extensão: partilha de conhecimento. In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Battaglia MHV, Glenk EMF. A extensão: partilha de conhecimento. In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
UPHOFF, Dörthe e PEREZ, Juliana Pasquarelli. Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2015. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Uphoff, D., & Perez, J. P. (2015). Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas.
NLM
Uphoff D, Perez JP. Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Uphoff D, Perez JP. Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
SIMÕES, José da Silva. A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de alemão como língua estrangeira na Universidade de São Paulo. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. Tradução . São Paulo: Humanitas, 2015. . . Acesso em: 03 out. 2024.
APA
Simões, J. da S. (2015). A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de alemão como língua estrangeira na Universidade de São Paulo. In 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas.
NLM
Simões J da S. A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de alemão como língua estrangeira na Universidade de São Paulo. In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]
Vancouver
Simões J da S. A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de alemão como língua estrangeira na Universidade de São Paulo. In: 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas; 2015. [citado 2024 out. 03 ]