Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC (2019)
- Autores:
- Autores USP: SILVA, LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO - HRAC ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidades: HRAC; FOB
- DOI: 10.1590/2317-1782/20182018135
- Assuntos: PERDA AUDITIVA; IMPLANTE DA CÓCLEA; APRENDIZAGEM VERBAL; REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS
- Agências de fomento:
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Verificar o efeito do ensino por múltiplos exemplares na aquisição e integração dos comportamentos de ouvinte e falante, com substantivos e combinações substantivo-adjetivo, em crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) e implante coclear (IC). Método: Participaram duas crianças com DENA que usavam IC. Foram adotados estímulos ditados e figuras que correspondiam a palavras (substantivo) e unidades sintáticas substantivo+adjetivo. O estudo foi organizado em passos de ensino que foram intercalados por avaliações dos comportamentos de ouvinte e falante, com todos os estímulos. O ensino por múltiplos exemplares apresentou tarefas de imitação oral (ecoico), reconhecimento auditivo (ouvinte) e nomeação de figuras (tato) de maneira rotativa; os substantivos foram ensinados primeiro e, em seguida, as combinações substantivo-adjetivo. Resultados: No pré-teste, os participantes mostraram variabilidade e discrepância nas porcentagens de acertos de ouvinte e de falante. Todos alcançaram primeiro 100% de acertos nas tarefas de ouvinte e os desempenhos de falante ficaram próximos aos de ouvinte após o ensino. Todos estenderam a aprendizagem dos substantivos para as unidades sintáticas substantivo-adjetivo. Conclusão: Crianças com DENA e IC podem aprender e integrar comportamentos de ouvinte e de falante por meio do ensino por múltiplos exemplares, de palavras a unidades sintáticas
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
MERLIN, Adriana Maura Barboza et al. Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC. CoDAS, v. 31, n. 3, 2019Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018135. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Merlin, A. M. B., Almeida-Verdu, A. C. M., Neves, A. J. das, Silva, L. T. do N., & Moret, A. L. M. (2019). Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC. CoDAS, 31( 3). doi:10.1590/2317-1782/20182018135 -
NLM
Merlin AMB, Almeida-Verdu ACM, Neves AJ das, Silva LT do N, Moret ALM. Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC [Internet]. CoDAS. 2019 ; 31( 3):[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018135 -
Vancouver
Merlin AMB, Almeida-Verdu ACM, Neves AJ das, Silva LT do N, Moret ALM. Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC [Internet]. CoDAS. 2019 ; 31( 3):[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018135 - Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear
- Aquisição da precisão da fala de sentenças em crianças com implante coclear
- Ensino de repertórios expressivos a crianças usuárias de implante coclear: uma revisão de literatura
- Improving oral sentence production in children with cochlear implants: effects of equivalence-based instruction and matrix training
- As implicações do implante coclear para desenvolvimento das habilidades de linguagem: uma revisão da literatura
- Speech intelligibility in sentences after reading and dictation training in children with prelingually hearing disabilities who use cochlear implants
- Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences
- Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: errorless procedures and equivalence-based instruction
- Repertórios receptivos e expressivos de sentenças em implantados cocleares pré-linguais: aspectos teóricos, metodológicos e de aplicação
- Desempenho auditivo de crianças usuárias de implante coclear: análise longitudinal
Informações sobre o DOI: 10.1590/2317-1782/20182018135 (Fonte: oaDOI API)
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