Instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em ambiente escolar: como estamos? (2016)
- Autores:
- Autores USP: MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB ; LOPES, NATÁLIA BARRETO FREDERIGUE - FOB ; JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: DEFICIENTE AUDITIVO; ESTUDANTES; AMBIENTE ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: O fonoaudiólogo pode colaborar com programas de atuação baseados em instrumentos de avaliação que apontem as adequações e orientações necessárias para o aluno com deficiência auditiva em sala de aula, assim como na indicação e orientação sobre a necessidade do uso de equipamentos auxiliares de escuta. Objetivo: Investigar os instrumentos de avaliação, orientação e/ou acompanhamento do estudante com deficiência auditiva em salas de aula existentes no cenário nacional. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura nacional, sendo utilizado o sistema de busca de publicações científicas Google Acadêmico. Foram selecionados apenas resumo de anais ou artigos disponibilizados em bases de dados (SciELO). Resultados: Foram encontrados quatro instrumentos já traduzidos: FM Listening Evaluation for children, traduzido como Avaliação do Sistema FM e utilizado na forma de questionário de avaliação respondido por pais, professores e/ou fonoaudiólogos; Screening Instrument For Targeting Educational Risk in Secondary Students, traduzido como Instrumento de Identificação do Risco Educacional em Alunos do Ensino Médio e Listening Inventory For Education (LIFE), denominado Inventário da Audição para a Educação, ambos utilizados na forma de questionário de avaliação respondido pelos professores; Classroom Participation Questionnaire, traduzido como Questionário de Participação em Sala de Aula e utilizado na forma de questionário de autoavaliação respondido pelo estudante. Conclusão: Os instrumentos encontrados são aplicados na forma de questionário e auxiliam o fonoaudiólogo a conhecer o desempenho do estudante com deficiência auditiva em sala de aulaEssas informações são fundamentais no processo de orientação e aconselhamento aos professores quanto ao prejuízo causado pela interferência do ruído na percepção de fala dos alunos com deficiência auditiva e importância das acomodações e ajustes no ambiente educacional, além da necessidade de tecnologias assistivas, como o uso do Sistema de Frequência Modulada (FM)
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2016
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
PERUCHI, L. G. et al. Instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em ambiente escolar: como estamos? 2016, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2016. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Peruchi, L. G., Cruz, A. D., Angelo, T. C. S., Moret, A. L. M., Lopes, N. B. F., & Jacob, R. T. S. (2016). Instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em ambiente escolar: como estamos? In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Peruchi LG, Cruz AD, Angelo TCS, Moret ALM, Lopes NBF, Jacob RTS. Instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em ambiente escolar: como estamos? Anais. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Peruchi LG, Cruz AD, Angelo TCS, Moret ALM, Lopes NBF, Jacob RTS. Instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em ambiente escolar: como estamos? Anais. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] - Caracterização de instrumentos de acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva em sala de aula
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