Aprofundamentos de aspectos conceituais entre as mediações culturais e a midiatização do consumo alimentar (2016)
- Authors:
- USP affiliated authors: BARRETO FILHO, ENEUS TRINDADE - ECA ; AUGUSTO JUNIOR, SILVIO NUNES - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: PROPAGANDA; MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA; OPINIÃO PÚBLICA (RELAÇÕES PÚBLICAS); CONSUMO DE ALIMENTOS; MEDIAÇÃO CULTURAL
- Keywords: Mediação; Midiatização; Sistema publicitário; Consumo alimentar
- Language: Português
- Abstract: A centralidade dos processos comunicacionais como mediadores constitutivos do tecido social (mediação) e mecanismos operacionais, via dispositivos de mídia, para construção da opinião pública e institucionalização da lógica-mídia no modo de vida (midiatização), são dois conceitos e processos que estão sendo amplamente discutidos nas áreas de Ciências Sociais, como parte de estudos de mídia. Neste artigo, propomos aprofundamentos da compreensão das definições de mediações culturais e midiatização referentes aos fenômenos do consumo alimentar. Consideramos que as megatendências do consumo alimentar, dadas em (MADI et al, 2010), funcionam como uma espécie de agenda setting, cujos temas/valores são geradores ou atuam na criação de filtros que pela evidência da circulação midiática, digital sobretudo, mostrando novas articulações dos conceitos de gatekeeping e gatewatching aplicados ao consumo, como forma de modelizar e instituir a lógica midiatizadora das marcas de alimentos, enquandradas em tais tendências. Como resultado da reflexão empreendida, apresentamos caminhos metodológicos que aproximam abordagens qualitativas e quantitativas para a compreensão desses fenômenos
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais...
- Conference titles: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - VI Pró-Pesq PP
-
ABNT
TRINDADE, Eneus e AUGUSTO JUNIOR, Silvio Nunes. Aprofundamentos de aspectos conceituais entre as mediações culturais e a midiatização do consumo alimentar. 2016, Anais.. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791987.pdf. Acesso em: 15 maio 2024. -
APA
Trindade, E., & Augusto Junior, S. N. (2016). Aprofundamentos de aspectos conceituais entre as mediações culturais e a midiatização do consumo alimentar. In Anais... São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791987.pdf -
NLM
Trindade E, Augusto Junior SN. Aprofundamentos de aspectos conceituais entre as mediações culturais e a midiatização do consumo alimentar [Internet]. Anais.. 2016 ;[citado 2024 maio 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791987.pdf -
Vancouver
Trindade E, Augusto Junior SN. Aprofundamentos de aspectos conceituais entre as mediações culturais e a midiatização do consumo alimentar [Internet]. Anais.. 2016 ;[citado 2024 maio 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791987.pdf - O ritual fotográfico de consumidores em brand communities: mediações comunicativas da cultura em rede
- Análise sobre a mediação e a midiatização do aplicativo Tinder
- Possibilidades de interface e contribuições a partir do conceito de Brand Equity ao campo da comunicação
- A teoria do vale da estranheza aplicada à ciências da comunicação: um estudo sobre os personagens de marca a partir de uma abordagem cognitivista
- Uma proposta de desconstrução para análise de constructos do consumo alimentar
- Análise semiótica sobre a lógica de produção fotográfica de autorretratos veiculados na rede social Tinder
- A liberdade de imprensa e a liberdade na publicidade
- Publicidade e imagens do consumo alimentar: aspectos interculturais entre Portugal e Brasil
- Semiótica e publicidade de alimentos: uma revisão teórica e aplicada
- Memória da pele e histórias do consumo: marcas e produtos tatuados no corpo
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas