Perfil e trajetória dos egressos de relações públicas da ECA/USP: subsídios para excelência acadêmica e competitividade no mercado de trabalho (2015)
- Autores:
- Autores USP: FERRARI, MARIA APARECIDA - ECA ; GROHS, ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: RELAÇÕES PÚBLICAS; MERCADO DE TRABALHO; ENSINO SUPERIOR
- Palavras-chave do autor: Egressos; Competências; Habilidades
- Agências de fomento:
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa tem como propósito conhecer o perfil e a trajetória dos ex-alunos do curso de Relações Públicas da ECA/USP, entre o período de 1996 a 2013. O projeto está dividido em quatro etapas. A primeira consistiu no mapeamento de 580 egressos do período mencionado, com confirmação de dados pessoais e e-mails. A segunda etapa tratou da aplicação de um questionário on-line a 447 egressos cujos contatos foram atualizados. A aplicação de um focus group foi a terceira etapa a ser desenvolvida, com o objetivo de confirmar alguns resultados obtidos na análise estatística. A quarta etapa ainda encontra-se em andamento e consiste em identificar quais são as competências e habilidades que os executivos de comunicação buscam no momento de contratar os jovens egressos. Os resultados obtidos servirão para determinar o estado da arte do curso de Relações Públicas da ECA/USP em relação a grade curricular, as disciplinas do curso, aos docentes e coordenação, assim como conhecer os pontos negativos e positivos dos egressos sobre o curso e a carreira profissional. Como recomendações, pretende-se apresentar propostas de novas metodologias de ensino que atendam as competências, atitudes e habilidades para o mundo do trabalho
- Imprenta:
- Editora: EDIPUCRS
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
-
ABNT
FERRARI, Maria Aparecida e GROHS, Ana Cristina da Costa Piletti. Perfil e trajetória dos egressos de relações públicas da ECA/USP: subsídios para excelência acadêmica e competitividade no mercado de trabalho. 2015, Anais.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002726438.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Ferrari, M. A., & Grohs, A. C. da C. P. (2015). Perfil e trajetória dos egressos de relações públicas da ECA/USP: subsídios para excelência acadêmica e competitividade no mercado de trabalho. In Anais. Porto Alegre: EDIPUCRS. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002726438.pdf -
NLM
Ferrari MA, Grohs AC da CP. Perfil e trajetória dos egressos de relações públicas da ECA/USP: subsídios para excelência acadêmica e competitividade no mercado de trabalho [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002726438.pdf -
Vancouver
Ferrari MA, Grohs AC da CP. Perfil e trajetória dos egressos de relações públicas da ECA/USP: subsídios para excelência acadêmica e competitividade no mercado de trabalho [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002726438.pdf - Egressos como fonte de informação para a gestão da qualidade dos cursos de ensino superior: análise das percepções dos ex-alunos do curso de Relações Públicas da ECA/USP
- Projeto desafio: dinamizando o ensino-aprendizagem das relações públicas
- O ensino universitário da relações públicas no Brasil: o papel e a visão dos coordenadores de curso
- Competências necessárias na formação dos estudantes de relações públicas: uma visão de professores e profissionais do mercado
- Para além da sala de aula: uma experiência de ensino-aprendizagem na graduação em relações públicas
- Laboratório de relacionamentos estratégicos: nova metodologia educacional para o ensino-aprendizagem das relações públicas
- La comunicación como apoyo estratégico en la empresa
- Comunicação, estudos para a paz e violência organizacional: uma perspectiva crítica. [Apresentação]
- Levantamento dos cursos de relações públicas no Brasil: práticas dos coordenadores e docentes no processo ensino-aprendizagem
- Structure of the public relations/communication department: key findings from a global study
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas