A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo (2014)
- Authors:
- Autor USP: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/S2317-64312014000200012
- Subjects: COMUNICAÇÃO; AUTISMO; EDUACAÇÃO ESPECIAL; FONOAUDIOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: Identificar e descrever as dificuldades e o valor atribuído ao trabalho com crianças com autismo, por professores. Métodos: Participaram deste estudo 51 professores de escolas regulares e especiais, que tinham crianças com DEA dentre seus alunos. Um questionário fechado, tipo classificação, foi respondido pelos professores, sobre o papel que exercem em relação ao aluno, suas dificuldades e habilidades no que se refere ao aluno, suas observações sobre comportamentos e interesses da criança e estratégias de comunicação usadas por ambos. Resultados: Os professores responderam que a sua influência era, principalmente, relacionada à comunicação e às relações interpessoais e que as dificuldades, predominantemente associadas à aprendizagem, comunicação e comportamento da criança. Consideraram que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há pouca contribuição de outros profissionais e falta de tecnologia de ensino adequada. Conclusão: Conclui-se que os professores estão despreparados para ensinar alunos com DEA, necessitando de melhores instruções e mais apoio de outros profissionais, podendo, assim, proporcionar educação de melhor qualidade para essas crianças
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Audiology - Communication Research
- ISSN: 2317-6431
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 2, p. 171-178, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes e FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiology - Communication Research, v. 19, n. 2, p. 171-178, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2317-64312014000200012. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Pimentel, A. G. L., & Fernandes, F. D. M. (2014). A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiology - Communication Research, 19( 2), 171-178. doi:10.1590/S2317-64312014000200012 -
NLM
Pimentel AGL, Fernandes FDM. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo [Internet]. Audiology - Communication Research. 2014 ; 19( 2): 171-178.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2317-64312014000200012 -
Vancouver
Pimentel AGL, Fernandes FDM. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo [Internet]. Audiology - Communication Research. 2014 ; 19( 2): 171-178.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2317-64312014000200012 - Atuação fonoaudiológica com crianças com transtornos do espectro autístico
- Relação entre os aspectos sócio cognitivos e perfil funcional da comunicação em um grupo de adolescentes do espectro autístico
- Famílias com crianças autistas na literatura internacional
- Language therapy and autism spectrum: the therapeutic environment interference
- Adaptação sócio-comunicativa e Autism Behavior Checklist: correlações com a evolução de adolescentes autistas institucionalizados
- Developmental approaches to understanding and treating autism
- Stimulation of executive functions as part of the language intervention process in children with autism spectrum disorder
- Adaptação para o português do teste de habilidades pragmáticas de Shulman
- Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
- Qualidade de vida de irmão autistas
Informações sobre o DOI: 10.1590/S2317-64312014000200012 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas