Olhar e contato ocular: desenvolvimento típico e comparação na Síndrome de Down (2008)
- Autores:
- Autor USP: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/S1516-80342008000100010
- Assuntos: SINDROME DE DOWN; COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL; DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Investigar o desenvolvimento do olhar e do contato ocular em bebê portadora de síndrome de Down, comparando a freqüência de seu olhar para diferentes alvos ao comportamento visual de bebês em desenvolvimento típico. Métodos: Um bebê, do gênero feminino, portador de Síndrome de Down, sem distúrbios visuais diagnosticados até a conclusão da coleta, e 17 bebês em desenvolvimento típico, foram filmados mensal e domiciliarmente, em interação livre com suas mães, do primeiro ao quinto mês de vida. Foi contabilizada a freqüência do olhar dirigido a 11 alvos, entre eles “olhar para os olhos da mãe”. Resultados: Os bebês em desenvolvimento típico apresentaram evolução estatisticamente significante, ao longo do período, nas freqüências de “olhos fechados” e de seu olhar para “objetos”, “a pesquisadora”, “o ambiente”, “o próprio corpo”, “o rosto da mãe” e “os olhos da mãe”. Houve estabilidade estatística da amostra em “olhar para outra pessoa”, “olhar para o corpo da mãe” e “abrir e fechar os olhos”. O desenvolvimento do olhar e do contato ocular ocorreu de forma estatisticamente muito semelhante no bebê com síndrome de Down, em comparação com as médias dos demais bebês (teste qui-quadrado) e com sua variabilidade individual (análise por aglomerados significativos). Conclusões: A interação precoce entre o bebê e sua mãe parece interferir mais na comunicação não-verbal da dupla do que limitações geneticamente influenciadas. Isto pode ter refletido nas semelhanças encontradas entre o desenvolvimento do comportamento e do contato visuais no bebê com síndrome de Down e nas crianças sem alterações de desenvolvimento
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 1516-8034
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n. 1, p. 52-59, 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: green
- Licença: other-oa
-
ABNT
BELINI, Aline Elise Gerbelli e FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. Olhar e contato ocular: desenvolvimento típico e comparação na Síndrome de Down. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n. 1, p. 52-59, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000100010. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Belini, A. E. G., & Fernandes, F. D. M. (2008). Olhar e contato ocular: desenvolvimento típico e comparação na Síndrome de Down. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 13( 1), 52-59. doi:10.1590/S1516-80342008000100010 -
NLM
Belini AEG, Fernandes FDM. Olhar e contato ocular: desenvolvimento típico e comparação na Síndrome de Down [Internet]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2008 ; 13( 1): 52-59.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000100010 -
Vancouver
Belini AEG, Fernandes FDM. Olhar e contato ocular: desenvolvimento típico e comparação na Síndrome de Down [Internet]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2008 ; 13( 1): 52-59.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000100010 - Atuação fonoaudiológica com crianças com transtornos do espectro autístico
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S1516-80342008000100010 (Fonte: oaDOI API)
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