Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais (2013)
- Authors:
- Autor USP: CORREIA, PAULO ROGÉRIO MIRANDA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/S1806-11172013000300019
- Subjects: MAPAS CONCEITUAIS; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho tem como objetivo propor uma nova forma de utilizar os mapas conceituais (MCs) para verificar como os alunos articulam os diferentes materiais instrucionais (MIs) indicados para estudo pelo professor. Isso expande a possibilidade de uso dos MCs como ferramenta de avaliação, normalmente restrita à aprendizagem dos alunos. O procedimento proposto requer que os alunos incluam informações sobre a origem de cada um dos conceitos do MC, em função dos MIs indicados para estudo. MCs (n = 88) sobre astronomia formam o primeiro conjunto de dados empíricos que ratifica o potencial dessa nova abordagem. Os resultados revelam que houve diferença significativa entre as frequências das proposições que envolvem conceitos com origem no mesmo MI (25%) e as proposições que envolvem conceitos com origem em MIs diferentes (75%). A integração entre diferentes MIs é desejável porque indica uma compreensão histórica mais precisa da evolução da astronomia, bem como os impactos que as descobertas sobre o universo tiveram sobre a sociedade. A análise da relação entre os MIs não exclui a necessidade do professor ler e corrigir os erros conceituais expressos nas proposições elaboradas pelos alunos. Pelo contrário, a nossa proposta se soma aos procedimentos já tradicionais de leitura e avaliação dos MCs para fins de avaliação da aprendizagem. Uma vantagem associada ao procedimento proposto é a possibilidade do professor também avaliar o seu plano de ensino, verificando como os alunos articularam os MIs
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- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física
- ISSN: 1806-1117
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 35, n. 3, p. 3402-1 - 3402-8, jul./set. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CICUTO, Camila Aparecida Tolentino e MENDES, Bárbara Chagas e CORREIA, Paulo Rogério Miranda. Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 3402-1 - 3402-8, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000300019. Acesso em: 14 maio 2024. -
APA
Cicuto, C. A. T., Mendes, B. C., & Correia, P. R. M. (2013). Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35( 3), 3402-1 - 3402-8. doi:10.1590/S1806-11172013000300019 -
NLM
Cicuto CAT, Mendes BC, Correia PRM. Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2013 ; 35( 3): 3402-1 - 3402-8.[citado 2024 maio 14 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000300019 -
Vancouver
Cicuto CAT, Mendes BC, Correia PRM. Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2013 ; 35( 3): 3402-1 - 3402-8.[citado 2024 maio 14 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000300019 - Determinação simultânea de Manganês/Selênio e Cobre/Zinco em soro sanguíneo por espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S1806-11172013000300019 (Fonte: oaDOI API)
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